Práticas pedagógicas, formação e Educomunicação no ensino médio profissionalizante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15625

Palavras-chave:

Educomunicação, Prática Pedagógica, Ensino Médio, Ensino técnico-profissional, Formação

Resumo

O artigo explora a compreensão de educadores e educadoras do Centro de Educação Profissional Renato Ramos da Silva, em Lages, Santa Catarina, sobre Educomunicação, ecossistemas educomunicativos e práticas pedagógicas envolvendo tecnologias digitais. O estudo foi realizado com 15 educadores e educadoras desse contexto escolar, selecionados com base no critério de tempo de experiência na instituição. Utilizou-se questionário com questões abertas, analisadas por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2020). As falas revelam consonância entre os princípios da Educomunicação e necessidades contemporâneas da docência, especialmente no que se refere à integração das tecnologias e promoção de ambientes educacionais dialógicos e interativos. Persiste, entretanto, ausência de práticas efetivas nas escolas, o que evidencia a distância entre discurso teórico e aplicação pedagógica. Assim, torna-se viável a promoção de formações práticas e colaborativas neste contexto escolar, em que educadores e educadoras possam elaborar projetos educomunicativos, envolvendo educandos e educandas em atividades que articulem mídias, diálogo, produção e reflexão crítica.

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Biografia do Autor

Thaís Pereira de Souza, Universidade do Planalto Catarinense

Mestra em Educação pela Uniplac, graduada em Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela mesma instituição e especialista em Inovação na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Professora de Língua Portuguesa e Literatura no Centro de Educação Profissional Renato Ramos da Silva.

Madalena Pereira da Silva, Universidade do Planalto Catarinense

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra em Ciência da Computação pela mesma instituição e bacharel em Informática pela Uniplac. Licenciada em Ciências e em Filosofia. Coordenadora e professora do Programa de Pós-             -Graduação em Educação da Uniplac.

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Publicado

2025-12-01

Como Citar

SOUZA, T. P. de; SILVA, M. P. da. Práticas pedagógicas, formação e Educomunicação no ensino médio profissionalizante. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e15625, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e15625. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15625. Acesso em: 5 dez. 2025.