O uso das tecnologias em um curso de extensão sobre voleibol: avaliação pelos participantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11371

Palavras-chave:

Formação complementar, Curso de extensão, Educação Física, Tecnologia da Informação e Comunicação

Resumo

Com o objetivo de avaliar o curso de extensão híbrido “Voleibol, ensino & Pedagogia do Esporte” no que diz respeito a sua estrutura e organização e a relação com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), 33 concluintes do curso responderam um questionário com questões fechadas, em escala do tipo-Likert, e dissertativas, caracterizando o estudo como de metodologia mista, sobre quatro tópicos que remetem ao uso das TIC ao longo do processo: a) infraestrutura; b) materiais; c) avaliações; e d) perfil do formador. A maioria dos itens analisados ao longo da escala receberam avaliações positivas e satisfatórias, sendo poucos aqueles com avaliações insatisfatórias, o que pode indicar que o curso de extensão atendeu a proposta prevista. Além disso, entende-se que cursos híbridos, que aliam as TIC com aulas práticas presenciais, são uma alternativa viável para a formação complementar em Educação Física, tanto para graduandos(as) como para profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thomás Augusto Parente, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro nos anos de 2016 e 2021, respectivamente. Possui Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela mesma Universidade, no ano de 2020. 

Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista

Professora assistente Doutora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro. Doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, mestrado em Ciências da Motricidade, licenciada em Educação Física, ambos pela Universidade Estadual Paulista (Rio Claro). 

Referências

ARAÚJO, Maria Amélia Máximo; ALMEIDA, Loriza Lacerda; DEL-MASSO, Maria Candida Soares; KOGISO, Oscar Kazuyuki; LOURO, Daniel Wayne. Extensão Universitária: um laboratório social. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

AZEVEDO, Andréa Maria Pires; OLIVEIRA, Glycia Melo; SILVA, Priscilla Pinto Costa; NÓBREGA, Thereza Karolina Sarmento; JÚNIOR, Marcílio Souza. Formação continuada na prática pedagógica: a Educação Física em questão. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 16, n. 4, p. 245–262, 2010. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.11809. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.11809

BASTOS, Fábio Bernardo; ANACLETO, Francis Natally; HENRIQUE, José. Formação continuada colaborativa de professores de Educação Física. Pensar a Prática, v. 21, n. 2, p. 382-394, 2018. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.46883. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.46883

BEHRENS, Marilda Aparecida; FEDEL, Tiago Reus Barbosa. Os contributos da reflexão e da experiência vivenciada na formação continuada de professores. Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 3, p. 1–13, 2019. Disponível em:https://doi.org/10.14244/198271993009. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.14244/198271993009

BRANCO, Veronica; HARACEMIV, Sonia Maria Chaves. Avaliação do curso de formação de professores no contexto da Educação a Distância. Educar em Revista, Edição Especial, n. 1, p. 157–176, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.42113. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.42113

CAMILO, Jalber Boa; MAISSIAT, Jaqueline; PICINATI, Suander Leonardo Doná. Formação continuada para o uso das tecnologias educacionais: uma experiência com professores de Educação Física. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 54116–54135, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-013. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-013

CRUZ, Marlon Messias Santana; REIS, Nadson Santana; CARVALHO, Sebastião Carlos Santos; MEDEIROS, Ana Gabriela Alves. Formação profissional em Educação Física: história, avanços, limites e desafios. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 17, n. 1, p. 227–235, 2019. Disponível em: Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p227

FARRET, Edson Costa; TERRA, Dinah Vasconcellos; FIGUEIREDO, Carlos Alberto. O tratamento do esporte como currículo no curso de graduação em Educação Física. Pensar a Prática, v. 19, n. 3, p. 653-664, 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v19i3.33936. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v19i3.33936

FERREIRA, Denise Helena Lombardo; BRANCHI, Bruna Angela; SUGAHARA, Cibele Roberta. Processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas e atividades remotas no Ensino Superior em tempo da pandemia de Covid-19. Revista Práxis, v. 12, n. 1 (Sup.), p. 1–10, 2020. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3464 Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3464

FIGUEIRA, Larissa Fonseca; DOROTEA, Nuno. Competência digital, DigCompEdu Check-In como ferramenta diagnóstica de literacia digital para subsidiar formação de professores. Educação & Formação, v. 7, n. e8332, p. 1–21, 2022. DOI 10.25053/redufor.v7.e8332. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8332. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8332

FIGUEIREDO, Sonner Arfux; LOBO DA COSTA, Nielce Meneguelo; LLINARES, Salvador. Olhar profissional para a docência com tecnologia: um estudo na formação continuada. Educação Matemática Debate, v. 5, n. 11, p. 1–23, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.46551/emd.e202103. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.46551/emd.e202103

FLETCHER, Tim; HORDVIK, Mats Melvold. Miscibilidade em abordagens combinadas à prática de formação de professores(as) de Educação Física. Movimento, v. 28, n. e28018, p. 1–17, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122740. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122740

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7th ed. Barueri: Atlas, 2022.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BORGES, Robson Machado. Diálogos sobre o ensino dos esportes na Educação Física escolar: uma pesquisa-ação na formação continuada. Motrivivência, v. 27, n. 45, p. 172, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p172. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p172

GUPTA, Adit; PATHANIA, Pooja. To study the impact of Google Classroom as a platform of learning and collaboration at the teacher education level. Education and Information Technologies, v. 26, n. 1, p. 843–857, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-020-10294-1. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-020-10294-1

HIRAMA, Leopoldo Katsuki; MATOS, José Arlen Beltrão; JOAQUIM, Cassia Santos; MONTAGNER, Paulo César. Extensão universitária e formação do professor de Educação Física: contribuições a partir da permanência prolongada. Revista Ciência em Extensão, v. 12, n. 1, p. 28–40, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12243%3Aproext-. Acesso em: 28 dez. 2023.

IONASCU, Costel; DOREL, Berceanu. A model of analysis of the e-learning system quality. Revista Tinerilor Economisti (The Young Economists Journal), v. 1, n. 13, p. 136–143, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/46525218. Acesso em: 28 dez. 2023.

MATTAR, João; RAMOS, Daniela Karine. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. 1st ed. São Paulo: Edições 70, 2021.

MOTA E SILVA, Eduardo Vinícius; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo e ensino da história e cultura afro-brasileira: visão de professores de educação física participantes de um curso de extensão a distância. Movimento (Porto Alegre), v. 24, n. 1, p. 119–132, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/75789/47798. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.75789

NOZAKI, Joice Mayumi; FERREIRA, Lílian Aparecida; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França. Evidências formativas da extensão universitária na docência em Educação Física. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 1, p. 228–241, 2015. DOI: https://doi.org/10.14244/198271991175. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.14244/198271991175

PARENTE, Thomás Augusto; GINCIENE, Guy; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Voleibol e o ensino por meio jogos: descrição de um material didático digital. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 26, n. 285, p. 80–96, 2022. DOI 10.46642/efd.v26i285.3097. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.46642/efd.v26i285.3097

PEREIRA, Mateus Camargo; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. MOOC “HISTÓRIAS DO FUTEBOL PRATICADO POR MULHERES NO BRASIL.” Corpoconsciência, v. 26, n. 1, p. 53–69, 2022. DOI: https://doi.org/10.51283/rc.v26i1.12904. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.51283/rc.v26i1.12904

RODRIGUES, Graciele Massoli; CHICON, José Francisco. Desdobramentos da formação continuada: por entre as narrativas, as ressignificações. Revista Aleph, Especial, p. 75–90, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/48138 Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48138

RODRIGUES, Heitor De Andrade; PAES, Roberto Rodrigues; SOUZA NETO, Samuel. A socialização profissional do treinador esportivo como um processo formativo de aquisição de saberes. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 22, n. 2, p. 509-521, 2015. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.55346. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.55346

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; BENITES, Larissa Cerignoni; SOUZA NETO, Samuel. Análise das práticas e o processo de formação de professores de Educação Física: implicações para a fundamentação da epistemologia da prática profissional. Movimento, v. 23, n. 1, p. 393–406, 2017. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115350608028. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.62108

SOARES, Maria Perpétua Socorro Beserra. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Educação & Formação, v. 5, n. 13, p. 151–171, 2020. DOI 10.25053/redufor.v5i13.1271. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1271

THOMAS, Jerry R; NELSON, Jack K; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em Atividade Física. 6th ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

TONON, Thiarles Cristian Aparecido; DIAS, Fátima Aparecida Silva; PRADO, Maria Elisabete Brisola Brito; STORER, Flávia Regina. A integração da ferramenta Google Classroom como proposta de inovação para o feito: ensino e aprendizagem. Research, society and development, v. 9, n. 7, p. 1–12, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3785 Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3785

WALLIMAN, Nicholas. Métodos de pesquisa. 1st ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

Publicado

2023-12-28

Como Citar

PARENTE, T. A.; IMPOLCETTO, F. M. O uso das tecnologias em um curso de extensão sobre voleibol: avaliação pelos participantes. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11371, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11371. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11371. Acesso em: 16 maio. 2024.