O uso das tecnologias em um curso de extensão sobre voleibol: avaliação pelos participantes
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11371Palavras-chave:
Formação complementar, Curso de extensão, Educação Física, Tecnologia da Informação e ComunicaçãoResumo
Com o objetivo de avaliar o curso de extensão híbrido “Voleibol, ensino & Pedagogia do Esporte” no que diz respeito a sua estrutura e organização e a relação com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), 33 concluintes do curso responderam um questionário com questões fechadas, em escala do tipo-Likert, e dissertativas, caracterizando o estudo como de metodologia mista, sobre quatro tópicos que remetem ao uso das TIC ao longo do processo: a) infraestrutura; b) materiais; c) avaliações; e d) perfil do formador. A maioria dos itens analisados ao longo da escala receberam avaliações positivas e satisfatórias, sendo poucos aqueles com avaliações insatisfatórias, o que pode indicar que o curso de extensão atendeu a proposta prevista. Além disso, entende-se que cursos híbridos, que aliam as TIC com aulas práticas presenciais, são uma alternativa viável para a formação complementar em Educação Física, tanto para graduandos(as) como para profissionais.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Maria Amélia Máximo; ALMEIDA, Loriza Lacerda; DEL-MASSO, Maria Candida Soares; KOGISO, Oscar Kazuyuki; LOURO, Daniel Wayne. Extensão Universitária: um laboratório social. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
AZEVEDO, Andréa Maria Pires; OLIVEIRA, Glycia Melo; SILVA, Priscilla Pinto Costa; NÓBREGA, Thereza Karolina Sarmento; JÚNIOR, Marcílio Souza. Formação continuada na prática pedagógica: a Educação Física em questão. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 16, n. 4, p. 245–262, 2010. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.11809. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.11809
BASTOS, Fábio Bernardo; ANACLETO, Francis Natally; HENRIQUE, José. Formação continuada colaborativa de professores de Educação Física. Pensar a Prática, v. 21, n. 2, p. 382-394, 2018. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.46883. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.46883
BEHRENS, Marilda Aparecida; FEDEL, Tiago Reus Barbosa. Os contributos da reflexão e da experiência vivenciada na formação continuada de professores. Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 3, p. 1–13, 2019. Disponível em:https://doi.org/10.14244/198271993009. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.14244/198271993009
BRANCO, Veronica; HARACEMIV, Sonia Maria Chaves. Avaliação do curso de formação de professores no contexto da Educação a Distância. Educar em Revista, Edição Especial, n. 1, p. 157–176, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.42113. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.42113
CAMILO, Jalber Boa; MAISSIAT, Jaqueline; PICINATI, Suander Leonardo Doná. Formação continuada para o uso das tecnologias educacionais: uma experiência com professores de Educação Física. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 54116–54135, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-013. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-013
CRUZ, Marlon Messias Santana; REIS, Nadson Santana; CARVALHO, Sebastião Carlos Santos; MEDEIROS, Ana Gabriela Alves. Formação profissional em Educação Física: história, avanços, limites e desafios. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 17, n. 1, p. 227–235, 2019. Disponível em: Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p227
FARRET, Edson Costa; TERRA, Dinah Vasconcellos; FIGUEIREDO, Carlos Alberto. O tratamento do esporte como currículo no curso de graduação em Educação Física. Pensar a Prática, v. 19, n. 3, p. 653-664, 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v19i3.33936. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v19i3.33936
FERREIRA, Denise Helena Lombardo; BRANCHI, Bruna Angela; SUGAHARA, Cibele Roberta. Processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas e atividades remotas no Ensino Superior em tempo da pandemia de Covid-19. Revista Práxis, v. 12, n. 1 (Sup.), p. 1–10, 2020. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3464 Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3464
FIGUEIRA, Larissa Fonseca; DOROTEA, Nuno. Competência digital, DigCompEdu Check-In como ferramenta diagnóstica de literacia digital para subsidiar formação de professores. Educação & Formação, v. 7, n. e8332, p. 1–21, 2022. DOI 10.25053/redufor.v7.e8332. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8332. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8332
FIGUEIREDO, Sonner Arfux; LOBO DA COSTA, Nielce Meneguelo; LLINARES, Salvador. Olhar profissional para a docência com tecnologia: um estudo na formação continuada. Educação Matemática Debate, v. 5, n. 11, p. 1–23, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.46551/emd.e202103. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.46551/emd.e202103
FLETCHER, Tim; HORDVIK, Mats Melvold. Miscibilidade em abordagens combinadas à prática de formação de professores(as) de Educação Física. Movimento, v. 28, n. e28018, p. 1–17, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122740. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.122740
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7th ed. Barueri: Atlas, 2022.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BORGES, Robson Machado. Diálogos sobre o ensino dos esportes na Educação Física escolar: uma pesquisa-ação na formação continuada. Motrivivência, v. 27, n. 45, p. 172, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p172. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p172
GUPTA, Adit; PATHANIA, Pooja. To study the impact of Google Classroom as a platform of learning and collaboration at the teacher education level. Education and Information Technologies, v. 26, n. 1, p. 843–857, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-020-10294-1. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-020-10294-1
HIRAMA, Leopoldo Katsuki; MATOS, José Arlen Beltrão; JOAQUIM, Cassia Santos; MONTAGNER, Paulo César. Extensão universitária e formação do professor de Educação Física: contribuições a partir da permanência prolongada. Revista Ciência em Extensão, v. 12, n. 1, p. 28–40, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12243%3Aproext-. Acesso em: 28 dez. 2023.
IONASCU, Costel; DOREL, Berceanu. A model of analysis of the e-learning system quality. Revista Tinerilor Economisti (The Young Economists Journal), v. 1, n. 13, p. 136–143, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/46525218. Acesso em: 28 dez. 2023.
MATTAR, João; RAMOS, Daniela Karine. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. 1st ed. São Paulo: Edições 70, 2021.
MOTA E SILVA, Eduardo Vinícius; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo e ensino da história e cultura afro-brasileira: visão de professores de educação física participantes de um curso de extensão a distância. Movimento (Porto Alegre), v. 24, n. 1, p. 119–132, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/75789/47798. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.75789
NOZAKI, Joice Mayumi; FERREIRA, Lílian Aparecida; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França. Evidências formativas da extensão universitária na docência em Educação Física. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 1, p. 228–241, 2015. DOI: https://doi.org/10.14244/198271991175. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.14244/198271991175
PARENTE, Thomás Augusto; GINCIENE, Guy; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Voleibol e o ensino por meio jogos: descrição de um material didático digital. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 26, n. 285, p. 80–96, 2022. DOI 10.46642/efd.v26i285.3097. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.46642/efd.v26i285.3097
PEREIRA, Mateus Camargo; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. MOOC “HISTÓRIAS DO FUTEBOL PRATICADO POR MULHERES NO BRASIL.” Corpoconsciência, v. 26, n. 1, p. 53–69, 2022. DOI: https://doi.org/10.51283/rc.v26i1.12904. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.51283/rc.v26i1.12904
RODRIGUES, Graciele Massoli; CHICON, José Francisco. Desdobramentos da formação continuada: por entre as narrativas, as ressignificações. Revista Aleph, Especial, p. 75–90, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/48138 Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48138
RODRIGUES, Heitor De Andrade; PAES, Roberto Rodrigues; SOUZA NETO, Samuel. A socialização profissional do treinador esportivo como um processo formativo de aquisição de saberes. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 22, n. 2, p. 509-521, 2015. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.55346. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.55346
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; BENITES, Larissa Cerignoni; SOUZA NETO, Samuel. Análise das práticas e o processo de formação de professores de Educação Física: implicações para a fundamentação da epistemologia da prática profissional. Movimento, v. 23, n. 1, p. 393–406, 2017. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115350608028. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.62108
SOARES, Maria Perpétua Socorro Beserra. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Educação & Formação, v. 5, n. 13, p. 151–171, 2020. DOI 10.25053/redufor.v5i13.1271. Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1271
THOMAS, Jerry R; NELSON, Jack K; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em Atividade Física. 6th ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
TONON, Thiarles Cristian Aparecido; DIAS, Fátima Aparecida Silva; PRADO, Maria Elisabete Brisola Brito; STORER, Flávia Regina. A integração da ferramenta Google Classroom como proposta de inovação para o feito: ensino e aprendizagem. Research, society and development, v. 9, n. 7, p. 1–12, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3785 Acesso em: 28 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3785
WALLIMAN, Nicholas. Métodos de pesquisa. 1st ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
![](https://revistas.uece.br/public/journals/3/submission_11371_10368_coverImage_pt_BR.jpg)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thomás Augusto Parente, Fernanda Moreto Impolcetto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.