v. 13 n. 3 (2021): Número atemático

Capa em fundo preto do número atemático volume 13 número 3 do ano 2021. A capa possui a loga da Universidade Estadual do Ceará no topo esquerdo, e as informações bibliográficas sobre o número a direita. Abaixo a logo Linguagem em Foco nas cores branco e verde. A arte da capa é uma colagem grafite ilustrando um vendedor ambulante carregando uma bacia em sua cabeça. Ao fundo do vendedor ambulante há uma mancha verde com o simbolo de radioatividade.

É com bastante entusiasmo que divulgamos o primeiro número atemático de 2021 para a comunidade acadêmica e escolar. Os artigos deste volume versam sobre formação de professores, ensino remoto emergencial, manuais didáticos, sala de aula invertida, multiletramentos, letramento crítico e midiático, ensino de Línguas Estrangeiras, competência comunicativa, tradução e autoria. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a colaboração dos autores e autoras, bem como dos colegas que atuaram como pareceristas na avaliação do material compartilhado e nos ajudaram na realização deste número. Desejamos a todos e todas uma boa leitura.

Arte da capa: Vendedor ambulante - Grafite colagem (2017) por Luiz Fernando Gomes

Publicado: 2021-10-13
  • Editorial

    Antonia Dilamar Araújo, Debora Liberato Arruda Hissa
    5-8
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-7191

Artigos

  • A relação texto e contexto em manuais didáticos no ensino-aprendizagem de língua inglesa Uma análise da linguística sistêmico-funcional

    Johwyson da Silva Rodrigues
    9-33
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-2874
  • Ensino de língua inglesa e processos de conhecimento em aulas remotas

    Dilma Prata Conserva, Marco Antônio Margarido Costa
    34-54
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4519
  • Faixas de proficiência empiricamente desenvolvidas para avaliar a fluência do professor de língua estrangeira

    Diego Fernando de Oliveira
    55-72
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-6076
  • A construção de um modelo didático de gênero e a definição de capacidades de linguagem como facilitadores do ensino de artigo de opinião em um curso de preparação para o Exame Celpe-Bras

    Damián Díaz, Gladys Quevedo-Camargo
    73-93
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4345
  • Um estudo identitário de universitárias intercambistas sob uma perspectiva educacional-cultural

    Amanda Cristina dos Santos Reis, Tania Regina de Souza Romero
    94-113
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5180
  • A tradução como método de ensino da Língua Portuguesa a estudantes japoneses

    Abimael Maciel Marques
    114-125
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5026
  • Notícias publicadas em revistas online para mulheres O pequeno cronotopo

    Amanda Maria de Oliveira, Rodrigo Acosta Pereira
    126-148
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5339
  • Percepção de acadêmicos surdos sobre a Plataforma Virtual Moodle

    Kelly Priscilla Lóddo Cezar, Adriano de Souza Pereira, Katherine Fischer
    149-167
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-6770
  • Sequência didática para o trabalho com notícias do Sensacionalista na sala de aula Possibilidade de diálogo a partir de bilhete orientador

    Juliane Nogueira de Sá, Janayna Bertollo Cozer Casotti
    168-188
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4343

Entrevistas

  • Autoconfrontação e formação de professores Diálogos e contribuições

    Daniel Faïta , Elisandra Maria Magalhães; Aline Leontina Gonçalves Farias, Rozania Maria Alves de Moraes
    189-216
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-6787

Resenhas

  • Resenha do BUCKINGHAM, D. The media education manifesto. Cambridge, Londres: Polity Press: 2019, 128p.

    Vanessa Bottasso Valentini, Rodrigo Esteves de Lima Lopes
    217-224
    DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5018