Internacionalização na Unioeste
Uma análise da proficiência em Língua Inglesa da universidade
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8366Palavras-chave:
Internacionalização, Língua inglesa, proficiência em línguas, UnioesteResumo
A presente pesquisa tem como tema a análise do nível de proficiência em Língua Inglesa da comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a partir dos resultados nos exames TOEFL ITP, aplicados entre 2013 e 2018, período em que o Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) realizou esse tipo de atividade. Objetiva-se examinar de que modo docentes, discentes e funcionários da universidade compreendem a considerada língua franca da atualidade, que, também, assume papel fundamental na internacionalização do ensino superior. Esse processo tem sido fortalecido por iniciativas governamentais, como, por exemplo, a implementação de programas de ensino de línguas em todo país, visando a capacitar as instituições de ensino superior para situações internacionais. A Unioeste, frente a essa realidade, tem buscado intensificar seu processo de internacionalização e necessita, entre as mais variadas ações, que se verifique a proficiência em línguas. Para tanto, foram quantificados e interpretados os resultados no teste já mencionado, fornecido pelo IsF à sua coordenação geral do Núcleo de Línguas (NucLi), da Unioeste, na forma de relatórios que indicam o desempenho da instituição. Desse modo, a pesquisa caracteriza-se como quantitativa e qualitativa. O estudo, por fim, tem como aporte teórico as contribuições feitas por autores como Crystal (2003), Jenkins (2014), British Council (2018), Abreu-e-Lima et al. (2016), entre outros. A partir dos resultados, nota-se um longo caminho quanto à proficiência em inglês na universidade, que apresenta, em sua maioria, pontuações de nível B1 e A2.
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