O podcast Entrelínguas como ferramenta de internacionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8378

Palavras-chave:

Internacionalização, Ensino de línguas, Podcast

Resumo

Ações de internacionalização são, geralmente, observadas como atividades restritas a uma mobilidade geográfica dos indivíduos. Contudo, em um cenário marcado pela era virtual, sobressai o questionamento se é possível desenvolver a internacionalização a partir da presença de ferramentas digitais. Neste artigo, busca-se analisar se seria possível desenvolver ações de incentivo à internacionalização no ensino médio, mais particularmente no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil, ao mesmo tempo em que se investiga de que maneira tais ações poderiam instigar um olhar mais plural sobre o ensino de línguas (tanto no que se refere ao vernáculo quanto às línguas estrangeiras). Para tanto, parte-se da observação do podcast Entrelínguas como uma ação de internacionalização, em que são discutidos os aspectos linguísticos do Português, do Inglês e do Espanhol, considerando-se as questões inerentes ao ensino de línguas em um mundo globalizado, por meio de um diálogo, inclusive, com membros da comunidade internacional. Para subsidiar o estudo, as leituras de Knight (2003; 2004; 2020), Freire (2013), Moita Lopes (2013), dentre outros, foram relevantes para refletir sobre os aspectos da internacionalização, da própria ferramenta do podcast e do ensino de línguas conectados com as demandas comunicativas da contemporaneidade. Procurou-se compreender de que maneira o Entrelínguas responderia aos questionamentos expostos, analisando-se a apropriação educativa de tal produção no cenário da educação profissional. Com um total de 690 reproduções, o Entrelínguas obteve audiência em países diversos e pôde ser visto como uma ponte linguística, um recurso para instigar a internacionalização a partir do ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Pinto Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Apodi

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre pelo mesma universidade. Possui Licenciatura Plena em Letras, Língua Portuguesa. Atua, principalmente, com os seguintes temas: literatura africana de língua portuguesa, literatura portuguesa, memória e sociedade, dando primazia ao estudo da obra do escritor angolano José Eduardo Agualusa e à escrita de António Lobo Antunes. Possui interesse pelos estudos voltados para o letramento literário, o letramento digital e as questões que tais letramentos envolvem em sala de aula. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, sendo líder do Núcleo de Linguagens e Códigos (NULIC). Autora do livro "O trançado memorial em O Vendedor de Passados de Agualusa", publicado pela EDUFRN.

Referências

BEELEN, J.; JONES, E. Redefining Internationalization at Home. In:CURAJ, A. et al. The European Higher Education Area: Between Critical Reflections and Future Policies. Nova Iorque: Springer, 2015. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/978-3-319-20877-0.pdf. Acesso em: 28 maio 2022.

BRASIL. Levantamento das ações de internacionalização e resultados do GT de políticas públicas de internacionalização da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Secretaria de EducaçãoProfissional e Tecnológica/Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/maio-2018-pdf/87481acoes-de-internacionalizacao/file. Acesso em: 30 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAVALCANTE, R. P. et al. Estratégias para internacionalização dos Institutos Federais: cultura e língua. Nexus Revista de Extensão do IFAM, v. 1, n. 1, p. 95-101, 2015. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/relacoes-internacionais/assuntos/Documentos/ri-internacinalizacao/estrategias-para-internacionalizacao-dos-ifs.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.

FINARDI, K. R. et. al. Internacionalizações em dois loci de enunciação: o sul e o norte global. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 3, p. 591-611, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8659311. Acesso em: 27 de maio. 2022.

FORINTER - Fórum de Relações Internacionais. Política de Relações Internacionais dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. Brasília: 2009. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/relacoes-internacionais/assuntos/Documentos/ri-internacinalizacao/forum-de-relacoes-internacionais-dos-institutos-federais/view. Acesso em: 20 maio 2022.

FREIRE, E. P. A. Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. Natal, 2013. 338 p. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: https://www.repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14448/1/PodcastEduca%C3%A7%C3%A3oBrasileira_Freire_2013.pdf. Acesso em: 07 jan. 2021.

GUEDES, P. C. A formação do professor de português: que língua vamos ensinar? São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

GUIMARÃES, F. F.; FINARDI, K. R. Interculturalidade, internacionalização e intercompreensão: qual a relação? In: Ilha do Desterro, v. 71, n. 3, p. 15-37, set.-dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2018v71n3p15/37250. Acesso em: 27 maio 2022.

GUIMARÃES, F. F. et al. Internationalization at Home, COIL and Intercomprehension: For More Inclusive Activities in the Global South. In: SFU Educational Review, 12(3), p. 90-109, 2019. Disponível em: https://journals.lib.sfu.ca/index.php/sfuer/article/view/1019. Acesso em: 28 maio 2022.

HASAN, M.; HOON, T.B. Podcast applications in language learning: A review of recent studies. English language teaching, v. 6, n. 2, p. 128-135, 2013. Disponível em:https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1076962.pdf Acesso em: 29 maio 2022.

IFRN. CONSUP. Resolução 22/2019, de 14 de maio de 2019. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional IFRN, 2019 - 2026. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/conselhos/consup/resolucoes/2019/resolucao-no-22-2019/view. Acesso em: 28 maio 2022.

KNIGHT, J. Updated Definition of Internationalization. In: International Higher Education, n. 33. 2003. Disponível em: https://ejournals.bc.edu/index.php/ihe/article/view/7391/6588. Acesso em: 28 maio 2022.

KNIGHT, J. Internationalization remodeled: definition, approaches and rationales. In: Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, p. 5-31. 2004. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1028315303260832. Acesso em: 20 maio 2022.

KNIGHT, J. The internationalization of higher education scrutinized: international program and provider mobility. Sociologias, Porto Alegre, v. 22, n. 54, p. 176-199, ago. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/xr4BCZZJq5rsLYRhyrzPhBd/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 28 maio 2022.

LAGARES, X. C. Qual política linguística?:desafios glotopolíticos contemporâneos. São Paulo: Parábola, 2018.

LEE, L. Promoting intercultural exchanges with blogs and podcasting: A study of Spanish-American telecollaboration. Computer Assisted Language Learning, v. 22, n. 5, p. 425-443, nov. 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/248906904_Promoting_intercultural_exchanges_with_blogs_and_podcasting_A_study_of_Spanish-American_telecollaboration. Acesso em: 29 maio 2022

LEE, L.; MARKEY, A. A study of learners’ perceptions of online intercultural exchange through Web 2.0 technologies. ReCALL, v. 26, n. 3, p. 281-297, set. 2014. Disponível em:https://www.cambridge.org/core/journals/recall/article/abs/study-of-learners-perceptions-of-online-intercultural-exchange-through-web-20-technologies/80D717FF586B95A6C2216442BA473425. Acesso em: 29 maio 2022.

LIMA, S. C. Internationalization from a Dialogical Perspective: A Responsibility of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 1, n. 20, p. 1-13, set. 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12004/pdf. Acesso em: 28 maio 2022.

LUIZ, L.; ASSIS, P. de. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. In: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 9, 2010, Caxias do Sul. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. Caxias do Sul, 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-0302-1.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.

MOITA LOPES, L. P.da. Introdução. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (Org.). O Português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

SILVA, H. W. da; MOREIRA, K. C.; CAMILO, M. H. C. Internacionalização do IFRN: da política institucional à prática no campus. In: TABOSA, W. A. F. et al. (Org.). IFRN 10 anos de criação em mais de um século de história. Natal: IFRN, 2019. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1763. Acesso em: 27 maio 2022.

STALLIVIERI, L. et al. A internacionalização da Rede Federal de Educação Tecnológica: uma abordagem sobre a estrutura administrativa. Práticas em Gestão Pública Universitária, v. 3, n. 1, p. 58-74, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/article/view/17851. Acesso em: 26 maio 2022.

Downloads

Publicado

2022-08-19

Como Citar

BEZERRA, A. C. P.; GUERRA, W. T. .; DANTAS , S. G. M. O podcast Entrelínguas como ferramenta de internacionalização. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 75–94, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-14-8378. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/8378. Acesso em: 21 nov. 2024.