O podcast Entrelínguas como ferramenta de internacionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8378

Palavras-chave:

Internacionalização, Ensino de línguas, Podcast

Resumo

Ações de internacionalização são, geralmente, observadas como atividades restritas a uma mobilidade geográfica dos indivíduos. Contudo, em um cenário marcado pela era virtual, sobressai o questionamento se é possível desenvolver a internacionalização a partir da presença de ferramentas digitais. Neste artigo, busca-se analisar se seria possível desenvolver ações de incentivo à internacionalização no ensino médio, mais particularmente no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil, ao mesmo tempo em que se investiga de que maneira tais ações poderiam instigar um olhar mais plural sobre o ensino de línguas (tanto no que se refere ao vernáculo quanto às línguas estrangeiras). Para tanto, parte-se da observação do podcast Entrelínguas como uma ação de internacionalização, em que são discutidos os aspectos linguísticos do Português, do Inglês e do Espanhol, considerando-se as questões inerentes ao ensino de línguas em um mundo globalizado, por meio de um diálogo, inclusive, com membros da comunidade internacional. Para subsidiar o estudo, as leituras de Knight (2003; 2004; 2020), Freire (2013), Moita Lopes (2013), dentre outros, foram relevantes para refletir sobre os aspectos da internacionalização, da própria ferramenta do podcast e do ensino de línguas conectados com as demandas comunicativas da contemporaneidade. Procurou-se compreender de que maneira o Entrelínguas responderia aos questionamentos expostos, analisando-se a apropriação educativa de tal produção no cenário da educação profissional. Com um total de 690 reproduções, o Entrelínguas obteve audiência em países diversos e pôde ser visto como uma ponte linguística, um recurso para instigar a internacionalização a partir do ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Pinto Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Apodi

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre pelo mesma universidade. Possui Licenciatura Plena em Letras, Língua Portuguesa. Atua, principalmente, com os seguintes temas: literatura africana de língua portuguesa, literatura portuguesa, memória e sociedade, dando primazia ao estudo da obra do escritor angolano José Eduardo Agualusa e à escrita de António Lobo Antunes. Possui interesse pelos estudos voltados para o letramento literário, o letramento digital e as questões que tais letramentos envolvem em sala de aula. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, sendo líder do Núcleo de Linguagens e Códigos (NULIC). Autora do livro "O trançado memorial em O Vendedor de Passados de Agualusa", publicado pela EDUFRN.

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Publicado

2022-08-19

Como Citar

BEZERRA, A. C. P.; GUERRA, W. T. .; DANTAS , S. G. M. O podcast Entrelínguas como ferramenta de internacionalização. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 75–94, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-14-8378. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/8378. Acesso em: 29 mar. 2024.