UMA ANÁLISE DIALÓGICO-DISCURSIVA DA CONSTITUIÇÃO DOS ARTISTAS QUE COMERCIALIZAM SUAS ARTES NA UFAL
Mots-clés :
Artistas, Sujeito, Marcas altertáriasRésumé
Adotando a concepção social de linguagem do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2006 [1929]; VOLOCHÍNOV, 2013 [1930]), na qual a linguagem é constitutiva do sujeito já em suas primeiras instâncias, neste trabalho buscamos investigar a constituição dos artistas que comercializam sua arte na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Para tanto, procedemos à coleta de dados por meio de entrevista com três artistas que comercializam sua arte na UFAL. A partir da análise desses dados discursivos, foi possível perceber que os discursos de outrem são tomados à constituição desses sujeitos em relação de diálogo e/ou tensão. Outrossim, foi possível perceber, a partir da análise dialógico-discursiva, que a constituição de sujeito desses artistas apoia-se em questões que ora os fazem se nomear como artistas de rua, em relação a suas práticas, ora enquanto hippies, por conta da sua ideologia de vida.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés André Cordeiro dos Santos, Joseane Santos, Marta Marinho, Rita de Cássia Souto Maior 2018
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).