Editorial

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.14063

Mots-clés :

Editorial

Résumé

É com satisfação que compartilhamos e divulgamos para a comunidade acadêmica o dossiê temático intitulado Multimodalidade e Tecnologia digital: desafios e impactos em tempos de Inteligência Artificial para a pesquisa e ensino, volume 16, número 2, 2024. Esta edição conta com a colaboração de pesquisadores e educadores da área de Linguística Aplicada de diversas instituições nacionais e internacional, os quais trazem para esta discussão suas reflexões, pesquisas e experiências de ensino.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Antonia Dilamar Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Letras (área de concentração Língua Inglesa e Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1996. Mestre em Língua Inglesa e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1983 e Graduada em Letras-Inglês pela Universidade federal do Piauí (UFPI). 

Clarice Lage Gualberto, Université fédérale du minas gerais

Pós-doutora em Estudos Linguísticos (PosLin - UFMG), cuja pesquisa aborda Semiótica Social e Multimodalidade. É mestre e doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG.

Michelle Soares Pinheiro , Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Mestre em Linguística Aplicada e Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integra o Grupo de Pesquisa "Letramento Visual: Multimodalidade em gêneros textuais, materiais instrucionais e contextos educacionais" (LETRAVI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Grupo de Pesquisas em Estudos da Tradução (GTRAD) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Faz parte do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI) do IFCE campus Acaraú.

Références

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. A Multimodal Grammar of Artificial Intelligence: Measuring the Gains and Losses in Generative AI. Multimodality & Society, 4(2), 123-152, 2024.

(PDF) A multimodal grammar of artificial intelligence: Measuring the gains and losses in generative AI. Available from: https://www.researchgate.net/publication/377112237_A_multimodal_grammar_of_artificial_intelligence_Measuring_the_gains_and_losses_in_generative_AI [accessed Sep 18 2024].

KAUFMAN, Dora. A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2019.

KRESS, Gunther. Literacy in the new media age. London: Routledge. 2003.

KRESS, Gunther. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge .2010

SULEYMAN, Mustafa. BHASKAR, Michael. Inteligência artificial, poder: a próxima onda e o maior dilema do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2023.

VAN LEEUWEN, Theo. Introducing Social Semiotics. London: Routledge, 2005.

Téléchargements

Publiée

2024-10-09

Comment citer

ARAÚJO, A. D.; GUALBERTO, C. L.; PINHEIRO , M. S. Editorial. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 4–9, 2024. DOI: 10.46230/lef.v16i2.14063. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/14063. Acesso em: 25 nov. 2024.

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.