Saindo das bolhas de pós-verdade

Ética da informação para fluência digital e combate às fake news

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-9292

Palavras-chave:

Pós-verdade, Desinformação, Ética da informação, Formação do leitor

Resumo

Este artigo aborda o fenômeno da desinformação na cibercultura na perspectiva da ética da informação, considerando a relevância do combate às fake news no processo de formação do leitor. Partimos dos conceitos de bolha e pós-verdade para explicar um dos aspectos distópicos do surgimento das redes: a rápida disseminação de conteúdos falsos. Na contramão desse fenômeno, encontra-se a estratégia de distanciamento do leitor da sua bolha de informação, o que lhe permitirá uma compreensão textual/discursiva associada a fatos reais, objetivos, e não propriamente ao seu sistema de crenças e emoções. Entendemos, aqui, que o processo de formação do leitor na cultura digital passa, necessariamente, pela formação de um cidadão mídia-ativo, capaz não só de checar as informações, mas também de compreendê-las, para assim atuar criticamente na realidade que o cerca. Por esse processo, esperamos a constituição de outra ética do discurso quanto à curadoria da informação, que leve em conta a promoção de diálogos sociais, de forma livre e democrática, na esfera pública digital.

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Biografia do Autor

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

LÉ, J. B.; ANECLETO, Úrsula C.; RIBEIRO, A. E. Saindo das bolhas de pós-verdade: Ética da informação para fluência digital e combate às fake news. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 29–48, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-14-9292. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9292. Acesso em: 2 nov. 2024.