Ecologias digitais de aprendizagem na era da Inteligência Artificial

multimodalidade, multiletramentos, tecnologia e ética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13212

Palavras-chave:

educação, inteligência artificial, multimodalidade, multiletramentos, ética

Resumo

Na era da Inteligência Artificial (IA), as múltiplas ecologias de aprendizagem nas quais nos inserimos influenciam a criação de novos territórios educacionais, impactando experiências individuais e coletivas de ensino-aprendizagem em todos os níveis do sistema educacional. A partir de alguns dos desafios colocados por este contexto, neste ensaio teórico-reflexivo, buscamos tecer algumas considerações sobre  as complexas relações entre multimodalidade, multiletramentos, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e implicações éticas do uso da IA na contemporaneidade. Para isso, contamos com suporte teórico sobre ecologias de aprendizagem (Barron, 2006; Jackson, 2013), multimodalidade e tecnologia (Canale, 2019; van Leeuwen, 2021), multiletramentos (Grupo Nova Londres, 2021; Kalantzis; Cope, 2023), contextos digitais (Jenks, 2010), territorialização (Kambeba, 2021; Leander; Vasudevan, 2011), modos de subjetivação (Foucault, 1997), cibercultura (Lévy, 2010a, 2010b), IA (Kafai; Burke, 2020; Suleyman; Bhaskar, 2023), implicações éticas (Benjamin, 1987; Diniz, 2021; Freire, 1992; Linares; Fuentes; Galdames, 2023; Peters, 2018; Santaella, 2023; Segato, 2021) e sociais associadas com seu uso (Akotirene, 2019; Almeida, 2019; Hooks, 2017; Ngomane, 2022). Como reflexões preliminares, destacamos a importância da reterritorialização e de se atentar para os diferentes modos de subjetivação no contexto educacional digital, considerando aspectos éticos e sociais relevantes para a articulação de processos dinâmicos e crítico-reflexivos sobre a utilização desses avanços tecnológicos nos mais diversos setores da vida em sociedade.

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Biografia do Autor

Fábio Alexandre Silva Bezerra, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Língua Inglesa e Linguística Aplicada (UFSC). PhD em Linguística (The University of Sydney). Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); João Pessoa-PB. E-mail: fabes10@yahoo.com.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2658982050582888. OrcID: https://orcid.org/0000-0002-3383-0188.

Jailine Mayara Sousa de Farias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Letras (UFPE). Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino (PPGLE/MPLE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); João Pessoa-PB. E-mail: jailine.farias@academico.ufpb.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1435182906855508. OrcID: https://orcid.org/0000-0002-8369-6589.

Rafaela Carla Santos de Sousa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG). Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); João Pessoa-PB. E-mail: rafaela.carla@academico.ufpb.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4668060223445848. OrcID: https://orcid.org/0000-0002-0366-5193.

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Publicado

2024-10-09

Como Citar

BEZERRA, F. A. S.; FARIAS, J. M. S. de; SOUSA, R. C. S. de. Ecologias digitais de aprendizagem na era da Inteligência Artificial: multimodalidade, multiletramentos, tecnologia e ética. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 10–29, 2024. DOI: 10.46230/lef.v16i2.13212. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13212. Acesso em: 22 dez. 2024.