Editorial v. 17, n. 3, 2025.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v17i3.16821

Resumo

Este dossiê reúne pesquisas que, cada uma à sua maneira, recusam a fantasia confortável de uma “inteligência” artificial neutra e asséptica. Em vez disso, tomam os algoritmos como textos, inscritos em histórias coloniais, atravessados por relações de poder, corporais e situados, para perguntar, em diferentes campos: quem é incluído, quem é silenciado, quem é deformado e quem é esquecido. Desse modo, pensamos o dossiê como uma cartografia insurgente do Sul Global, um mapa que se redesenha a partir das bordas, das travessias e das margens onde os algoritmos também operam controle e apagamento. São essas cartografias de exclusão e reexistência que orientam o percurso do dossiê, cujos textos estão categorizados em cinco blocos, como mostramos subsequentemente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Araújo , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, atuando no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Fortaleza-CE.

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília (UNB)

Doutor em Estudos Linguísticos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB).

Paulo Boa Sorte, Universidade Federal de Sergipe (UFES)

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Professor Associado do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFS.

Eduardo Moura, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

ARAÚJO , J.; SILVA, K. A. da; SORTE, P. B.; MOURA, E. Editorial v. 17, n. 3, 2025. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 17, n. 3, p. 4–11, 2025. DOI: 10.46230/lef.v17i3.16821. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/16821. Acesso em: 13 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)