Usos dos resultados de iniciativas municipais de avaliação educacional: uma metassíntese qualitativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023017

Palavras-chave:

Avaliação externa dos alunos., Secretaria Municipal de Educação., Tomada de decisão.

Resumo

O estudo consiste em uma metassíntese qualitativa com o escopo de perscrutar como os resultados das avaliações municipais vêm sendo utilizados no âmbito da rede municipal de ensino, tendo como referência a produção científica sobre o assunto veiculada em cinco fontes especializadas em avaliação educacional, no período de 1990 a 2018. A análise se desenvolve com base em evidências provenientes de 18 estudos sobre o tema que coletaram dados junto a municípios de todas as regiões do Brasil. Põe-se a descoberto que os resultados da avaliação municipal atuam como um output seminal que subsidia uma variedade de práticas no interior das municipalidades, constituindo sistemas de baixa, média e alta responsabilização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antônia Bruna da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Vice-líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES). Coordenadora do Observatório do SIMAIS.

Edkele Rayane Aires da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançados de Pau dos Ferros (CAPF). Pós-graduanda em Gestão da Educação Infantil e Docência pela FAVENI.

Gláuber Fontes Cavalcanti, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pós-graduando em Psicopedagogia e Educação Infantil pela FAVENI.

Maria Tatiana Peixoto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Técnica administrativa na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Mestra em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Seminário pelo PLANDITES/UERN.

Larissa da Conceição Gomes de Almeida, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançados de Pau dos Ferros (CAPF).

Referências

AGUIAR, Luzanilde Oliveira. Ampliando a funcionalidade pedagógica do Sistema de Avaliação da Educação Municipal de Juazeiro/BA - SAEJ. In: Congresso Nacional De Avaliação em Educação, 3., 2014, Bauru. Anais [...]. Bauru: UNESP, 2014. Disponível em: https://sgcd.fc.unesp.br/Home/conave3/luzanilde-oliveira.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020.

ALAVARSE, Ocimar M.; BRAVO, Maria Helena; MACHADO, Cristiane. Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 24, n. 54, p. 12-31, jan./abr. 2013. DOI:

https://doi.org/10.18222/eae245420131900.

AMADO, João; COSTA, António Pedro; CRUSOÉ, Nilma. A técnica da análise de conteúdo. In: AMADO, João (Coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. 3ª edição. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; GIMENES, Nelson. A experiência de avaliação institucional no município de Campinas: um depoimento. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 27, n. 65, p. 470-518, maio/ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v27i65.4007

BARRETO, Elba Siqueira de Sá; PINTO, Regina Pahim. Avaliação na Educação Básica, 1990-1998. Brasília, DF: MEC/Inep/Comped, 2001.

BAUER, Adriana; PIMENTA, Claudia Oliveira; HORTA NETO, João Luiz; SOUSA, Sandra Zákia Lian. Avaliação em larga escala em municípios brasileiros: O que dizem os números? Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 26, n. 62, p. 326-352, maio/ago, 2015a. DOI: https://doi.org/10.18222/eae266203207

BAUER, Adriana. Avaliação em larga escala em municípios brasileiros: o que dizem os números? In: Congresso Nacional De Avaliação em Educação, 3., 2014, Bauru. Anais [...]. Bauru: UNESP, 2014.

BAUER, Adriana; HORTA NETO, João Luiz; SOUSA, Sandra Zákia Lian. Avaliação e gestão educacional em municípios brasileiros: mapeamento e caracterização de iniciativas em curso. Relatório Final: Resultados do Survey. Fundação Carlos Chagas, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. São Paulo, 2016. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/avaliacao_e_gestao_educacional_em_municipios_brasileiros_mapeamento_e_caracterizacao_das_iniciativas_em_curso_relatorio_final_resultados_do_survey.pdf. Acesso em: 19 mar. 2020.

BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo: Ahead of print, fev., 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/rtQkYDSjky4mXG9TCrgRSqJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2020.

BREVES, Núbia do Socorro Pinto; MONTECONRADO, Glenda Martins; ROCHA, Santana Elvira Amaral da. Avaliação de desempenho do estudante na rede pública municipal de ensino de Manaus: estratégias para tomada de decisões. In: Congresso Nacional De Avaliação em Educação, 4., 2016, Bauru. Anais [...]. Bauru: UNESP, 2016. Disponível em: https://sgcd.fc.unesp.br/#!/conave/conave-2015/anais/comunicacoes-cientificas/. Acesso em: 23 fev. 2020.

COSTA, Marly de Abreu; OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de. Avaliação do desempenho escolar de alunos da rede municipal de Angra dos Reis: subsídios para tomada de decisões. In: Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 3., 2006, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza, UFC, 2006.

CASTRO, Arlene Moreno de; SIQUEIRA, Valéria Aparecida de Souza. Limites e potencialidades de iniciativas municipais de avaliação: um estudo de caso na RME/SP. In: Congresso Nacional De Avaliação em Educação, 4., 2016, Bauru. Anais [...]. Bauru: UNESP, 2016. Disponível em: https://sgcd.fc.unesp.br/#!/conave/conave-2015/anais/comunicacoes-cientificas/. Acesso em: 23 fev. 2020.

CATALANI, Érica Maria Toledo; GONSALES, Fernando. Prova da Cidade 2009: uma experiência de avaliação em larga escala para diagnóstico da área de Matemática na cidade de São Paulo. In: Congresso Nacional De Avaliação em Educação, 1., 2010, Bauru. Anais[...]. Bauru: UNESP, 2010, p. 1-19.

EVARISTO, Marcela Cristina; SANTOS, Ailton Carlos. Prova da Cidade 2009: uma experiência de avaliação em Língua Portuguesa na cidade de São Paulo. In: Congresso Nacional De Avaliação em Educação, 1., 2010, Bauru. Anais [...]. Bauru: UNESP, 2010.

FERRAROTTO, Luana. PROMASE: Análise de uma experiência de avaliação do sistema municipal de ensino de Amparo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2011. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2011.803601.

FIGUEIREDO, Dione Maribel Lissoni. Gestão Municipal, Qualidade de Ensino e a

Avaliação do Rendimento Escolar: Um Estudo do Município de Cosmorama. Araraquara. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Campus de Araraquara, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, 2008. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101599. Acesso em: 23 fev. 2020.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. 5. ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2018.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GIMENES, Nelson; SILVA, Vandré Gomes da; PRÍNCIPE, Lisandra Marisa; LOUZANO, Paula; MORICONI, Gabriela Miranda. Além da Prova Brasil: Investimento em sistemas próprios de avaliação externa. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 24, n. 55, p. 12-32, abr./ago. 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/eae/v24n55/v24n55a02.pdf. Acesso em 24 fev. 2020.

LIMA, Maria Deuzanira de; SANTOS, Geandra Cláudia Silva Santos; LIMA NETO, Francisco Feitosa; LIMA, Giuvanilda Gomes de Sousa. Avaliação da educação municipal de Tauá: Uma experiência em construção. In: Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 5., 2010, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFC, 2010, p. 2442-2449. Disponível em: https://www2.uepg.br/geppea/wp-content/uploads/sites/157/2020/11/livro_resumo-pdf-nave-Andreliza.pdf. Acesso em: 24 fev. 2023.

MOREIRA, Rozemeiry dos Santos Marques. Avaliação externa como instrumento da gestão educacional: a adesão e os impasses de sua realização. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2004. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2004.303576.

MAROJA, Claudio. Prova São Paulo: um diálogo entre a avaliação em larga escala e externa e as orientações pedagógicas para a melhoria do ensino na cidade de São Paulo. In: Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 5., 2010, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFC, 2010, p. 2106-2113. Disponível em: https://www2.uepg.br/geppea/wp-content/uploads/sites/157/2020/11/livro_resumo-pdf-nave-Andreliza.pdf. Acesso em: 24 fev. 2023.

MARQUES, Maria do Carmo Pinheiro; BARROSO, Maria Cleide da Silva; SOUSA, Silvana Melo de. Política municipal de avaliação monitoramento e acompanhamento do rendimento escolar em Maracanaú. In: Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 5., 2010, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFC, 2010, p. 2782-2789. Disponível em: https://www2.uepg.br/geppea/wp-content/uploads/sites/157/2020/11/livro_resumo-pdf-nave-Andreliza.pdf. Acesso em: 24 fev. 2023.

MARQUES, Cláudio de Albuquerque; OLIVEIRA, Edivone Meire; FONSECA, Andréia Serra Azul da; SILVA, João Eudes Moreira da; EFSTRATIOS JÚNIOR, Manolidis. Sistemas municipais de avaliação do estado do Ceará. In: VIANA, Tania Vicente; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga (Orgs.). Múltiplas dimensões em avaliação educacional. Fortaleza: Imprece, 2010.

MARQUES, Cláudio de Albuquerque; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia. Est. Aval. Educ., São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v. 19. n 41. set/dez, 2008.

MUNIZ, Rita de Fátima; BRAGA, Adriana Eufrásio; MUNIZ, Sheila Maria. Avaliações em larga escala enquanto indutoras de ações: o caso do SAEMJJ. In: Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 6., Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFC, 2015.

NUNES, Raquel Queiroz; SILVA, Gelcivânia Mota. Avaliação da aprendizagem escolar da rede pública municipal de ensino de Serrinha – Avapre. In: Congresso Nacional De Avaliação em Educação, 4, 2016, Bauru. Anais [...]. Bauru: UNESP, 2016. Disponível em: https://sgcd.fc.unesp.br/#!/conave/conave-2015/anais/comunicacoes-cientificas/. Acesso em. 23 fev. 2023.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; CLEMENTINO, Ana Maria. As políticas de avaliação e responsabilização no Brasil: uma análise da Educação Básica nos estados da região Nordeste. Revista Iberoamericana de Educación, 2020, vol. 83 núm. 1, pp. 143-162. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51983/2/aspoliticasdeavalia%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.

OVANDO, Nataly Gomes. A Avaliação na política educacional de municípios sul-mato-grossenses. 2011. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, 2011. Disponível em: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/MESTRADO-DOUTORADO-EDUCACAO/Nataly%20Gomes%20Ovando.pdf. Acesso em: 21 mar. 2020.

PEREIRA, Francisca Eudeilane da Silva. Processo de alfabetização em Teresina (PI) e a apropriação dos resultados do SAETHE sob a perspectiva dos professores da rede municipal. In: Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 7., Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFC, 2017. Disponível em: http://www.nave.ufc.br/vii_ciae/wp-content/uploads/2017/03/E_BOOK_VII-CONGRESSO-INTERNACIONAL-EM-AVALIA%C3%87%C3%83O-EDUCACIONAL_LIVRO-COMPLETO.pdf. Acesso em: 24 fev. 2020.

RUFINO, Rosemary Farias; ROCHA, Santana Elvira Amaral da; BREVES, Núbia do Socorro Pinto. Avaliações em larga escala: contribuições da ADE para atingir a meta da proficiência no SAEB/INEP em escolas públicas municipais de Manaus. In: Congresso Nacional De Avaliação em Educação, V, 2018, Bauru. Anais [...]. Bauru: UNESP, 2018.

SANTOS, Maéve Melo dos; AMORIM NETO, Plínio José. Avaliação de ensino-aprendizagem no ensino fundamental: apresentação de metodologia desenvolvida pela secretaria municipal de ensino de Petrolina – PE. In: Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 3., 2006, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFC, 2006.

SERRANO, Maria Lúcia Nunes; OLIVEIRA, Angelina Ceballos Mendes de; ENDSFELDZ, Eliane Doratiotto; Bernardes, Marcia Aparecida. Avaliação institucional: contribuições do sistema de avaliação das escolas municipais de Atibaia (SAEMA) para a construção de uma avaliação ética e emancipatória. In: Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 7., Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFC, 2017. Disponível em: http://www.nave.ufc.br/vii_ciae/wp-content/uploads/2017/03/E_BOOK_VII-CONGRESSO-INTERNACIONAL-EM-AVALIA%C3%87%C3%83O-EDUCACIONAL_LIVRO-COMPLETO.pdf. Acesso em: 24 fev. 2020.

SCHEDLER, Andreas. Conceptualizing accountabi­lity. In: SCHEDLER, Andreas; DIAMOND, Larry; PLAT­TNER, Marc F. The Self‑Restraining State. power and accountability in new democracies. Lon­don: Lynne Reinner Pub, 1999, p. 13‑28.

SOUSA, S. M. Z. L. Possíveis impactos das políticas de avaliação no currículo escolar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 119, p. 175-190, jul. 2003.

SILVA, Antônia Bruna da. Avaliações municipais no contexto educacional cearense: contornos, intenções e finalidades. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/49187/3/2019_tese_abdsilva.pdf. Acesso em: 24 fev. 2020.

SILVA, Antônia Bruna da; FERNANDES, Maria Beatriz. Avaliações municipais: uma revisão bibliográfica (1990-2016). Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 8. n. 17, p.1-22, pub. cont. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2318133836817.

SILVA, Fábio Oliveira; SILVA, Lenir Morgado da; COSTA, Thiago Fernando Ferreira. Uma avaliação para o 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de São Paulo: tecendo reflexões sobre o instrumento, os resultados, perspectivas e contribuições ao ensino: a Provinha São Paulo – edição 2017, matemática. In: Congresso Nacional De Avaliação em Educação, V, 2018, Bauru. Anais [...]. Bauru: UNESP, 2018.

SOUSA, Sandra Zakia; PIMENTA, Cláudia Oliveira; MACHADO, Cristiane. Avaliação e gestão municipal da educação. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 23, n. 53, p. 14-36, set/dez. 2012. Disponível em: https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1756/1756.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.

TOMAZZETTI, Cleonice Maria; TANGERINO, Dayane Fanti; DRAPE, Renata A. A relevância de um sistema municipal de avaliação da educação infantil para a formulação de políticas públicas locais. In: Congresso Nacional De Avaliação em Educação, V, 2018, Bauru. Anais [...]. Bauru: UNESP, 2018.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189130424009.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020.

Publicado

2023-12-18

Como Citar

SILVA, A. B. da; SILVA, E. R. A. da; CAVALCANTI, G. F.; PEIXOTO, M. T.; ALMEIDA, L. da C. G. de. Usos dos resultados de iniciativas municipais de avaliação educacional: uma metassíntese qualitativa. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023017, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12138. Acesso em: 23 nov. 2024.