Avaliação na formação docente em educação física: uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e025023Palavras-chave:
Avaliação educacional, Formação docente, Educação FísicaResumo
O objetivo deste estudo foi analisar as produções científicas sobre avaliação na formação docente em Educação Física a partir de uma revisão narrativa. Assim sendo, foram realizadas buscas não sistemáticas de artigos nas bases de dados da Scielo, Google Acadêmico e nos Periódicos da CAPES. Dessa forma, foi evidenciado que mesmo a avaliação sendo uma prática considerada crucial no processo de ensino e aprendizagem, os docentes de EF ainda ressaltam, metodologias avaliativas tradicionalistas, que são replicadas a partir das propostas dos professores do curso, devido à falta de discussões em avaliação na formação. Tornando assim, um conhecimento docente em avaliação fragmentada, influenciando diretamente na atuação profissional. Deste modo, torna-se urgente promover ações concretas na formação inicial e continuada de professores de Educação Física, que proporcione a compreensão da avaliação educacional em uma perspectiva formativa.
Métricas
Referências
AQUINO, A. S. M.; SALES, F. G. A.; SOUSA, D. A.; SILVA, S. A.. Avaliação em educação física escolar sob a ótica de docentes do ensino fundamental. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 1, n. 2, 2 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e020010
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2010.
DARIDO, S. C. A avaliação da educação física na escola. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 16. 2012.
FERNANDES, R. M. P.; SANTOS, M. A. B.; NASCIMENTO, K. F.; RIBEIRO, M. C. M.; FERREIRA, H. S. Avaliação da aprendizagem: reflexões dos professores de educação física na educação básica. Revista on- line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 2, 2019. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.11541
FROSSARD, M. L; STIEG, R; SANTOS, W. A avaliação na formação de professores em educação física: experiências de estudantes de sete universidades federais brasileiras. Educação Unisinos, v.24, 2020. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.38
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S.; ANDRÉ, M. E. D. A.; ALMEIDA, P. C. A. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GATTI, B. A. Avaliação: contexto, história e perspectivas. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 2, n. 1, 2014. DOI: https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.202
GESSER, V; MAIA, F. O. Avaliação em Educação Física Escolar no ensino fundamental: o que dizem as produções acadêmicas?. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 17, n. 36, 2024. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22101
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MOREIRA, R. S. P.; FERRAZ, O. L. A avaliação da aprendizagem em cursos de licenciatura em Educação Física: percepções de coordenadores de curso, professores e alunos. Educação: Teoria e Prática, v. 35, n. 69, 2025. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v35.n.69.s17724
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.
MEDEIROS FILHO, A. E. C.; OLIVEIRA, J. L.; ALMEIDA, G. S.; SOUSA, L. A.; PONTES JUNIOR, J. A. F. Atuação docente na formação de professores em educação física. Psicologia, Educação e Cultura. v. 22, nº 2, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/331741606_atuacao_docente_na_formacao_de_professores_em_educacao_fisica. Acesso em: 20 jun. 2025.
PIPA, M. S. SANTOS JUNIOR, N. J. Avaliação das aprendizagens no ensino superior: práticas, reflexões e experiências no curso de Educação Física. Olhar de Professor, v. 26, 2023. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.20315.031.
PONTES JUNIOR, J. A. F.; BRAGA, A. E.; SOUSA, L. A.; DAMASCENO, E. A.; TROMPIERI FILHO, N. Da pedagogia do exame à cultura da avaliação no processo de ensino-aprendizagem. Educação & Linguage, v. 3, n. 1, P. 63-73, 2016. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2017/05/6_EDUC_20161.pdf. Acesso em: 01 mai. 2025.
PAULA, S. C.; STIEG, R.; FERREIRA NETO, A.; SANTOS, W. Tendências na prescrição do ensino da avaliação: uma análise comparativa nos cursos de formação de professores de educação física em sete países Latino-Americanos. Meta: Avaliação, v. 16, n. 53, p. 899-922, 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v16i53.4747
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
RETAMAL, C. F.; CARVALHO, R. S.; OLIVEIRA, A. A. B.; SOUZA, V. F. M.; ANVERSA, L. B.;SILVA JUNIOR, A. P. Evaluación en Educación Física escolar: discusiones a partir de la formación de profesores. Retos, v. 46, 2022. DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v46.93736
ROTHER, E. T. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/TwnxRTGvzrGTxjFzNJLdtyM/?lang=pt. Acesso em: 14 jun. 2025.
STIEG, R.; GAMA, J. C.; SARNI, M.; SANTOS, W. Experiencias Evaluativas de Estudiantes en Cursos de Formación de Profesores de Educación Física en Colombia y Uruguay. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 25, n. 1, 2024. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2024v25n1p40-50
STIEG, R.; VIEIRA, A. O.; FROSSARD, M. L.; FERREIRA NETO, A.; SANTOS, W. Avaliação educacional nos cursos de licenciatura em educação física nas IEs brasileiras: uma análise das disciplinas específicas. Cur. Sem Front., v.18, n.2, 2018. Disponivel em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss2articles/stieg-etall.html ACesso em: 21 mai. 2025.
SIQUEIRA, A. S. FREITAS, P. F. ALAVARSE, O. M. Professores e lacunas formativas em avaliação da aprendizagem: evidências e problematizações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 47, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147241339.
STIEG, R. Autores, teorias e concepções de avaliação: uma análise comparada na formação de professores em educação física em sete países da América Latina hispanofalantes. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.
SANTOS, W; MAXIMIANO, F. L. Memórias discentes em Educação Física na educação básica: práticas avaliativas. Movimento, v. 19, n. 2, 2013. Disponível em:https://www.redalyc.org/pdf/1153/115326317001.pdf. Acesso em: 06 jun. 2025.
SANTOS, W; MAXIMIANO, F. L.; FROSSARD, M. L. Narrativas docentes sobre avaliação do ensino-aprendizagem: da formação inicial ao contexto de atuação profissional. Movimento, v. 22, n. 3, 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.59308.
SANTOS, W.; STIEG, R.; OLIVEIRA, M. C.; VIEIRA, A. O.; CASSANI, J. M.; FERREIRA NETO, A. Formação de professores em educação física e avaliação: saberes teóricos/práticos. Rev. Cont. Educ., v.14, n.29, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.20500/rce.v14i29.19243
SANTOS, W.; GAMA, J. C. F.; PAULA, S. C.; STIEG, R. Produção acadêmica sobre avaliação na formação de professores da América Latina. Est. Aval. Educ. v.33, e08045, 2022. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v33.8045
SOUSA, L. A.; RIBEIRO, S. M. S.; SOUSA, J. S.; PONTES JUNIOR, J. A. F. Experiências avaliativas na formação inicial de professores de Educação Física: a perspectiva dos estudantes do “Programa Residência Pedagógica”. Educación Física y Ciencia, v. 26, n. 1, e288, 2024. DOI: https://dx.doi.org/https://doi.org/10.24215/23142561e288
SILVA, V. G.; ALMEIDA, P. C. A.; GATTI, B. A. Referentes e critérios para a ação docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 160, 2016. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3415. Acesso em: 2 mai. 2025.
SILVA, G. V.; MOREIRA, E. E. P. A formação em avaliação educacional de professores do ensino fundamental anos finais. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 3, n. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e022011
VIANNA, H. M. Novos estudos em avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 19, 1999. DOI: https://doi.org/10.18222/eae01919992476.
VIANNA, H. M. Avaliação educacional: teoria, planejamento, modelos. São Paulo: Ibrasa, 2000.