A pesquisa como componente essencial para a formação profissional do assistente social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024018

Palavras-chave:

Serviço Social, Pesquisa, Formação Profissional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a relevância da pesquisa para a formação profissional do assistente social. Como fonte de conhecimento, a pesquisa está presente em várias áreas, mas pesquisar não representa apenas refletir e entender algum fenômeno; relaciona-se também a uma possível ação que poderá ou não ser realizada. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, baseada quase que exclusivamente em fontes impressas (livros físicos) e selecionadas a partir de sua relevância e profundidade. O artigo encontra-se ancorado no método materialista histórico-dialético. Os resultados indicam que a pesquisa é essencial para o Serviço Social, pois contribui para o avanço do conhecimento e o desvendamento da realidade social. Além disso, as considerações finais ressaltam a necessidade de um processo formativo que assegure a integração entre as dimensões de formação e investigação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiza Helena dos Santos Nogueira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Discente do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 set. 1990. Seção 1, p. 18055-18059.

BRASIL. Código de ética do/a assistente social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. 10. ed. Brasília (DF): Conselho Federal de Serviço Social, 2012.

BRASIL. Conselho Federal de Serviço Social. Resolução CFESS nº 383, de 29 de março de 1999. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 mar. 1999. Seção 1, p.17.

BRASIL. Conselho Federal de Serviço Social. Parâmetros de atuação do Assistente social na saúde. Brasília: CFESS, 2010.

BRASIL, Conselho Federal de Serviço Social. Dados complementares ao perfil de assistentes sociais no Brasil: Formação, trabalho e participação sociopolítica. Brasilia: CFESS, 2024.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 218, de 6 de março de 1997. Dispõe sobre a regulamentação da atuação do assistente social no âmbito da saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 05 maio de 1997. Seção 1, p.123.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2002.

GUERRA, Yolanda. A dimensão técnico-operativa do Serviço Social: desafios contemporâneos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2017.

GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. Serviço Social: Direitos Sociais e competências profissionais, 2009.

HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências. Brasília, MMA, 2006, 2 ed.

LARA, Ricardo. Pesquisa e Serviço Social: da concepção burguesa de ciências sociais à perspectiva ontológica. Revista Katálysis. Florianópolis, v.10, 2007.

LARA, Ricardo. A produção de conhecimento no Serviço Social: o mundo do trabalho em debate. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

MINAYO, Maria Cecília. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31ª ed. Petropólis, Rj: Vozes, 2012.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. 1º ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SETÚBAL, Aglair Alencar. Desafios à pesquisa do Serviço Social: da formação acadêmica à prática profissional. Revista Katálysis. Florianópolis, v.10, 2007.

YAZBEK, Maria Carmelita. Os fundamentos históricos e metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. In: CFESS/ABEPSS (Org.) Serviço Social direitos e competências profissionais. Brasília: CEPEDES/UNB, 2009.

Publicado

2024-10-22

Como Citar

NOGUEIRA, L. H. dos S. A pesquisa como componente essencial para a formação profissional do assistente social. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024018, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13623. Acesso em: 21 nov. 2024.