COMPLEXO EÓLICO CHAPADA DO PIAUÍ I: UMA ANÁLISE PARA O MUNICÍPIO DE MARCOLÂNDIA (PIAUÍ, BRASIL)

Autores

  • Jaerle Rodrigues Campêlo
  • Thaís Batista Lovate
  • Elvis Reis de Oliveira
  • Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Fontes renováveis, Energia eólica

Resumo

O Brasil é dotado de excepcionais recursos naturais e possui um grande potencial eólico, por isso, o aproveitamento da energia gerada por essa fonte cresceu nos últimos anos, fruto de um cenário global que necessita de fontes energéticas que não emitam gases de efeito estufa na atmosfera. Esse modelo não está isento de impactos ambientais negativos, mas estes podem ser evitados através de medidas mitigadoras. Na Região Nordeste, especificamente, a produção de energia limpa tem se expandido de forma significativa. Neste sentido, o estudo realizado em Marcolândia, Estado do Piauí, visa analisar as questões ambientais e socioeconômicas do município em epígrafe, relacionando a questão da sustentabilidade na geração de energia eólica simultânea com a atividade originalmente desenvolvida na região (agropecuária). A fim de contemplar a temática do trabalho, consideraram-se na abordagem os três pilares do desenvolvimento sustentável, a saber: o social, o econômico e o ambiental. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico e visitas ao local de estudo, com aplicação de entrevistas aos moradores. Constatou-se que a geração de energia eólica nesse município encontra-se associada ao desenvolvimento de outras atividades, como a plantação de mandioca; e que a população ao arrendar suas terras para a implantação dos aerogeradores, passa a usufruir de melhores condições econômicas. Conclui-se, portanto, que é possível produzir energia a partir de metodologias sustentáveis, não impactando negativamente a população local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABEEÓLICA. Associação Brasileira de Energia Eólica. Energia Eólica Mundial, 2015. Disponível em: http://www.portalabeeolica.org.br/index.php/releasesmenu.html?Start=15. Acesso em: 12 dez. 2016.

______. Números do setor. 2016. Disponível em: http://www.portalabeeolica.org.br. Acesso em: 27 jun. 2016.

ALEPI. Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. Visita dos Parlamentares piauienses ao Complexo Eólico Chapada do Piauí. 2015.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. IBGE, 2010. Disponível em: https://ibge.gov.br. Acesso em: 26 mar. 2016.

______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Marcolândia. Cidades, IBGE, 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/marcolandia/panorama. Acesso em: 26 mar. 2018.

DOWBOR, L. Alternativas energéticas no Brasil: alternativas inteligentes do uso de energia. In: ROVERE, E. L.; ROSA, L. P.; DOWBOR; L.; SACHS, I. Energias Renováveis no Brasil: desafios e oportunidades. Santos, SP: Editora Brasileira de Arte e Cultura. 2011.

FADIGAS, E. A. F. A. Energia eólica (Série sustentabilidade). Barueri, SP: Manole, 2011.

GELLER, H. S. Revolução Energética: políticas para um futuro sustentável. Rio de Janeiro: RELUME DUMARÁ: USAid, 2003.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2010.

LOPEZ, R. A. Energia Eólica. 2. ed. São Paulo: Artliber Editora, 2012.

OLIVEIRA, G. R. Patentes em Energia Eólica: uma forma sustentável de suprir as necessidades do Nordeste brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Lúmen Juris, 2013.

PIAUÍ. Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí. Estudo de Impacto Ambiental (EIA). v. I / TOMO B. Complexo Eólico Chapada do Piauí. Piauí, 2013.

ROVERE, E. L.; ROSA, L. P.; DOWBOR; L.; SACHS, I. Energias Renováveis no Brasil: desafios e oportunidades. Santos, SP: Editora Brasileira de Arte e Cultura, 2011.

SIMAS, M.; PACCA, S. Energia eólica, geração de empregos e desenvolvimento sustentável. Estudos avançados. São Paulo, v. 27, n.77, 2013.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

RODRIGUES CAMPÊLO, J. .; BATISTA LOVATE, T. .; REIS DE OLIVEIRA, E. .; SILVA ALBUQUERQUE, E. L. . COMPLEXO EÓLICO CHAPADA DO PIAUÍ I: UMA ANÁLISE PARA O MUNICÍPIO DE MARCOLÂNDIA (PIAUÍ, BRASIL). Revista GeoUECE, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 42–58, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6868. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos