A centralidade educacional de Sobral no Noroeste do Ceará: (re)construção de uma rede de Educação Básica

reconstruction of a Basic Education network

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v11.n21.e202207

Palavras-chave:

Centralidade Educacional, Sobral, Rede de Ensino

Resumo

Este artigo analisa a centralidade educacional exercida pelo Município de Sobral no Noroeste cearense ao constituir uma rede de Ensino Básico capaz de obter resultados de excelência na aprendizagem ao Município. Sobral, desde o século XX, desempenha um papel educacional com o apoio de distintos atores na construção de instituições de ensino que induziu o crescimento horizontal da Urbe. Além disso, em 1997, na primeira gestão do prefeito Cid Ferreira Gomes, foi implantada uma reforma educacional que impulsionou a criação de uma rede educacional e a execução de programas de aprendizagens com intuito de erradicar o analfabetismo e a evasão escolar. Portanto, Sobral, historicamente, exerce uma influência e centralidade educacional nos municípios circunvizinhos, isto ensejou as gestões municipais vindouras a trilhar os mesmos passos e a executar um pacote de ações que modernizasse a cidade e o seu Ensino Básico, com a missão de promover resultados de aprendizagem significativos na qual qualificou o Município de Sobral como a “capital da educação brasileira”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Ariel dos Santos Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Geografia - MAG da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2022). Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Candido Mendes (2020). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2019). Atualmente participa do Grupo de Estudo - Ensino de Geografia: Questões Metodológicas Contemporâneas vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia - LAPEGEO da UVA. Foi Residente pelo Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2018-2019). Foi Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (2017-2018) e Bolsista de Iniciação Científica da Bolsa de Grupo de Pesquisa do Programa Bolsa Universidade (BGPq/PBU) no Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Cidades - GEPECCE (2016). Participou do Grupo de Estudo: Crítica à Economia Política do Espaço (2017) vinculado ao Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais - NEURB da UVA

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2961409942380588.

E-mail: ariel_santos_s@hotmail.com

Glauciana Alves Teles, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora adjunta do curso da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8384644066218099.

E-mail: glauciana@hotmail.com.

Referências

ALVES, A. M. Ginásio Sobralense e Colégio Santana: a educação masculina e feminina. In: Encontro Cearense de História da Educação (ECHE), 11., Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012, p. 112-129. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/ri/handle/riufc/24622?mode=simple. Acesso em: 19 nov. 2022.

ARAGÃO, F. E. P. A estruturação urbana de Sobral na segunda metade do século XX: a cidade para além do arco formado pelo rio e a ferrovia. 2014 Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.

ARAÚJO, F. S. de. Raízes portuguesas no Vale do Acaraú. 2 Ed. Sobral: Edições UVA, 2000.

BECSKEHÁZY, I. Institucionalização do direito à educação de qualidade: o caso de Sobral, CE. 2018. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

FERREIRA, D. L. A (re)invenção de uma cidade: Cid marketing e a requalificação urbana em Sobral-CE. 2013. Tese de doutorado (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

FREIRE, H. P.; HOLANDA, V. C. C. de. Expansão dos serviços de educação superior em Sobral: vida de relações na cidade média. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 13, n. 1, 11. Disponível em: https://rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/23. Acesso em 13 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.703

FROTA, J. T. História de Sobral. 3 ed. Fortaleza: IOCE, 1995.

FURTADO. C. A formação econômica do Brasil. 34 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

GIRÃO, G. G. M.; SOARES, M. N. M. Sobral: História e Vida. Sobral (CE): Edições UVA, 1997.

HOLANDA, V. C. C de. Modernização e espaços seletivos no nordeste brasileiro. Sobral: conexão lugar/mundo. 2007. Tese de doutorado (Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama do município de Sobral - 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/sobral/panorama. Acesso em: 30 mar. 2021.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Vencendo o desafio da aprendizagem nas séries iniciais: a experiência de Sobral-CE. Brasília: Inep, 2005. 171p. (Série Projeto Boas Práticas Educacionais na Educação, n.1). Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/488938/Vencendo+o+desafio+da+aprendizagem+nas+s%C3%A9ries+iniciais+a+experi%C3%AAncia+de+Sobral-CE/a7de6174-3f52-49fe-b81c-9f40372761a3?version=1.0. Acesso em: 21 out. 2021.

MAIA, M. H. Aprendendo a marchar: os desafios da gestão municipal do ensino fundamental e da superação do analfabetismo escolar. 2006. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, Ceará, 2006.

SÁNCHEZ, F. A reinvenção das cidades: para um mercado mundial. Chapecó/SC: ARGOS Editora Universitária, 2003.

SEDUC. Secretaria Estadual de Educação do Ceará. Rede escolar e municípios da CREDE 6. Disponível em: https://www.crede06.seduc.ce.gov.br/municipios/. Acesso em: 19 nov. 2022.

SUMIYA, L. A. A hora da alfabetização: atores, ideias e instituições na construção do PAIC-CE. 2015. Tese (Doutorado em Administração), Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

SOUZA, R. N. R. de. Minha riqueza é fruto do meu trabalho: negros de cabedais no Sertão do Acaraú (1709-1822). 2015. Tese (Doutorado Acadêmico em História Social) Departamento de História – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

SILVA, F. A. dos S.; TELES, G. A. A centralidade educacional de Sobral no Noroeste do Ceará: (re)construção de uma rede de Educação Básica: reconstruction of a Basic Education network. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 11, n. 21, p. e202207, 2022. DOI: 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v11.n21.e202207. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/9697. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos