A centralidade educacional de Sobral no Noroeste do Ceará: (re)construção de uma rede de Educação Básica
reconstruction of a Basic Education network
DOI:
https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v11.n21.e202207Palavras-chave:
Centralidade Educacional, Sobral, Rede de EnsinoResumo
Este artigo analisa a centralidade educacional exercida pelo Município de Sobral no Noroeste cearense ao constituir uma rede de Ensino Básico capaz de obter resultados de excelência na aprendizagem ao Município. Sobral, desde o século XX, desempenha um papel educacional com o apoio de distintos atores na construção de instituições de ensino que induziu o crescimento horizontal da Urbe. Além disso, em 1997, na primeira gestão do prefeito Cid Ferreira Gomes, foi implantada uma reforma educacional que impulsionou a criação de uma rede educacional e a execução de programas de aprendizagens com intuito de erradicar o analfabetismo e a evasão escolar. Portanto, Sobral, historicamente, exerce uma influência e centralidade educacional nos municípios circunvizinhos, isto ensejou as gestões municipais vindouras a trilhar os mesmos passos e a executar um pacote de ações que modernizasse a cidade e o seu Ensino Básico, com a missão de promover resultados de aprendizagem significativos na qual qualificou o Município de Sobral como a “capital da educação brasileira”.
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