MAPEAMENTO DE VOÇOROCAS E DO RISCO DE EROSÃO EM ÁREA URBANA NO OESTE DO ESTADO DO MARANHÃO

Autores

  • Larissa Thais Dos Santos De Macedo
  • José Lindomar Da S. Moraes Júnior
  • Adriano De Lima Santos
  • Marcelino Silva Farias Filho

Palavras-chave:

Atividades humanas, Erosão, Mapas de risco

Resumo

Dentre os fatores de erosão, a erodibilidade combinada a um relevo irregular, assume posição de destaque e determina o grau de susceptibilidade dos solos a serem erodidos. Por outro lado, as atividades desenvolvidas pelo homem alteram a dinâmica desse processo, acelerando suas ações. Em Buriticupu, município situado na porção centro oeste do Estado do Maranhão, os solos já tiveram sua erodibilidade elevada mencionada em diversos trabalhos, porém nenhum estudo que determinem valores para os atributos químicos e físicos dos solos foi elaborado e publicado. Neste sentido, a presente pesquisa objetivou identificar e mapear os processos erosivos por voçorocamento na sede municipal de Buriticupu – MA. O município sofre com os problemas erosivos, já sendo percebidas voçorocas que fizeram desaparecer residências e que aumentam sua ação, em especial no período mais intenso das chuvas. As atividades humanas associadas à impermeabilização de vias e condução das águas pluviais e esgotos para as encostas sem canal escoadouro, galeria ou tubulação, associadas ao uso e ocupação das encostas são atividades que aceleram intensamente a erosão, fato que tem causado danos ambientais e sociais das comunidades situados no entorno das inúmeras voçorocas situadas em Buriticupu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CARNEIRO, Camila da Silva. Análise de Parâmetros Gemorfológicos da Sub-bacia do Rio Jacurutu, Santa Quitéria-CE, com Base em Dados do ASTER GDEM.In: XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017.

COGERH – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará. Bacia Hidrográfica – Acaraú. Disponível em: <http://portal.cogerh.com.br/basecartografica/category/60-bacia-hidrografica-acarau>. Acesso em: 11/10/2015.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (Rio de Janeiro, RJ). Súmula da 10. Reunião Técnica de Levantamento de Solos. Rio de Janeiro:1979. 83p. (Embrapa-SNLCS. Micelânea, 1).

FITZ, P.R. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

FLORENZANO, T.Z. (org.). Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

FUNCEME. Compartimentação geoambiental do Estado do Ceará. Forteleza: FUNCEME, 2009, p. 52.

GONÇALVES JÚNIOR, J.T.; SOUZA, M.J. N. Caracterização ambiental de Santa Quitéria, Ceará: a nova cidade uranífera do Brasil. Revista GeoNorte, v. 2, p. 1368-1377, 2012.

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

DOS SANTOS DE MACEDO, L. T. .; MORAES JÚNIOR , J. L. D. S. .; LIMA SANTOS, A. D. .; SILVA FARIAS FILHO, M. . MAPEAMENTO DE VOÇOROCAS E DO RISCO DE EROSÃO EM ÁREA URBANA NO OESTE DO ESTADO DO MARANHÃO. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 298–313, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6831. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos