O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

SUBMISSÕES ONLINE

Já possui um login/senha de acesso à revista GeoUECE?
ACESSO

Não tem login/senha?
ACESSE A PÁGINA DE CADASTRO

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÕES - REVISTA GeoUECE

OBJETIVOS

Revista GeoUECE é um periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Publica artigos científicos, ensaios, debates, entrevistas, resenhas inéditas nos idiomas português, francês, inglês, espanhol sobre temas que contribuam para o enriquecimento do debate geográfico, após apreciação pelo Conselho Científico a quem cabe a decisão final.

NORMAS EDITORIAIS

A revista GeoUECE estabelece as seguintes normas editoriais:

1. Os originais enviados a Revista GeoUECE serão submetidas à apreciação do Editor, Membros do Conselho Científico e serão encaminhados aos avaliadores no menor tempo possível. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas ad hoc e do Comitê Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados. No sumário, a sequência de títulos de artigos obedecerá à ordem alfabética de sobrenomes de autores ou por ordem de recebimento. A aceitação será feita de acordo com a originalidade, a significância e a contribuição científica para a geografia.

2. Não serão aceitos trabalhos previamente publicados ou que estejam sendo analisados por outras revistas. Os autores devem assumir inteira responsabilidade por essa informação.

3. Os trabalhos aceitos para publicação poderão sofrer nova revisão editorial, de modo a garantir a unidade, a coesão e a coerência dos textos a serem publicados, sem interferência no conteúdo dos textos.

4. Todas as matérias publicadas são de responsabilidade de autor(es), bem como os conceitos nelas emitidos.

   4.1 O número máximo de autores por trabalho é 5 integrantes.

   4.2 Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores e declaração de cada um autorizando a publicação.

5. Só serão encaminhados para avaliação e revisão pelos Membros do Conselho Editorial, as publicações que estejam rigorosamente de acordo com as normas especificadas.

6. Com o envio de trabalhos para publicação na Revista GeoUECE, automaticamente, o autor concorda com a cessão da prioridade e dos direitos autorais à revista, mantendo o direito de reutilizá-la em futuras coletâneas.

7. A revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções: ArtigosEnsaios;DebatesEntrevistasResenhas.

8. A apreciação do trabalho leva em consideração a consistência do resumo (apresentando, necessariamente, objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico e resultados); consistência do trabalho (com relação ao objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico e aos resultados); originalidade e relevância do tema para a Geografia; pertinência e suficiência da argumentação apresentada e na adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa

As colaborações deverão ser encaminhados à Revista GeoUECE por meio do site: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE , mediante o cadastro. 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Formatos: todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER), endereço: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE. O texto deve ser configurado para papel A4, observando as seguintes indicações: digitação em word for Windows®; margem superior/esquerda 3 cm; margem direita/inferior 2,5 cm; fonte Arial  no corpo 12, com espaçamento entre linhas 1,5 cm. Alinhamento justificado e parágrafo 1,25 cm, desde que não ultrapasse 2.5MB. Os metadados deverão ser preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição em que trabalha (m), endereço postal, telefone, fax e e-mail. Os textos em língua portuguesa deverão ser redigidos em conformidade com as ultimas decisões das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Tamanho: a extensão máxima do material enviado será a seguinte: Artigos: entre oito e vinte e cinco laudas; Ensaios: entre oito e quinze laudas; Debates: até dez laudas; Entrevistas: até quinze laudas; Resenhas: entre três e quatro laudas. Uma lauda é uma página com 1.400 caracteres.

Título do trabalho: o título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, acompanhado de sua tradução para o inglês, e francês ou espanhol (Centralizado em negrito e caixa alta).

Resumo: deve ser elaborado um resumo informativo com cerca de 250 palavras, incluindo objetivo, método, resultado, conclusão, acompanhado de sua tradução para o inglês.

Abstract: deverá conter cerca de 250 palavras, com indicação de três a cinco keywords. 

Resumen ou Résumé: deverá conter cerca de 250 palavras, com indicação de três a cinco Mots-clés ou palabras clave.

Agradecimentos: agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deverão ser mencionados no final do artigo.

Notas: notas contidas no artigo devem ser indicadas com um asterisco ou números imediatamente depois da frase a que dizem respeito, não importando a ordem dessas notas no texto. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente.

Apêndices: apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

Figuras e tabelas: fotografias nítidas, gráficos e tabelas em preto e branco (estritamente indispensáveis à clareza do texto) serão aceitos, e deverão ser assinalados, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde devem ser intercalados. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte.

Referências: recomenda-se que se observem as normas da ABNT. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. Informação oriunda de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página onde forem citados. Registrar, nas referências, SOMENTE, os autores citados no corpo do texto.

IMAGEM: é imprescindível que esteja com 400 DPIs (dots perinch = pontos por polegada) óticos, o que possibilitará melhor resolução na impressão gráfica. 

No caso de resenha, com 03 a 04 laudas, deve conter uma revisão breve e critica do livro de interesse para a Geografia. Deverá vir com um título em português e a referência do livro resenhado. 

Em caso de dúvidas sobre formatação de referências, citações e resumos, utilizar as Normas Brasileiras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

AVALIAÇÃO PELOS PARES

  1. Todos os trabalhos enviadas à Revista GeoUECE serão submetidos à avaliação de dois a três revisores indicados pelo Editor da Revista, dentre os Membros do Conselho Científico e de Revisores Convidados, que farão comentários gerais sobre o trabalho, indicando se ele deverá ser publicado, corrigido segundo as recomendações feitas ou rejeitado. Caso haja discrepância entre os dois revisores, um terceiro revisor será consultado para melhor julgamento. Os Editores da Revista, de posse desses dados, tomará a decisão final de publicação.
  2. A decisão final dos editores será enviada ao(s) autor(es), juntamente com os pareceres anônimos (com sugestões e/ou críticas). Nos casos em que forem solicitadas modificações o autor ou autores devem enviar o manuscrito revisado com as sugestões sugeridas pelos revisores no máximo em 20 (vinte) dias assim como uma carta resposta comentando ponto a ponto as alterações efetuadas.
  3. A decisão sobre a aceitação do trabalho para publicação ocorrerá, no prazo de 30 (trinta) dias a partir da data de seu recebimento.
  4. Todas as submissões deverão receber dois pareceres, com uma das indicações: publicar; publicar desde que seja feitas revisões ou negar a publicação.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.