Com satisfação, a equipe da Revista GeoUece edita este terceiro número semestral, finalizando o ano de 2013. Não agrega maior quantidade de textos devido à avaliação rigorosa, sempre submetida a dois ou três de nossos pareceristas, dedicados colegas de diferentes centros acadêmicos brasileiros.

Por certo, em breve, a GeoUece entrará no seleto conjunto de periódicos avaliados pela Capes, forte motivo de atrair mais produção intelectual do país e do exterior. Essa atenção de nossa agência de fomento da pós-graduação se dá no início de novo triênio de avaliação dos Cursos e Programas de todas as áreas do conhecimento, desenvolvidos pelas IES nacionais, incluindo-se os periódicos científicos.


Do conjunto de oito artigos selecionados, três se aproximam ao tratamento da natureza, aos quais um outro se correlaciona, ao abordar a ordem territorial, tratando do circuito espacial do biodiesel.

Dois artigos tratam dos movimentos sociais, um voltado à educação não formal e o segundo, às
associações dos catadores de resíduos sólidos, tendo ambos a cidadania como centro de
preocupação.


Completando o conjunto, dois se dedicam ao tratamento da dispersão espacial das unidades produtivas no Brasil: um se voltando à favorecida dinâmica do agronegócio no centro-oeste e nordeste brasileiros e, o segundo, às indústrias no oeste paulista.


Em 2013, novas defesas de um doutorando e uma de mestrando, incluindo-se, aqui, seus títulos, autores e orientadores, além de resumos. Os editores saúdam os novos pos-graduandos, para enriquecerem nossa plêiade de titulados do país.


Inserimos uma resenha do último livro do geógrafo Antonio Carlos Robert Moraes – “Território na Geografia de Milton Santos - , recentemente, publicado pela editora Annablume. Agradecemos a todos que escolheram nossa Revista para publicarem seus trabalhos, assim como aqueles que a acessarem para uma boa leitura. Esses agradecimentos se estendem e se renovam a colegas pareceristas que primaram pela qualidade do que é aqui publicado para o grande público da Geografia.


Comissão Editorial.

 

Publicado: 2018-12-20