POLÍTICA HABITACIONAL BRASILEIRA E CONSTRUÇÃO DO LUGAR: O CASO DO CONJUNTO CEARÁ - FORTALEZA - CE

Autores

  • Evelize Teixeira De Oliveira Sousa

Palavras-chave:

Política habitacional, Conjunto habitacional, Construção do lugar

Resumo

Com a política habitacional brasileira, no regime militar, foram construídos conjuntos habitacionais tanto no interior do estado como na capital Fortaleza, entre eles tem-se o Conjunto Ceará. O artigo tem por objetivo apresentar a ação dessa política tendo como foco de análise o bairro Conjunto Ceará e seus aspectos enquanto lugar. Instituído como conjunto habitacional na década de 1970 tornou-se bairro em 1989 por meio de decreto municipal. Ao longo dos anos desde sua implantação alguns processos resultaram na transformação da dinâmica espacial e econômica do bairro. Pretende-se nesse texto abordar algumas dessas questões e mostrar que os moradores possuem uma relação de identidade com o bairro, caracterizando-o como um lugar. Para isso faz-se uso dos teóricos: Carlos, Corrêa, Villaça e Maricato para tratar das questões da cidade e do urbano. Já sobre o conceito lugar e todas as relações que o permeiam utilizou-se como referência Carlos. Como procedimentos operacionais foram realizados trabalhos de campo, revisão bibliográfica, elaboração de mapas, pesquisa em jornais, registros fotográficos e entrevistas com moradores do bairro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALENCAR, M. O movimento comunitário supera as divergências. O POVO nos bairros. O POVO. Fortaleza, 9 out. 1993.

ARAGÃO, T. A.. Influência das políticas habitacionais na construção do espaço urbano metropolitano de Fortaleza - histórias e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional). UFRJ, Rio de Janeiro, 2010.

BEZERRA, J. A.. Como definir o bairro? Uma breve revisão. Geotemas, Rio Grande do Norte, v. 1, n. 1, p. 21-31, jan./jun., 2011. Disponível em: <http://www2.uern.br/index.php/geotemas/article/viewFile/118/109>.Acesso em: 01 ago. 2013.

BRASIL. Lei nº 4.380, de 21 de agosto de 1964. Institui a correção monetária nos contratos imobiliários de interesse social, o sistema financeiro para aquisição da casa própria, cria o Banco Nacional da Habitação (BNH), e Sociedades de Crédito Imobiliário, as Letras Imobiliárias, o Serviço Federal de Habitação e Urbanismo e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4380.htm> Acesso em: 19 jul. 2013.

CARLOS, A. F. A.. A cidade. São Paulo: Contexto, 2001.

______________. O lugar no/do mundo. São Paulo: LABUR, 2007. Disponível em: <http://www.fflch.usp.br/dg/gesp/baixar/O_lugar_no_do_mundo.pdf> Acesso em: 31 jul. 2013.

CARVALHO, A. R. de A. .Figura 2. Trabalho de disciplina 059 Curso de Arquitetura. Fortaleza, CE: UFC (s.n.), 1978.

CORRÊA, R. L.. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010.

IPLANCE. Revisão da Política Habitacional para as populações de baixa renda. Fortaleza, 1979.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

MARICATO, E.. As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias – planejamento urbano no Brasil. In: ARANTES, Otilia. A cidade do pensamento único – desmanchando consensos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

LEITÃO NETO, P.. Conjunto Ceará, Polo de Desenvolvimento. Fortaleza: Prodecom, 1999.

O POVO. O POVO nos bairros. Caderno Especial. Fortaleza, 9 out. 1993.

PAIVA, J. P. M.. Análise microclimática em Conjuntos Habitacionais: o caso do Conjunto Ceará – Fortaleza/CE. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2010.

VIANA, M. D.. A história do Conjunto Ceará: suas lutas e conquistas. Monografia (Especialização em Teoria e Pesquisa em História) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 1996.

VILLAÇA, F.. O que todo cidadão precisa saber sobre habitação. São Paulo: Global, 1986.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

DE OLIVEIRA SOUSA, E. T. . POLÍTICA HABITACIONAL BRASILEIRA E CONSTRUÇÃO DO LUGAR: O CASO DO CONJUNTO CEARÁ - FORTALEZA - CE. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 3, n. 1 Especial, p. 89–106, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6953. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)