O Conceito de Região nas Regionalizações do Estado do Piauí: uma abordagem cronológica de 1940-2007
DOI:
https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v12.n23.e2023005Palavras-chave:
REGIÃO, Regionalização, Desenvolvimento Regional, Estado do PiauíResumo
O conceito de região na Geografia sempre esteve caracterizado pela diferenciação de áreas, estabelecendo-se como uma criação intelectual, partindo da atuação do geógrafo. Mesmo possuindo uma abordagem polissêmica, é na Geografia onde a região ganha maior ênfase, sendo um dos seus conceitos-chave, embora mediante a várias crises conceituais, a região foi bastante utilizada como ferramenta de planejamento dos estados com a finalidade de constituir recortes espaciais, de organizar e definir ações no espaço geográfico. No território brasileiro a aplicação das regionalizações partem da atuação do IBGE, que contribuiu na organização do território e no desenvolvimento econômico, como também no Estado do Piauí, onde as regionalizações possibilitaram através do planejamento regional uma melhor condução das potencialidades locais. Nesse contexto, o respectivo trabalho objetivou analisar o conceito de região nas regionalizações oficiais do IBGE e do Governo do Piauí no período de 1940 a 2007. Quanto a metodologia, o trabalho configurou-se como de caráter descritivo e analítico, com abordagem qualitativa, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental. A partir dos resultados obtidos, tornou-se evidente que o processo de regionalização no Piauí comprovou a sua importância, mediante o desenvolvimento socioeconômico apresentado nas últimas décadas, onde tornou-se possível uma melhor destinação de recursos e investimentos essenciais na condução das potencialidades das regiões, e dos recursos naturais. Pode-se concluir que, o processo de regionalização Piauiense, seguiu a lógica do desenvolvimento nacional, ressaltando a busca da compreensão pelos órgãos competentes, sobre as novas formas de articulação presentes no espaço, contribuindo para o desenvolvimento local.
Downloads
Métricas
Referências
ALENCAR, M. T. Caracterização da macrorregião do semiárido piauiense. In: SILVA, C. M S. Semiárido Piauiense: educação e contexto. Campina Grande-PB: Triunfal Gráfica, 2010.
BARBOSA, A. C.; PACÍFICO, A. G. Perspectivas da região: escolas, saberes e tendências. In: PACÍFICO, A. G.; ASADA, A. H.; BARBOSA, A. C.; SANTOS, A. P.; SILVA, A. C. P.; MARTINS, L. A. Teoria da Região. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2017. v. único, cap. 2, p. 29-46. ISBN 978-85-458-0109-2.
BENKO, G. A ciência regional. Tradução de António Gonçalves: Oeiras: Celta Editora, 1999.
CARVALHO, K. C. M.; FERREIRA, A. J. A. Regionalização para o planejamento no Piauí: os Territórios De Desenvolvimento em questão. In: I Congresso Internacional de Desenvolvimento Regional e o IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Universidade Estadual do Maranhão: metropolização do espaço e direito à cidade. São Luís: EdUEMA, 2019. p. 56-67.
CONTEL, F. B. As divisões regionais do IBGE no século XX (1942, 1970 e 1990). Terra Brasilis nova série, (3). Rio de Janeiro. 2014. Disponível em: https://journals.openedition.org/terrabrasilis/990. Acessado em: 28 de fev. 2023.
CORRÊA, R. L. Região e Organização Espacial. São Paulo: Editora Ática, 2003.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, P. C. C. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro. Ed. Bertrand Brasil, 1995.
HAESBAERT, R. Regional Global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
IBGE. Divisão do Brasil em Regiões Funcionais Urbanas. Rio de Janeiro: IBGE, 1972. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=213622. Acessado em: 27 de fev. 2023.
LENCIONI, S. Região e geografia: a noção de região no pensamento geográfico. In: CARLOS, A. F. A. (Org). In: Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto. 1999.
LIMA, G. P. Regionalização do Piauí: Estudo Cronológico. Carta Cepro, Teresina, v. 4, n. 2, p. 1-8, maio/ago. 1977.
LIMA, V. M. M. S. Piauí: Nova Divisão em Meso e Microrregiões Geográficas. Carta Cepro, Teresina, v. 14, n. 1, p. 57-65, jul./dez, 1991.
MATOS, F. O. Formação e limitações regionais do plano de desenvolvimento sustentável da região turística do meio-norte. 2013. 248 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, 2013.
MORAES, A. C. R. Ideologias Geográficas. São Paulo: Hucitec. 1988.
MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Hucitec, 1995.
PIAUÍ. Lei Complementar nº 87, de 22 de agosto de 2007. Estabelece o Planejamento Participativo Territorial para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Piauí e dá outras providências. Palácio de Karnak, Teresina, 2007.
PIAUÍ. Lei nº 6.967, de 03 de abril de 2017. Altera a Lei Complementar nº 87, de 22 de agosto de 2007, que estabelece o Planejamento Participativo Territorial para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Piauí e dá outras providências. Palácio de Karnak, Teresina, 2017.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leonardo José da Silva Costa, Jorge Martins Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.