A engenharia didática e a dialética ferramenta objeto: na organização do ensino ao desenvolvimento de habilidades da matriz de referência do SPAECE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i25.5431

Palavras-chave:

Orientações curriculares., Engenharia didática., Dialética Ferramenta Objeto.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma proposta de organização do ensino, que permita ao professor de Matemática, em seu trabalho de sala de aula, desenvolver habilidades específicas de uma matriz de referência; no caso, a do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE). Nesse sentido, trazemos uma conexão entre as orientações curriculares, os recursos didáticos (livros) e a matriz de referência do SPAECE. Tal estruturação, foi realizada a partir das orientações metodológicas da Engenharia didática (ED), em articulação com as orientações didático metodológicas da Dialética Ferramenta Objeto (DFO). Organização que nos permitiu conhecermos o programa de ensino da disciplina e a matriz de referência do SPAECE, sendo tais documentos as orientações curriculares seguidas; realizarmos o estudo de um tópico específico da Geometria Analítica, o cálculo da área do triângulo dado três pontos no plano, como habilidade a ser desenvolvida. Como também, analisarmos a abordagem de ensino, de alguns livros didáticos utilizados no ensino médio, sobre tal tópico; e elencarmos os conhecimentos prévios dos alunos, necessários ao desenvolvimento da habilidade. Além disso, organizarmos uma sequência didática, com três situações problemas, direcionadas ao ensino da referida habilidade; estruturadas a uma futura aplicação, pelas fases da Dialética Ferramenta Objeto (DFO), como metodologia de ensino. Sendo assim, acreditamos que tal proposta, possa servir como um modelo, de orientação à professores de Matemática, que pretendam organizar situações de ensino e aplicá-las em sala de aula; pautadas nos seus aspectos didáticos e cognitivos, que permitam o desenvolvimento de habilidades da matriz de referência do SPAECE ou de outras matrizes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Arlem Atanazio dos Santos, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2017) pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-PGECM/IFCE. Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2013). Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE (2008) .Professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE), na disciplina de Matemática, lotado na EEM Ronaldo Caminha Barbosa, localizada no município de Cascavel - CE.

Maria Cristiane Magalhães Brandão, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2002), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2004) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual do Ceará atuando principalmente nos seguintes temas: curvatura, riemannian submersions, superfície, parabolicity e curvas.

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da Matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

BUCHI, Paulo. Curso Prático de Matemática. São Paulo: Moderna, 1998.

CARNEIRO, V. C. G. Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 87–120, 2009. DOI: 10.20396/zet.v13i23.8646981. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646981>.

Acesso em: 15 set. 2019.

CEARÁ (Estado). Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Boletim do professor: matemática. Juiz de Fora: Caed, 2017.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações. 3.ed. São Paulo: Ática, 2016.

GIOVANNI, José Rui; BONJORNO, José Roberto. Matemática: uma nova abordagem. São Paulo: Ftd, 2001.

IEZZI, Gelson. et al. Matemática: ciência e aplicações. 9.ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

KINDLE, Joseph H., Teoria y problemas de Geometria Analítica Plana y del spacio. [S.L]: McGraw-Hill, 1973

LEONARDO, Fabio Martins de. et al.Conexões com a Matemática. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2016.

LONGEN, Adilson. Matemática: uma atividade humana. Curitiba: Base editora, 2003.

LONGEN, Adilson. Matemática: padrões e relações. 1.ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2016.

MARANHÃO, Maria Cristina S. de A. Dialética ferramenta objeto. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara. (Org.). Educação Matemática: uma nova introdução. 3.ed. São Paulo: Educ, 2015. Cap. 5, p.143-166.

PAPA NETO, Ângelo. Áreas em coordenadas. Fortaleza: UFC, 2019.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autentica 2002.

PORTAL DO SABER (OBMEP).c2019. Disponível em: <https://portaldosaber.obmep.org.br/index.php/modulo/ver?modulo=50.>. Acesso em: 19 de out.2019.

SOUZA, José Roberto de. # Contato Matemática. 1.ed. São Paulo: FTD, 2016.

Downloads

Publicado

2022-03-23

Como Citar

SANTOS, A. A. dos .; BRANDÃO, M. C. M. A engenharia didática e a dialética ferramenta objeto: na organização do ensino ao desenvolvimento de habilidades da matriz de referência do SPAECE. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 25, p. 1–19, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i25.5431. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5431. Acesso em: 26 abr. 2024.