PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA

Autores

  • Gabriel de Oliveira Soares UFN
  • Andressa Franco Vargas Universidade Franciscana
  • José Carlos Pinto Leivas Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i19.2927

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Ensino Médio, Percepções e sentimentos

Resumo

Levando em consideração a influência do domínio afetivo no aprender e, em especial, no aprender matemática, desenvolveu-se esse estudo que teve por objetivo investigar percepções e sentimentos de alunos do Ensino Médio em relação à matemática expressas por uma turma desse nível de escolaridade de uma instituição  pública de um município da região central do estado do Rio Grande do Sul. Para tal, aplicou-se um questionário estruturado, composto por quatro questões, a vinte e oito estudantes concluintes dessa etapa da Educação Básica. As questões propostas relacionaram um possível caráter excludente da disciplina, as experiências pessoais a partir de metáforas e os sentimentos relativos ao conteúdo baseado em um desenho. Após a coleta dos dados, esses foram analisados tendo em vista uma abordagem interpretativo-descritiva, na qual foram compostas categorias à posteriori. Os resultados evidenciaram que saber matemática, na percepção dos estudantes, se relaciona principalmente às aplicações de conceitos matemáticos em atividades cotidianas. Mostraram também que em se tratando de experiências passadas, os alunos evidenciaram metáforas bastante negativas à essa disciplina, comparando-a majoritariamente a animais com características de causarem medo ou desconforto. Por fim, ao serem solicitados a desenharem como se sentiam em relação ao componente curricular em questão, os alunos apresentaram imagens com sentimentos ruins em sua maioria, destacando-se as intersecções entre visões boas e más dessa disciplina. Dessa forma, conclui-se que, ao conhecer essas percepções e sentimentos em relação à matemática dos estudantes, os professores podem elaborar estratégias buscando romper com uma visão negativa perante a disciplina, além de buscar melhorar a aprendizagem dos mesmos.

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Publicado

2020-04-11

Como Citar

SOARES, G. de O.; VARGAS, A. F.; LEIVAS, J. C. P. PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 19, p. 5–23, 2020. DOI: 10.30938/bocehm.v7i19.2927. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2927. Acesso em: 9 out. 2024.