TRILHA GEOMÉTRICA: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE POLÍGONOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.10562

Palavras-chave:

Trilha Geométrica, Polígono, Ensino de Geometria, Relato de Experiência

Resumo

Desde a antiguidade, a Geometria vem sendo discutida e estudada, devido às necessidades da humanidade em compreender e solucionar problemas do dia a dia. O presente trabalho tem como objetivo principal discutir sobre o Ensino de Geometria, no estudo de Polígonos, utilizando o jogo Trilha Geométrica. De forma específica, identificar as principais dificuldades no ensino e aprendizagem de Polígonos. Contribuir com o ensino e aprendizagem de Geometria, no conteúdo de Polígonos, usando o jogo Trilha Geométrica. E refletir sobre a utilização de jogos concretos. A pesquisa é de cunho quantitativa e foi desenvolvida com 21 (vinte e um) estudantes da turma de 9º ano de uma escola municipal de tempo parcial localizada no município de Iguatu no estado do Ceará. Diante do exposto, foi planejada e aplicada uma aula sobre o conteúdo introdutório de Polígonos, no qual abordou as ideias acerca da definição das figuras, dos elementos, dos polígonos convexos e côncavos, regulares, e a nomenclatura de acordo com a quantidade de lados. Nesse sentido, para ajudar no entendimento, foi entregue a cada discente um resumo sobre o assunto da aula e por fim, ocorreu a aplicação do jogo Trilha Geométrica. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de questionário, contendo 10 (dez) perguntas de múltipla escolha, com o propósito de compreender, naquele contexto, o desenvolvimento da aula, bem como se o jogo contribuiu com ensino e aprendizagem daqueles estudantes. Dessa forma, os resultados do trabalho apontam positivamente para a utilização do jogo Trilha Geometria, pois mostrou interação entre os estudantes, como também com o recurso concreto utilizado, além disso, os discentes conseguiram responder as questões relacionadas ao jogo, colocando em prática o que foi estudado na teoria, corroborando para o ensino e aprendizagem. Em que, proporcionou aos discentes uma vivência que os levaram a construção de uma aprendizagem relevante para o seu processo educativo.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Freire Batista, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Ana Naiara Sousa dos Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Luiza Geyslly Araujo Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Patrícia de Souza Moura, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda em Educação - FACED/ UFC. Mestra em Ensino - PPGE/ UERN. Professora de Matemática na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC/CE, pós- graduanda em gestão escolar (administração, supervisão, orientação e inspeção) pela FAVENI, especialista em Matemática e Física pela Faculdade Juazeiro do Norte - FJN. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Cedro (2016). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, Ensino e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Trigonometria, Cálculo Diferencial e Integral, Tecnologias no ensino de Matemática, dificuldades de aprendizagem, Matemática, interação, lúdico, Ensino de Matemática e Educação Matemática. Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

BATISTA, M. A. F.; SANTOS, A. N. S. dos; LIMA, L. G. A.; DE SOUZA MOURA, P. TRILHA GEOMÉTRICA: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE POLÍGONOS. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 31, p. 1–14, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i31.10562. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10562. Acesso em: 22 dez. 2024.