TRILHA GEOMÉTRICA: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE POLÍGONOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.10562

Palavras-chave:

Trilha Geométrica, Polígono, Ensino de Geometria, Relato de Experiência

Resumo

Desde a antiguidade, a Geometria vem sendo discutida e estudada, devido às necessidades da humanidade em compreender e solucionar problemas do dia a dia. O presente trabalho tem como objetivo principal discutir sobre o Ensino de Geometria, no estudo de Polígonos, utilizando o jogo Trilha Geométrica. De forma específica, identificar as principais dificuldades no ensino e aprendizagem de Polígonos. Contribuir com o ensino e aprendizagem de Geometria, no conteúdo de Polígonos, usando o jogo Trilha Geométrica. E refletir sobre a utilização de jogos concretos. A pesquisa é de cunho quantitativa e foi desenvolvida com 21 (vinte e um) estudantes da turma de 9º ano de uma escola municipal de tempo parcial localizada no município de Iguatu no estado do Ceará. Diante do exposto, foi planejada e aplicada uma aula sobre o conteúdo introdutório de Polígonos, no qual abordou as ideias acerca da definição das figuras, dos elementos, dos polígonos convexos e côncavos, regulares, e a nomenclatura de acordo com a quantidade de lados. Nesse sentido, para ajudar no entendimento, foi entregue a cada discente um resumo sobre o assunto da aula e por fim, ocorreu a aplicação do jogo Trilha Geométrica. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de questionário, contendo 10 (dez) perguntas de múltipla escolha, com o propósito de compreender, naquele contexto, o desenvolvimento da aula, bem como se o jogo contribuiu com ensino e aprendizagem daqueles estudantes. Dessa forma, os resultados do trabalho apontam positivamente para a utilização do jogo Trilha Geometria, pois mostrou interação entre os estudantes, como também com o recurso concreto utilizado, além disso, os discentes conseguiram responder as questões relacionadas ao jogo, colocando em prática o que foi estudado na teoria, corroborando para o ensino e aprendizagem. Em que, proporcionou aos discentes uma vivência que os levaram a construção de uma aprendizagem relevante para o seu processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Aparecida Freire Batista, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Ana Naiara Sousa dos Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Luiza Geyslly Araujo Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Patrícia de Souza Moura, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda em Educação - FACED/ UFC. Mestra em Ensino - PPGE/ UERN. Professora de Matemática na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC/CE, pós- graduanda em gestão escolar (administração, supervisão, orientação e inspeção) pela FAVENI, especialista em Matemática e Física pela Faculdade Juazeiro do Norte - FJN. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Cedro (2016). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, Ensino e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Trigonometria, Cálculo Diferencial e Integral, Tecnologias no ensino de Matemática, dificuldades de aprendizagem, Matemática, interação, lúdico, Ensino de Matemática e Educação Matemática. Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES.

Referências

BARROS, Lilian Débora de Oliveira. Análise de um jogo como recurso didático para o ensino da geometria: jogo dos polígonos. 2012. 102f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12653. Acesso em: 24 de jun. de 2023.

BECKENBACH, Ana Cláudia Spengler; LOUREIRO, Arthur Leguissamo Medeiros; SANTOS, Nelitiane Soares dos; FREITAS, Fabrício Monte. Os benefícios da utilização de jogos e materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de matemática no ensino presencial e remoto. In: XIV Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Pelotas, p. 7-8. 21 jul. 2021. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/egem2021/files/2021/07/033.pdf. Acesso em: 26 jun. 2022.

BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blucher, 1974.

BRASIL, Gutemberg Leão; AGUIAR, Igor Pereira; SILVA, Josenildo Rodrigues da; CAIRES, Nielson Honório. Um panorama sobre a utilização da modelagem matemática no ensino da geometria / An overview of the use of mathematical modeling in geometry education. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 7, n. 8, p. 76537-76553, 4 ago. 2021. South Florida Publishing LLC. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n8-057. Acesso em: 1 nov. 2023.

FONTOURA, Monique Thérèze Schulz; LIMA, Rafaela Freire; SANTOS, Aline de Sousa dos; PEREIRA, Rosalina Maria de Magalhães. Aplicabilidade de jogos educativos com alunos do segundo segmento do ensino fundamental do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. In: Anais VII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, p. 1-6, 2009. Disponível em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1556.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.

GOMES, Izilda Baraviera. Jogos como recursos pedagógicos no ensino da Geometria: uma experiência com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Tapejara: Paraná, 2013.

KALEFF, Ana Maria. Tomando o Ensino da Geometria em Nossas Mãos... Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Blumenau, 1994. Disponível em: https://www.academia.edu/3569397/Kaleff_A_M_M_R_Tomando_o_Ensino_da_Geometria_em_Nossas_M%C3%A3os_Educa%C3%A7%C3%A3o_Matem%C3%A1tica_em_Revista_Sociedade_Brasileira_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_Matem%C3%A1tica_Blumenau_2_1994_pp_19_25. Acesso em: 12 de junho de 2022.

LIMA, Reidylla Maria Santos de. Polygons: um jogo para auxiliar no estudo dos polígonos. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Palmares, 2021. Disponível em: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3445. Acesso em: 1 nov. 2023.

LORENZATO, Sergio Apparecido. Porque não ensinar Geometria. Sbem, Campinas, 1995. Disponível em: http://professoresdematematica.com.br/wa_files/0_20POR_20QUE_20NAO_20ENSINAR_20GEOMETRIA.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. Disponível em: http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1428/minayo__2001.pdf. Acesso em: 24 de jun. de 2023.

PEREZ, Geraldo. Pressupostos e reflexões teoricas e metodologicas da pesquisa participante no ensino de geometria para as camadas populares. 1991. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575848. Acesso em: 1 nov. 2023.

PIASESKI, Claudete Maria. A Geometria no Ensino Fundamental.2010. f.36. TCC (Graduação) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI, Campos Erechim, 2010. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/1271.pdf. Acesso em: 10 jun. 2002.

SILVA, Alessandra Gaspar. Concepção de lúdico dos professores de Educação Física Infantil. 2011. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Graduação em Educação Física, Departamento de Estudos do Movimento Humano da Universidade Estadual de Londrina., Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/cefe/demh/portal/pages/arquivos/TCC/2011/Alessandra_Gaspar_LEF200_2011.pdf. Acesso em: 09 de maio de 2022.

SILVA, Joanna D’arc Bispo da. O uso dos jogos no ensino da matemática. 2022. 220 f.. TCC (Graduação) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. Disponível em: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3845. Acesso em: 24 de jun. de 2023.

TEOTONIO, Ermeson Epaminondas de Sousa. Avaliação de Jogos Educacionais: Um Estudo de Caso com os Jogos TuxMath e Gnumch. Centro de Informática Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/15705/1/EEST03082018.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

BATISTA, M. A. F.; SANTOS, A. N. S. dos; LIMA, L. G. A.; DE SOUZA MOURA, P. TRILHA GEOMÉTRICA: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE POLÍGONOS. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 31, p. 1–14, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i31.10562. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10562. Acesso em: 21 nov. 2024.