Programa de Educação Tutorial (PET – Educação)
contribuições para a formação docente dos alunos do CECITEC-UECE
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8500Palavras-chave:
Formação de professores, Docência, Educação TutorialResumo
O Programa de Educação Tutorial (PET) destaca-se pelo seu caráter dinâmico, pautado nos princípios básicos de ensino, pesquisa e extensão O objetivo do presente trabalho é avaliar as contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET-Educação) para a formação docente dos alunos do CECITEC – UECE. Este estudo adota uma abordagem do tipo mista (quanti-qualitativo). O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado disponibilizado via Google Forms. Os participantes compuseram uma amostra de 26 alunos, formada por atuais bolsistas, ex-bolsistas, voluntários e ex-voluntários do programa. Utilizou-se uma análise baseada na estatística descritiva para a etapa quantitativa e análise de conteúdo para a etapa qualitativa. Após a coleta e análise dos dados, foi destacado que o PET-Educação por meio das suas atividades extracurriculares envolvendo ensino, pesquisa e extensão tiveram uma importante contribuição na formação profissional e pessoal dos discentes do CECITEC-UECE.
Downloads
Referências
BRASIL. Manual de orientações básicas. Brasília, DF: MEC, 2016.
BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas em seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 13 dez. 2012.
BRITO, A. D. et al. A influência do Programa de Educação Tutorial (PET) na formação profissional dos alunos do curso de agronomia IFPA-Castanhal. In: COINTER, 3., 2018, Castanhal. Anais [...]. Castanhal: Cointer, 2018.
CARVALHO, C. R. et al. O Programa de Educação Tutorial (PET) no contexto da crise econômica brasileira. Revista Extensão em Foco, Teresina, v. 1, n. 15, p. 28-45, 2018. DOI: https://doi.org/10.5380/ef.v1i15.52730
FEITOSA, R. A.; DIAS, A. M. I. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET) para a formação de graduandos em Biologia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, p. 169-190, 2019. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.819
FLEITH, D. S.; COSTA JÚNIOR, A. L.; ALENCAR, E. M. L. S. The Tutorial Education Program: an honors program for Brazilian undergraduate students. Journal of the National Collegiate Honors Council, Lincoln, v. 13, n. 2, p. 47-53, 2012.
GALVÃO, M. C. B.; PLUYE, P.; RICARTE, I. L. M. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. INCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p 4-24, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24
MELO FILHO, J. F. Programa de Educação Tutorial: trajetória, desafios e articulações. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial, Três Lagoas, v. 1, n. 1, p. 33-56, 2019.
PASCHOAL, N. S. et al. As contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET) em aspectos de formação de professores de Química. In: CONEDU, 4., 2018, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Conedu, 2018.
PERES, S. et al. O Programa de Educação Tutorial no contexto da graduação em Computação: perfis, percepções e reflexões. In: WEI, 22., 2014, Brasília, DF. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2014.
SANTOS, P. M. F. Vivenciando as práticas pedagógicas e refletindo os processos da arte na educação básica. In: CONEDU, 5., 2019, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Conedu, 2019.
SILVA, J. B. A. P. et al. Evolução e contribuições do Programa de Educação Tutorial: análise recente do PET no curso de Ciências Econômicas da UFMG. Revista Multiface, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 53-81, 2020. DOI: https://doi.org/10.29327/223163.8.1-3
SILVA, M. M. F. et al. O PET Educação no contexto da formação acadêmica: as licenciaturas em evidência. Revista de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. 3, p. 1499-1516, 2017. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10593
SOUZA, R. M.; GOMES JÚNIOR, S. R. Programa de Educação Tutorial: avanços na formação em Física no Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 1501-1505, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11173711577
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cosmo Mauro de Oliveira, Daniel Azevedo de Brito, Silvina Pimentel Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.