Programa de Educação Tutorial (PET – Educação)

contribuições para a formação docente dos alunos do CECITEC-UECE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8500

Palavras-chave:

Formação de professores, Docência, Educação Tutorial

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) destaca-se pelo seu caráter dinâmico, pautado nos princípios básicos de ensino, pesquisa e extensão O objetivo do presente trabalho é avaliar as contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET-Educação) para a formação docente dos alunos do CECITEC – UECE. Este estudo adota uma abordagem do tipo mista (quanti-qualitativo). O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado disponibilizado via Google Forms. Os participantes compuseram uma amostra de 26 alunos, formada por atuais bolsistas, ex-bolsistas, voluntários e ex-voluntários do programa. Utilizou-se uma análise baseada na estatística descritiva para a etapa quantitativa e análise de conteúdo para a etapa qualitativa. Após a coleta e análise dos dados, foi destacado que o PET-Educação por meio das suas atividades extracurriculares envolvendo ensino, pesquisa e extensão tiveram uma importante contribuição na formação profissional e pessoal dos discentes do CECITEC-UECE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cosmo Mauro de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC - UECE). Cursando Especialização em Biologia Molecular pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação. Professor de Ciências e Matemática na educação básica no município de Tauá-CE. 

Daniel Azevedo de Brito, Universidade Estadual do Ceará

Biólogo, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFC), Doutorando em Educação (UECE) e Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará, campus CECITEC-UECE.

Silvina Pimentel Silva, Universidade Estadual do Ceará

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Pedagoga, mestrado e doutorado em educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Pós-doutorado em educação na Universidade de Brasília - UNB.

Referências

BRASIL. Manual de orientações básicas. Brasília, DF: MEC, 2016.

BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas em seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 13 dez. 2012.

BRITO, A. D. et al. A influência do Programa de Educação Tutorial (PET) na formação profissional dos alunos do curso de agronomia IFPA-Castanhal. In: COINTER, 3., 2018, Castanhal. Anais [...]. Castanhal: Cointer, 2018.

CARVALHO, C. R. et al. O Programa de Educação Tutorial (PET) no contexto da crise econômica brasileira. Revista Extensão em Foco, Teresina, v. 1, n. 15, p. 28-45, 2018. DOI: https://doi.org/10.5380/ef.v1i15.52730

FEITOSA, R. A.; DIAS, A. M. I. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET) para a formação de graduandos em Biologia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, p. 169-190, 2019. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.819

FLEITH, D. S.; COSTA JÚNIOR, A. L.; ALENCAR, E. M. L. S. The Tutorial Education Program: an honors program for Brazilian undergraduate students. Journal of the National Collegiate Honors Council, Lincoln, v. 13, n. 2, p. 47-53, 2012.

GALVÃO, M. C. B.; PLUYE, P.; RICARTE, I. L. M. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. INCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p 4-24, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24

MELO FILHO, J. F. Programa de Educação Tutorial: trajetória, desafios e articulações. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial, Três Lagoas, v. 1, n. 1, p. 33-56, 2019.

PASCHOAL, N. S. et al. As contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET) em aspectos de formação de professores de Química. In: CONEDU, 4., 2018, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Conedu, 2018.

PERES, S. et al. O Programa de Educação Tutorial no contexto da graduação em Computação: perfis, percepções e reflexões. In: WEI, 22., 2014, Brasília, DF. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2014.

SANTOS, P. M. F. Vivenciando as práticas pedagógicas e refletindo os processos da arte na educação básica. In: CONEDU, 5., 2019, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Conedu, 2019.

SILVA, J. B. A. P. et al. Evolução e contribuições do Programa de Educação Tutorial: análise recente do PET no curso de Ciências Econômicas da UFMG. Revista Multiface, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 53-81, 2020. DOI: https://doi.org/10.29327/223163.8.1-3

SILVA, M. M. F. et al. O PET Educação no contexto da formação acadêmica: as licenciaturas em evidência. Revista de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. 3, p. 1499-1516, 2017. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10593

SOUZA, R. M.; GOMES JÚNIOR, S. R. Programa de Educação Tutorial: avanços na formação em Física no Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 1501-1505, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11173711577

Publicado

2022-12-25

Como Citar

OLIVEIRA, C. M. de; BRITO, D. A. de; SILVA, S. P. Programa de Educação Tutorial (PET – Educação): contribuições para a formação docente dos alunos do CECITEC-UECE. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8500, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8500. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8500. Acesso em: 21 nov. 2024.