Programa de Educação Tutorial (PET – Educação)

contribuições para a formação docente dos alunos do CECITEC-UECE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8500

Palavras-chave:

Formação de professores, Docência, Educação Tutorial

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) destaca-se pelo seu caráter dinâmico, pautado nos princípios básicos de ensino, pesquisa e extensão O objetivo do presente trabalho é avaliar as contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET-Educação) para a formação docente dos alunos do CECITEC – UECE. Este estudo adota uma abordagem do tipo mista (quanti-qualitativo). O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado disponibilizado via Google Forms. Os participantes compuseram uma amostra de 26 alunos, formada por atuais bolsistas, ex-bolsistas, voluntários e ex-voluntários do programa. Utilizou-se uma análise baseada na estatística descritiva para a etapa quantitativa e análise de conteúdo para a etapa qualitativa. Após a coleta e análise dos dados, foi destacado que o PET-Educação por meio das suas atividades extracurriculares envolvendo ensino, pesquisa e extensão tiveram uma importante contribuição na formação profissional e pessoal dos discentes do CECITEC-UECE.

Downloads


Biografia do Autor

Cosmo Mauro de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC - UECE). Cursando Especialização em Biologia Molecular pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação. Professor de Ciências e Matemática na educação básica no município de Tauá-CE. 

Daniel Azevedo de Brito, Universidade Estadual do Ceará

Biólogo, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFC), Doutorando em Educação (UECE) e Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará, campus CECITEC-UECE.

Silvina Pimentel Silva, Universidade Estadual do Ceará

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Pedagoga, mestrado e doutorado em educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Pós-doutorado em educação na Universidade de Brasília - UNB.

Referências

BRASIL. Manual de orientações básicas. Brasília, DF: MEC, 2016.

BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas em seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 13 dez. 2012.

BRITO, A. D. et al. A influência do Programa de Educação Tutorial (PET) na formação profissional dos alunos do curso de agronomia IFPA-Castanhal. In: COINTER, 3., 2018, Castanhal. Anais [...]. Castanhal: Cointer, 2018.

CARVALHO, C. R. et al. O Programa de Educação Tutorial (PET) no contexto da crise econômica brasileira. Revista Extensão em Foco, Teresina, v. 1, n. 15, p. 28-45, 2018. DOI: https://doi.org/10.5380/ef.v1i15.52730

FEITOSA, R. A.; DIAS, A. M. I. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET) para a formação de graduandos em Biologia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, p. 169-190, 2019. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.819

FLEITH, D. S.; COSTA JÚNIOR, A. L.; ALENCAR, E. M. L. S. The Tutorial Education Program: an honors program for Brazilian undergraduate students. Journal of the National Collegiate Honors Council, Lincoln, v. 13, n. 2, p. 47-53, 2012.

GALVÃO, M. C. B.; PLUYE, P.; RICARTE, I. L. M. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. INCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p 4-24, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24

MELO FILHO, J. F. Programa de Educação Tutorial: trajetória, desafios e articulações. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial, Três Lagoas, v. 1, n. 1, p. 33-56, 2019.

PASCHOAL, N. S. et al. As contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET) em aspectos de formação de professores de Química. In: CONEDU, 4., 2018, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Conedu, 2018.

PERES, S. et al. O Programa de Educação Tutorial no contexto da graduação em Computação: perfis, percepções e reflexões. In: WEI, 22., 2014, Brasília, DF. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2014.

SANTOS, P. M. F. Vivenciando as práticas pedagógicas e refletindo os processos da arte na educação básica. In: CONEDU, 5., 2019, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Conedu, 2019.

SILVA, J. B. A. P. et al. Evolução e contribuições do Programa de Educação Tutorial: análise recente do PET no curso de Ciências Econômicas da UFMG. Revista Multiface, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 53-81, 2020. DOI: https://doi.org/10.29327/223163.8.1-3

SILVA, M. M. F. et al. O PET Educação no contexto da formação acadêmica: as licenciaturas em evidência. Revista de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 21, n. 3, p. 1499-1516, 2017. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10593

SOUZA, R. M.; GOMES JÚNIOR, S. R. Programa de Educação Tutorial: avanços na formação em Física no Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 1501-1505, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11173711577

Publicado

2022-12-25

Como Citar

OLIVEIRA, C. M. de; BRITO, D. A. de; SILVA, S. P. Programa de Educação Tutorial (PET – Educação): contribuições para a formação docente dos alunos do CECITEC-UECE. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8500, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8500. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8500. Acesso em: 26 mar. 2025.