Catálogo de publicações refente ao ano 2017
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v2i3.3741Palavras-chave:
Catálogo, Educação & Formação, ArtigosResumo
Com o ano de referencia 2017, o catálogo constitui-se um compendio com as referências de todos os artigos publicados em 2017 pela revista Educação & Formação, nas normas da ABNT, o que facilita a consulta e citação dos textos publicados.
Downloads
Referências
ARANHA, A. V.; DANIEL, I. A dialética dos saberes produzidos e mobilizados no trabalho: a atividade do trabalho como princípio educativo. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 33-55, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/135 Acesso em: 02 mai. 2017.
ARAÚJO, R. M.; ESTEVES, M. M. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121 Acesso em: 02 jan. 2017.
BARBOSA, A.; CASSIANI, S. Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em ciências biológicas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 52-71, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/123 Acesso em: 02 jan. 2017.
BASTOS, L.; EITERER, C. L. Reconfiguração das relações de gênero e cotidiano das mulheres educandas da EJA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 42-53, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/158 Acesso em: 01 set. 2017.
BIERHALZ, C. D.; FELCHER, C. D.; DIAS, L. Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 75-94, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/137 Acesso em: 02 mai. 2017.
CÁ, C. M.; CÁ, L. A questão da formação dos professores do ensino básico na Guiné-Bissau: desafios e perspectivas do governo nos anos de 1975-1986. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 20-32, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/134 Acesso em: 02 mai. 2017.
CARDOSO, E.; NUNES, C. O plano nacional de formação de professores da educação básica (PARFOR): o ideal e a realidade vigente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 54-69, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/159 Acesso em: 01 set. 2017.
CARVALHO, A. D.; CAVALCANTI, A. L.; FEITOSA, M. S. O observatório da educação (obeduc) e sua contribuição para a formação docente na UFPI. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 70-86, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/160 Acesso em: 01 set. 2017.
CORRÊA, P. S.; BARRETO, B. Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 104-123, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126 Acesso em: 02 jan. 2017.
FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161 Acesso em: 01 set. 2017.
FELIPPE, M.; SILVA, A. F. Prática teatral no ensino de ciências: limites e possibilidades. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 147-163, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/141 Acesso em: 02 mai. 2017.
GARCIA, L.; MACHADO, I. Recursos didáticos utilizados por professores de escolas rurais de um município mato-grossense nas décadas de 1980 e 1990. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 139-152, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/164 Acesso em: 01 set. 2017.
GONÇALVES, Y.; NOGUEIRA, E. G. A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 87-103, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/125 Acesso em: 02 jan. 2017.
KULCSAR, M.-J.; FRANCO, R. l’art-thérapie à médiation jeu de sable comme stratégie d’amélioration de l’alexithymie d’une population alcoolodépendante. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 17-41, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/156 Acesso em: 01 set. 2017.
MARQUES, J. Além da história, a tradição oral: considerações sobre o ensino de história da áfrica na educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 164-182, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/142 Acesso em: 02 mai. 2017.
MARTÍN, L.; PÉREZ, M. C.; ESTEBAN, M. C. La formación inicial de profesores en matemáticas y su influencia en la mejora educativa de alumnado con necesidades específicas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 03-19, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/133 Acesso em: 02 mai. 2017.
MARTINS, H.; CARNEIRO, K.; ASSIS, E. Colonização e ocupação em vilhena-ro (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 123-138, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/163 Acesso em: 01 set. 2017.
MEDEIROS NETA, O.; SILVA, N. M. A professora Lourdes Guilherme e o canto orfeônico na escola industrial de Natal (1945-1968). Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 153-164, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/165 Acesso em: 01 set. 2017.
MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122 Acesso em: 02 jan. 2017.
NASCIMENTO, M. I.; GRACINO, E. A presença norte-americana em terras brasileiras e a relação imigração, trabalho e educação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 56-74, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/136 Acesso em: 02 mai. 2017.
NASCIMENTO, M.; CALSA, G. C. Velhice e juventude: revisão da produção acadêmica brasileira acerca de suas representações sociais (2005-2015). Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 131-143, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/140 Acesso em: 02 mai. 2017.
PENA, A. Formação de professores de educação infantil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 72-86, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124 Acesso em: 02 jan. 2017.
PEREIRA, A.; RIBEIRO, C. S. A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 95-110, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138 Acesso em: 02 mai. 2017.
PINHEIRO, B. C.; SANTOS, C.; PENELUC, M. A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 181-203, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129 Acesso em: 02 jan. 2017.
SANTOS, A. A racionalidade coletiva como paradigma organizativo do mst. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 111-130, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/139 Acesso em: 02 mai. 2017.
SANTOS, J.; SILVA, M. K. da; MELO, S. A democratização do acesso ao ensino superior: considerações sobre a adesão da uern ao exame nacional do ensino médio. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 165-185, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/180 Acesso em: 01 set. 2017.
SENA, F.; KULESZA, W. O ensino secundário na imprensa do nordeste (1873-1874): um debate nos jornais do Maranhão e de Pernambuco. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 143-159, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/127 Acesso em: 02 jan. 2017.
SILVA, C. N.; MUELLER, S. A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 101-122, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162 Acesso em: 01 set. 2017.
SILVA, N.; AGUIAR, M. da C. Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 124-142, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/144 Acesso em: 02 jan. 2017.
THEMELIS, S. Education and equality: debunking the myth of meritocracy. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 03-17, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/120 Acesso em: 02 jan. 2017.
THERRIEN, J.; AZEVEDO, M. R.; LACERDA, C. A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 186-199, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/166 Acesso em: 01 set. 2017.
TORRES, J. M. Exclusión social y educación superior: la respuesta pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 03-16, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/157 Acesso em: 01 set. 2017.
XEREZ, A. S.; COSTA, F. J.; SANTOS, J. D. Educação profissional integrada ao nível médio no Ceará: reformas e contradições. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 204-223, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/130 Acesso em: 02 jan. 2017.
ZUIN, A. L.; DIAS, J. Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 160-180, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128 Acesso em: 02 jan. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.