Catálogo de publicações refente ao ano 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v2i3.3741

Palavras-chave:

Catálogo, Educação & Formação, Artigos

Resumo

Com o ano de referencia 2017, o catálogo constitui-se um compendio com as referências de todos os artigos publicados em 2017 pela revista Educação & Formação, nas normas da ABNT, o que facilita a consulta e citação dos textos publicados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Luiz de Oliveira Barreto, Universidade Estadual do Ceará

Pós Doutorado (em andamento) no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal da Paraíba - PPGE/UFPB. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009). Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (1992), graduação em Licenciatura Curta em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (1989). Integrante do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES) e do Projeto OBEDUC. Coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Pedagogia/UECE, 2014-2018). Atua profissionalmente como professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, ministrando as seguintes disciplinas: Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I e Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II. No Curso de Pedagogia. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Educação Matemática, Informática Educativa, Formação de Professores.

Referências

ABREU, S.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; SILVA, S. Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 183-194, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/143 Acesso em: 02 mai. 2017.

ARANHA, A. V.; DANIEL, I. A dialética dos saberes produzidos e mobilizados no trabalho: a atividade do trabalho como princípio educativo. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 33-55, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/135 Acesso em: 02 mai. 2017.

ARAÚJO, R. M.; ESTEVES, M. M. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121 Acesso em: 02 jan. 2017.

BARBOSA, A.; CASSIANI, S. Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em ciências biológicas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 52-71, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/123 Acesso em: 02 jan. 2017.

BASTOS, L.; EITERER, C. L. Reconfiguração das relações de gênero e cotidiano das mulheres educandas da EJA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 42-53, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/158 Acesso em: 01 set. 2017.

BIERHALZ, C. D.; FELCHER, C. D.; DIAS, L. Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 75-94, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/137 Acesso em: 02 mai. 2017.

CÁ, C. M.; CÁ, L. A questão da formação dos professores do ensino básico na Guiné-Bissau: desafios e perspectivas do governo nos anos de 1975-1986. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 20-32, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/134 Acesso em: 02 mai. 2017.

CARDOSO, E.; NUNES, C. O plano nacional de formação de professores da educação básica (PARFOR): o ideal e a realidade vigente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 54-69, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/159 Acesso em: 01 set. 2017.

CARVALHO, A. D.; CAVALCANTI, A. L.; FEITOSA, M. S. O observatório da educação (obeduc) e sua contribuição para a formação docente na UFPI. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 70-86, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/160 Acesso em: 01 set. 2017.

CORRÊA, P. S.; BARRETO, B. Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 104-123, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126 Acesso em: 02 jan. 2017.

FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161 Acesso em: 01 set. 2017.

FELIPPE, M.; SILVA, A. F. Prática teatral no ensino de ciências: limites e possibilidades. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 147-163, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/141 Acesso em: 02 mai. 2017.

GARCIA, L.; MACHADO, I. Recursos didáticos utilizados por professores de escolas rurais de um município mato-grossense nas décadas de 1980 e 1990. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 139-152, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/164 Acesso em: 01 set. 2017.

GONÇALVES, Y.; NOGUEIRA, E. G. A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 87-103, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/125 Acesso em: 02 jan. 2017.

KULCSAR, M.-J.; FRANCO, R. l’art-thérapie à médiation jeu de sable comme stratégie d’amélioration de l’alexithymie d’une population alcoolodépendante. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 17-41, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/156 Acesso em: 01 set. 2017.

MARQUES, J. Além da história, a tradição oral: considerações sobre o ensino de história da áfrica na educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 164-182, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/142 Acesso em: 02 mai. 2017.

MARTÍN, L.; PÉREZ, M. C.; ESTEBAN, M. C. La formación inicial de profesores en matemáticas y su influencia en la mejora educativa de alumnado con necesidades específicas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 03-19, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/133 Acesso em: 02 mai. 2017.

MARTINS, H.; CARNEIRO, K.; ASSIS, E. Colonização e ocupação em vilhena-ro (1960-1980): percursos e percalços históricos na constituição da educação vilhenense. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 123-138, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/163 Acesso em: 01 set. 2017.

MEDEIROS NETA, O.; SILVA, N. M. A professora Lourdes Guilherme e o canto orfeônico na escola industrial de Natal (1945-1968). Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 153-164, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/165 Acesso em: 01 set. 2017.

MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122 Acesso em: 02 jan. 2017.

NASCIMENTO, M. I.; GRACINO, E. A presença norte-americana em terras brasileiras e a relação imigração, trabalho e educação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 56-74, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/136 Acesso em: 02 mai. 2017.

NASCIMENTO, M.; CALSA, G. C. Velhice e juventude: revisão da produção acadêmica brasileira acerca de suas representações sociais (2005-2015). Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 131-143, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/140 Acesso em: 02 mai. 2017.

PENA, A. Formação de professores de educação infantil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 72-86, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124 Acesso em: 02 jan. 2017.

PEREIRA, A.; RIBEIRO, C. S. A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 95-110, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138 Acesso em: 02 mai. 2017.

PINHEIRO, B. C.; SANTOS, C.; PENELUC, M. A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 181-203, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129 Acesso em: 02 jan. 2017.

SANTOS, A. A racionalidade coletiva como paradigma organizativo do mst. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, mai./ago., p. 111-130, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/139 Acesso em: 02 mai. 2017.

SANTOS, J.; SILVA, M. K. da; MELO, S. A democratização do acesso ao ensino superior: considerações sobre a adesão da uern ao exame nacional do ensino médio. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 165-185, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/180 Acesso em: 01 set. 2017.

SENA, F.; KULESZA, W. O ensino secundário na imprensa do nordeste (1873-1874): um debate nos jornais do Maranhão e de Pernambuco. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 143-159, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/127 Acesso em: 02 jan. 2017.

SILVA, C. N.; MUELLER, S. A dimensão formativa da revisão por pares em diferentes áreas do conhecimento: prós e contras segundo os laureados da ciência brasileira. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 101-122, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/162 Acesso em: 01 set. 2017.

SILVA, N.; AGUIAR, M. da C. Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 124-142, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/144 Acesso em: 02 jan. 2017.

THEMELIS, S. Education and equality: debunking the myth of meritocracy. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 03-17, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/120 Acesso em: 02 jan. 2017.

THERRIEN, J.; AZEVEDO, M. R.; LACERDA, C. A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 186-199, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/166 Acesso em: 01 set. 2017.

TORRES, J. M. Exclusión social y educación superior: la respuesta pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 03-16, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/157 Acesso em: 01 set. 2017.

XEREZ, A. S.; COSTA, F. J.; SANTOS, J. D. Educação profissional integrada ao nível médio no Ceará: reformas e contradições. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 204-223, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/130 Acesso em: 02 jan. 2017.

ZUIN, A. L.; DIAS, J. Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 160-180, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128 Acesso em: 02 jan. 2017.

Publicado

2017-09-01

Como Citar

BARRETO, A. L. de O. Catálogo de publicações refente ao ano 2017. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 6, 2017. DOI: 10.25053/redufor.v2i3.3741. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3741. Acesso em: 26 abr. 2024.