Catálogo de publicações de 2018
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9set/dez.3098Palavras-chave:
Educação, Formação de professores, DocênciaResumo
O Catálogo de Publicaçãoes de 2018 é uma compilação de todos os artigos veiculados no referido ano, em ordem alfabética e seguindo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Downloads
Referências
ALVES, F.; SIMÃO, A. M.; LEITINHO, M. Ação tutorial no ensino superior: experiência com alunos maiores de 23 em uma instituição pública de Portugal. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 44-65, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/171/153 Acesso em: 02018.
ARAÚJO, F. M.; PINHEIRO, F. F.; DE SOUSA, J. O projeto “Escola sem partido” e o ensino de história no Brasil: inquietações do tempo presente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 141-158, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/860/763 Acesso em: 01 set. 2018.
BARON, M.; GAYA, A.; KRUG, S. B. Programa educativo sobre úlcera por pressão com equipes de enfermagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 124-136, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/175/157 Acesso em: 02018.
BAUER, C.; DANTAS, Fortaleza, v. Um instante da presença política e sindical dos professores maranhenses na história social da educação brasileira (1985-1986). Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 162-181, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/177/159 Acesso em: 02 jan. 2018.
BERRIBILI, E.; MILL, D. Impacto cognitivo do uso intensivo da internet: a autonomia dos estudos com dispositivos na adolescência. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 177-188, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/862/765 Acesso em: 01 set. 2018.
BURGUENO, R.; CICILIA, Álvaro; MEDINA-CASAUBON, J. Motivación educativa del profesorado de educación secundaria durante su periodo de formación inicial docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 03-15, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/167/150 Acesso em: 02 jan. 2018.
SILVA, M. M. da; GUEDES, T. Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 102-120, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/182/761 Acesso em: 01 set. 2018.
DARSIE, C.; HILLESHEIM, B.; WEBER, D. L.; ROSA, R. DE C. A produção da mulher ideal no filme Ela: Questões sobre gênero e performatividade no cinema. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 189-203, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/852/766 Acesso em: 01 set. 2018.
FERREIRA, E. M.; MUNIZ, D. M.; OLIVEIRA JÚNIOR, O. Sequências didáticas, tecnologias e aprendizagem de língua portuguesa na escola de ensino médio. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 71-87, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/857/759 Acesso em: 01 set. 2018.
FONSECA, E.; BIERHALZ, C. D. O Contexto local como elo entre ciências da natureza e educação do campo. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 66-84, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/172/154 Acesso em: 02 jan. 018.
GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856/758 Acesso em: 01 set. 2018.
JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, Fortaleza, v. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858/760 Acesso em: 01 set. 2018.
LEIS, G. Importancia de la motivación en un aula de un centro de educación compensatoria. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 24-43, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/170/152 Acesso em: 02 jan. 2018.
LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 153-170, 2018. Disponível em: Acesso em: 02 mai. 2018.
LÓPEZ, M. Grupos de trabajo, un medio para mejorar los rendimientos en el área de CCSS en secundaria a través de las TIC. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 16-23, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/169/151 Acesso em: 02 jan. 2018.
GARCÍA, D. M.; LOPEZ, I. G.; ESLAVA-SUANES, M. D. El fútbol como estrategia para el desarrollo de la inteligencia emocional del alumnado de educación primaria: una experiencia didáctica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 17-36, 2018. Disponível em: Acesso em: 02 mai. 2018.
MENDES, P. K.; MOREIRA, J. A desvinculação das receitas da união (DRU) e suas implicações para o financiamento da educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 75-97, 2018. Disponível em: Acesso em: 02 mai. 2018.
MUÑOZ, J. M. La importancia de otros elementos de la didáctica de la música. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 20-35, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/216/756 Acesso em: 01 set. 2018.
AQUINO, P. O. de; MARTINS, C. A. As múltiplas linguagens na educação infantil: uma experiência na formação inicial de professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 36-54, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/211/757 Acesso em: 01 set. 2018.
OLIVEIRA, L. M.; ARAGÃO, P. C. As questões étnico-raciais nas histórias em quadrinhos e as Práticas educativas na formação inicial docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 171-190, 2018. Disponível em: Acesso em: 02 mai. 2018.
OLIVEIRA, L. L.; MARTINIAK, V. L. Liberdade, igualdade e democracia: o ideário republicano e a educação das mulheres no início do século XX no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 159-176, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/861/764 Acesso em: 01 set. 2018.
OLMO-EXTREMERA, M.; SEGOVIA, J. La resiliencia a partir de las relaciones profesionales en centros educativos desafiantes. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 3-19, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/864/755 Acesso em: 01 set. 2018.
ORIANI, A. Entre limites geográficos e pedagógicos: organização do trabalho escolar nas escolas isoladas e nos grupos escolares (São Paulo, 1892-1950). Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 104-123, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/174/156 Acesso em: 02 jan. 2018.
QUIXADA, L.; LINS, S. G.; TAVARES, A. C. O Lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor: e relato de pesquisa em uma escola pública em Fortaleza-CE. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 182-199, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/178/160 Acesso em: 02 jan. 2018.
RIOS, P. P.; CARDOSO, H.; DIAS, A. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo Queer. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 98-117, 2018. Disponível em: Acesso em: 02 mai. 2018.
ROCHA, M.; OLIVEIRA, C. D. Intolerância religiosa, educação e diálogo: Geografia escolar e os dilemas do cotidiano. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 200-219, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/179/161 Acesso em: 02 jan. 2018.
RODRIGUES, E.; MARANGON, M. L.; DAMICO, J. G. A poesia como cuidado de si: formação e educação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 85-103, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/173/155 Acesso em: 02 jan. 2018.
SILVA, F.; RIOS, J. A. Narrativas de si na iniciação à docência: O PIBID como espaço e tempo formativos. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 57-74, 2018. Disponível em: Acesso em: 02 mai. 2018.
SILVA, L.; SANTOS, A. A prática pedagógica dos professores que lecionam a EJA no município de Ibirataia–BA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 191-209, 2018. Disponível em: Acesso em: 02 mai. 2018.
SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859/762 Acesso em: 01 set. 2018.
SOUZA MARIA, L.; FONTOURA, H. Docência inicial em educação de jovens e adultos e a potência da narrativa como dispositivo de formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 118-137, 2018. Disponível em: Acesso em: 02 mai. 2018.
SOUZA, F. das C. S.; PONTES, J. de F.; MOURA, G. A. Palco e resiliência: narrativas de artistas de teatro de Mossoró - RN. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 138-152, 2018. Disponível em: Acesso em: 02 mai. 2018.
TRIGUERO, I. M. Gamificación y tecnologías como recursos y estrategias innovadores para la enseñanza y aprendizaje de la historia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 3-16, 2018. Disponível em: Acesso em: 02 mai. 2018.
VASCONCELOS, J. G.; FIALHO, L.; LOPES, T. M. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 210-223, 2018. Disponível em: Acesso em: 02 mai. 2018.
VASCONCELOS, M. C.; PAIVA, P. Como educar os filhos na casa: a educação doméstica no jornal a Mãi de familia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 37-56, 2018. Disponível em: Acesso em: 02 mai. 2018.
ZENAIDE, M. de N. Educação em direitos humanos e democracia: história, trajetórias e desafios nos quinze anos do PNEDH. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 137-161, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/176/158 Acesso em: 02 jan. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Karla Angelica Silva do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.