Os impactos do Pibid na formação de estudantes dos cursos de licenciatura: estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15317

Palavras-chave:

Formação de professores, Licenciatura, Iniciação à docência

Resumo

Objetiva-se neste artigo apresentar e discutir os principais resultados alcançados por relevantes pesquisas que analisam os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na formação dos licenciandos. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática do tipo estado do conhecimento, tendo como referencial teórico para a discussão dos dados importantes estudos nacionais e internacionais que abordam a formação de professores. Entre outros aspectos, os artigos analisados evidenciam que o Programa fortalece a práxis, enriquece a aprendizagem profissional da docência e contribui para o trabalho colaborativo entre os envolvidos nos subprojetos. Todavia, os trabalhos indicam também algumas limitações e desafios do Programa, especialmente no que diz respeito à relação universidade-escola, à identificação das condições de trabalho docente nas instituições públicas e à falta de formação dos supervisores para atuarem no Programa.

 

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Biografia do Autor

Natalia Neves Macedo Deimling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Campo Mourão. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da UTFPR. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do grupo de estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas da UTFPR.

Maria Eduarda da Silva Cruz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licencianda em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. Membro do grupo de estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas.

Geovanna Bezerra Favarin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licencianda em Química pela UTFPR, campus Campo Mourão. Estudante voluntária de iniciação científica (PIBIC UTFPR). Membro do grupo de estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas. Contribuição de autoria: Seleção, organização e análise de dados, escrita/redação e organização metodológica.

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Publicado

2025-07-23

Como Citar

NEVES MACEDO DEIMLING, N.; CRUZ, M. E. da S.; FAVARIN, G. B. Os impactos do Pibid na formação de estudantes dos cursos de licenciatura: estado do conhecimento. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e15317, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e15317. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15317. Acesso em: 5 dez. 2025.