Os impactos do Pibid na formação de estudantes dos cursos de licenciatura: estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15317Palavras-chave:
Formação de professores, Licenciatura, Iniciação à docênciaResumo
Objetiva-se neste artigo apresentar e discutir os principais resultados alcançados por relevantes pesquisas que analisam os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na formação dos licenciandos. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática do tipo estado do conhecimento, tendo como referencial teórico para a discussão dos dados importantes estudos nacionais e internacionais que abordam a formação de professores. Entre outros aspectos, os artigos analisados evidenciam que o Programa fortalece a práxis, enriquece a aprendizagem profissional da docência e contribui para o trabalho colaborativo entre os envolvidos nos subprojetos. Todavia, os trabalhos indicam também algumas limitações e desafios do Programa, especialmente no que diz respeito à relação universidade-escola, à identificação das condições de trabalho docente nas instituições públicas e à falta de formação dos supervisores para atuarem no Programa.
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