Coordenadoras pedagógicas iniciantes: a formação e os desafios da função no Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e14212Palavras-chave:
coordenadoras pedagógicas iniciantes, formação, desafiosResumo
Este artigo busca analisar a formação e os desafios existentes na mudança da função de professora para a de coordenadora pedagógica, no Maranhão. Tomamos como referência algumas constatações extraídas de uma pesquisa de Mestrado[1], de natureza qualitativa e exploratória, pautada no método histórico-dialético, concluída no ano de 2018. O aporte teórico teve a contribuição de: Lima (2017); Melo (2015), entre outros. Os achados desse estudo, que recorreu a entrevistas semiestruturadas realizada com três coordenadoras pedagógicas, de Rosário e Santa Inês, no Maranhão, apontam que, quando iniciantes, além de questões burocráticas e emergenciais estas coordenadoras enfrentaram outros desafios, como: ausência de formação específica, falta de autonomia e relacionamento interpessoal. Concluímos que mais políticas de apoio e de valorização devem ser construídas para que a identidade e prática destes profissionais sejam consolidadas nas escolas
[1] Mestrado em Educação, do Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão (PPGE- UFMA).
Downloads
Referências
ALVES, Nancy Nonato de Lima. Coordenação pedagógica na educação infantil: trabalho e identidade de profissional na rede municipal de ensino de Goiânia. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/5f36fb89-8448-4d52-ab15-56edd8f8cfb2. Acesso em: 30 ago. 2024.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho. O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de Almeida; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2001. p. 67-80.
DINIZ, Camila Castro. Formação continuada e prática de coordenadores pedagógicos no Maranhão: em cena o programa nacional escola de gestores. 2018. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Luís, 2018. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2540. Acesso em: 30 ago. 2024.
FERRI, Thais Helena Jordão Bartiromo. O trabalho e os desafios do professor coordenador na rede municipal de Rio claro. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 22013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/272a86ce-3044-4ed5-953a-5f8ef19527ce. Acesso em: 10 ago. 2024.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2009.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Da Pedagogia à coordenação pedagógica: um caminho a ser re-desenhado. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; CAMPOS, Elisabete F. Esteves (org.). A coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos, SP: Editora Universitária Leopoldianum, 2016, p.17-31. Disponível em: https://www.unisantos.br/wp-content/uploads/2017/04/A-coordena%C3%A7%C3%A3o-do-trabalho-pedag%C3%B3gico-na-escola-processos-e-pr%C3%A1ticas-interativo.pdf. Acesso em: 30 ago. 2024.
GOMBOEFF, Ana Lucia Madsen; PASSOS, Laurizete Ferragut. Inserção profissional do coordenador pedagógico: parceria colaborativa entre iniciantes e experientes a partir da pesquisa formação. Educação: teoria e Prática, v. 32, n. 65, e45. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062022000100313&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 set. 2024.
GOMBOEFF, Ana Lucia Madsen. Parceria colaborativa e mentoria entre coordenadores pedagógicos experientes e iniciantes a partir da pesquisa-formação: possibilidades de ação de indução profissional. Tese (Doutorado), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25790. Acesso em: 24 set. 2024.
GOODSON, Ivon F. A vida e o trabalho docente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. (org.) Vidas de Professores. Porto, Portugal: Porto Editora, 1995. p. 31-62.
LIMA, Thais Ripoli. Coordenadores pedagógicos iniciantes: pistas para uma atuação de qualidade. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional), Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9608710. Acesso em: 10 ago. 2024.
MELO, Silvana Faria de. Vivências do coordenador pedagógico iniciante no contexto escolar: sentidos e significados mediando a constituição de uma identidade profissional. 2015. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Taubaté- SP, 2015. Disponível em: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/941. Acesso em: 10 ago. 2024.
OLIVEIRA, L. M. M. Coordenador pedagógico iniciante: atuação, formação continuada e perspectivas para o seu desenvolvimento profissional. 2021. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista, Faculdades de Ciências e letras, Campus de Araraquara, SP, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/816c30eb-2290-4378-a07a-3b4b52a4ea7c. Acesso em: 24 set. 2024.
PEREIRA, Amarildo Gomes. A relação do coordenador pedagógico e o trabalho coletivo com os professores e diretores: desafios e possibilidades. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, 2013. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=343399. Acesso em: 05 ago. 2024.
RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha. O coordenador pedagógico na escola pública: dilemas, contradições e desafios de um profissional iniciante. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 59 - 78, mai./ago. 2016. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index. Acesso em: 27 ago. 2024.
SOUSA, Vera Lucia Trevisan de. O coordenador pedagógico e a constituição do grupo de professores. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de Almeida; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2001. p. 27-34.
WALDMANN, Ivanete Menegon. O professor coordenador pedagógico e a formação docente continuada: papéis, lugares e dilemas no contexto escolar. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Campus Taquaral, São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=37224. Acesso em: 05 ago. 2024.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Castro Diniz, Lélia Cristina Silveira de Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.