Coordenadoras pedagógicas iniciantes: a formação e os desafios da função no Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e14212

Palavras-chave:

coordenadoras pedagógicas iniciantes, formação, desafios

Resumo

Este artigo busca analisar a formação e os desafios existentes na mudança da função de professora para a de coordenadora pedagógica, no Maranhão. Tomamos como referência algumas constatações extraídas de uma pesquisa de Mestrado[1], de natureza qualitativa e exploratória, pautada no método histórico-dialético, concluída no ano de 2018. O aporte teórico teve a contribuição de: Lima (2017); Melo (2015), entre outros. Os achados desse estudo, que recorreu a entrevistas semiestruturadas realizada com três coordenadoras pedagógicas, de Rosário e Santa Inês, no Maranhão, apontam que, quando iniciantes, além de questões burocráticas e emergenciais estas coordenadoras enfrentaram outros desafios, como: ausência de formação específica, falta de autonomia e relacionamento interpessoal. Concluímos que mais políticas de apoio e de valorização devem ser construídas para que a identidade e prática destes profissionais sejam consolidadas nas escolas

[1] Mestrado em Educação, do Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão (PPGE- UFMA).

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Biografia do Autor

Camila Castro Diniz, Universidade Federal do Maranhão

Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão-PPGE/UFMA. Integrante do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente. Professora da Rede Municipal de Educação, Rosário- MA.

Lélia Cristina Silveira de Moraes, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão, no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFMA. Editora da Revista Educação e Emancipação.

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Publicado

2024-11-14

Como Citar

DINIZ, C. C.; MORAES, L. C. S. de. Coordenadoras pedagógicas iniciantes: a formação e os desafios da função no Maranhão. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e14212, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e14212. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14212. Acesso em: 22 dez. 2024.