Coordenadoras pedagógicas iniciantes: a formação e os desafios da função no Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e14212

Palavras-chave:

coordenadoras pedagógicas iniciantes, formação, desafios

Resumo

Este artigo busca analisar a formação e os desafios existentes na mudança da função de professora para a de coordenadora pedagógica, no Maranhão. Tomamos como referência algumas constatações extraídas de uma pesquisa de Mestrado[1], de natureza qualitativa e exploratória, pautada no método histórico-dialético, concluída no ano de 2018. O aporte teórico teve a contribuição de: Lima (2017); Melo (2015), entre outros. Os achados desse estudo, que recorreu a entrevistas semiestruturadas realizada com três coordenadoras pedagógicas, de Rosário e Santa Inês, no Maranhão, apontam que, quando iniciantes, além de questões burocráticas e emergenciais estas coordenadoras enfrentaram outros desafios, como: ausência de formação específica, falta de autonomia e relacionamento interpessoal. Concluímos que mais políticas de apoio e de valorização devem ser construídas para que a identidade e prática destes profissionais sejam consolidadas nas escolas

[1] Mestrado em Educação, do Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão (PPGE- UFMA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Castro Diniz, Universidade Federal do Maranhão

Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão-PPGE/UFMA. Integrante do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente. Professora da Rede Municipal de Educação, Rosário- MA.

Lélia Cristina Silveira de Moraes, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão, no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFMA. Editora da Revista Educação e Emancipação.

Referências

ALVES, Nancy Nonato de Lima. Coordenação pedagógica na educação infantil: trabalho e identidade de profissional na rede municipal de ensino de Goiânia. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/5f36fb89-8448-4d52-ab15-56edd8f8cfb2. Acesso em: 30 ago. 2024.

ALMEIDA, Laurinda Ramalho. O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de Almeida; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2001. p. 67-80.

DINIZ, Camila Castro. Formação continuada e prática de coordenadores pedagógicos no Maranhão: em cena o programa nacional escola de gestores. 2018. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Luís, 2018. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2540. Acesso em: 30 ago. 2024.

FERRI, Thais Helena Jordão Bartiromo. O trabalho e os desafios do professor coordenador na rede municipal de Rio claro. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 22013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/272a86ce-3044-4ed5-953a-5f8ef19527ce. Acesso em: 10 ago. 2024.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2009.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Da Pedagogia à coordenação pedagógica: um caminho a ser re-desenhado. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; CAMPOS, Elisabete F. Esteves (org.). A coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos, SP: Editora Universitária Leopoldianum, 2016, p.17-31. Disponível em: https://www.unisantos.br/wp-content/uploads/2017/04/A-coordena%C3%A7%C3%A3o-do-trabalho-pedag%C3%B3gico-na-escola-processos-e-pr%C3%A1ticas-interativo.pdf. Acesso em: 30 ago. 2024.

GOMBOEFF, Ana Lucia Madsen; PASSOS, Laurizete Ferragut. Inserção profissional do coordenador pedagógico: parceria colaborativa entre iniciantes e experientes a partir da pesquisa formação. Educação: teoria e Prática, v. 32, n. 65, e45. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062022000100313&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 set. 2024.

GOMBOEFF, Ana Lucia Madsen. Parceria colaborativa e mentoria entre coordenadores pedagógicos experientes e iniciantes a partir da pesquisa-formação: possibilidades de ação de indução profissional. Tese (Doutorado), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25790. Acesso em: 24 set. 2024.

GOODSON, Ivon F. A vida e o trabalho docente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. (org.) Vidas de Professores. Porto, Portugal: Porto Editora, 1995. p. 31-62.

LIMA, Thais Ripoli. Coordenadores pedagógicos iniciantes: pistas para uma atuação de qualidade. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional), Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9608710. Acesso em: 10 ago. 2024.

MELO, Silvana Faria de. Vivências do coordenador pedagógico iniciante no contexto escolar: sentidos e significados mediando a constituição de uma identidade profissional. 2015. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Taubaté- SP, 2015. Disponível em: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/941. Acesso em: 10 ago. 2024.

OLIVEIRA, L. M. M. Coordenador pedagógico iniciante: atuação, formação continuada e perspectivas para o seu desenvolvimento profissional. 2021. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista, Faculdades de Ciências e letras, Campus de Araraquara, SP, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/816c30eb-2290-4378-a07a-3b4b52a4ea7c. Acesso em: 24 set. 2024.

PEREIRA, Amarildo Gomes. A relação do coordenador pedagógico e o trabalho coletivo com os professores e diretores: desafios e possibilidades. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, 2013. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=343399. Acesso em: 05 ago. 2024.

RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha. O coordenador pedagógico na escola pública: dilemas, contradições e desafios de um profissional iniciante. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 59 - 78, mai./ago. 2016. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index. Acesso em: 27 ago. 2024.

SOUSA, Vera Lucia Trevisan de. O coordenador pedagógico e a constituição do grupo de professores. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de Almeida; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2001. p. 27-34.

WALDMANN, Ivanete Menegon. O professor coordenador pedagógico e a formação docente continuada: papéis, lugares e dilemas no contexto escolar. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Campus Taquaral, São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=37224. Acesso em: 05 ago. 2024.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado

2024-11-14

Como Citar

DINIZ, C. C.; MORAES, L. C. S. de. Coordenadoras pedagógicas iniciantes: a formação e os desafios da função no Maranhão. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e14212, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e14212. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14212. Acesso em: 21 nov. 2024.