Análise da produção acadêmica brasileira sobre o campo da formação docente: reflexões à luz da sociologia configuracional de Norbert Elias
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11156Palavras-chave:
Formação docente, Sociologia e educação, Produção científica, Estado da arte, Processo civilizadorResumo
Este estudo teve objetivou analisar a produção acadêmica brasileira sobre a utilização das teorias de Norbert Elias no campo da formação docente, buscando compreender seus impactos e reverberações. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases: SciELO, Lilacs e Periódico Capes. Destaca-se que as produções que compuseram o estado da arte analisado são recentes, iniciando-se no ano de 2018 e incipientes, sendo encontrados oito estudos. Embora Norbert Elias não tenha analisado diretamente a formação docente, suas teorias imbricam-se às discussões educacionais, possibilitando reflexões sobre relações de interdependência entre futuros professores e docentes estabelecidos, compreendendo os tensionamentos inerentes ao campo da formação. Caso essa interdependência seja coercitiva, os futuros professores podem ter seu processo formativo impactado negativamente, como a inibição de sua autonomia e criatividade. Os mecanismos operacionais do campo educacional devem dirimir desequilíbrios coercitivos de poder, possibilitando ao futuro docente a vivência de diversas situações pedagógicas.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 5ª ed. Lisboa: Edições 70, 2011.
BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220 Acesso em: 10/02/2023. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
ELIAS, Norbert. The civilizing process. Oxford: Basil Blackwell, 1978.
ELIAS, Norbert. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 1980.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
FÁVERO, Altair Alberto; PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati. Contribuições de Norbert Elias para a formação de professores nas sociedades complexas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1598-1611, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10998 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10998
FEITOSA, Raphael Alves; DIAS, Ana Maria Iório. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: Contribuições do programa de educação tutorial (PET) para a formação de graduandos em Biologia. Educação & Formação, v. 4, n. 12, p. 169-190, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.819 Acesso em: 15 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.819
GATTI, Bernadete A. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 191-204, jul. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000200010 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000200010
HUNGER, Dagmar; ROSSI, Fernanda; SOUZA NETO, Samuel de. A teoria de Norbert Elias: uma análise do ser professor. Educação e pesquisa, v. 37, p. 697-710, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400002 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400002
LEÃO, Andréa Borges; LANDINI, Tatiana Savoia. 10 lições sobre Norbert Elias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.
MOURA, Diego Luz. Pesquisa Qualitativa: um guia prático para pesquisadores iniciantes. Curitiba: CRV, 2021. DOI: https://doi.org/10.24824/978655868612.5
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; SOUZA NETO, Samuel. A configuração do campo da formação de professores na educação física: do paradigma artesanal ao profissional. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 65-89, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202118 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202118
SILVA, Patrícia da Rosa Louzada; MONTIEL, Fabiana Celente; PINHEIRO, Eraldo dos Santos. Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. v. 14, n. 31, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620
SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira; BOTH, Jorge; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Configurações e relações estabelecidas no estágio curricular supervisionado de Educação Física. Journal of Physical Education, v. 29, n. 1, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2937 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2937
SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: aproximações com a teoria de Norbert Elias. Actualidades Investigativas en Educación, v. 18, n. 3, p. 681-701, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15517/aie.v18i3.34433 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.15517/aie.v18i3.34433
SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira et al. As implicações da configuração interdependente entre estagiários e professores supervisores no estágio curricular supervisionado em Educação Física. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 01-23, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59612 Acesso em: 15 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59612
SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. As relações no estágio curricular supervisionado em educação física: Uma pesquisa a partir das relações estabelecidos-outsiders de Norbert Elias. Movimento, v. 27, 2021a. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.108936 Acesso em: 15 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.108936
SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Configuração do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física–licenciatura: incursões e apontamentos a partir de Norbert Elias. Práxis Educativa, v. 16, p. 17-17, 2021b. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.108936 Acesso em: 20 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17537.066
SILVA, Fabrício Oliveira da; SOUZA, Geruza Ferreira Ribeiro de. Formação permanente de professores no cotidiano escolar: o real e o possível. Educação & Formação, v. 7, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8002 Acesso em: 20 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8002
SOBRINHO, Reginaldo Celio; KAUTSKY, Giselle Lemos Schmidel; PANTALEÃO, Edson. A sociologia figuracional como aporte teórico-metodológico: trabalho e formação docente em educação especial. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 41, p. 288-315, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/2238-1279.20180078 Acesso em: 15 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180078
SOUZA NETO, Samuel; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Por uma pedagogia da formação no estágio supervisionado: elementos para a sua compreensão na Educação Física. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, Vol. 14, nº. 30, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.625 Acesso em: 20 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.625
![](https://revistas.uece.br/public/journals/3/submission_11156_10153_coverImage_pt_BR.jpg)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 George Almeida Lima, Luiz Gustavo Bonatto Rufino
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.