Análise da produção acadêmica brasileira sobre o campo da formação docente: reflexões à luz da sociologia configuracional de Norbert Elias
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11156Palavras-chave:
Formação docente, Sociologia e educação, Produção científica, Estado da arte, Processo civilizadorResumo
Este estudo teve objetivou analisar a produção acadêmica brasileira sobre a utilização das teorias de Norbert Elias no campo da formação docente, buscando compreender seus impactos e reverberações. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases: SciELO, Lilacs e Periódico Capes. Destaca-se que as produções que compuseram o estado da arte analisado são recentes, iniciando-se no ano de 2018 e incipientes, sendo encontrados oito estudos. Embora Norbert Elias não tenha analisado diretamente a formação docente, suas teorias imbricam-se às discussões educacionais, possibilitando reflexões sobre relações de interdependência entre futuros professores e docentes estabelecidos, compreendendo os tensionamentos inerentes ao campo da formação. Caso essa interdependência seja coercitiva, os futuros professores podem ter seu processo formativo impactado negativamente, como a inibição de sua autonomia e criatividade. Os mecanismos operacionais do campo educacional devem dirimir desequilíbrios coercitivos de poder, possibilitando ao futuro docente a vivência de diversas situações pedagógicas.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 5ª ed. Lisboa: Edições 70, 2011.
BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220 Acesso em: 10/02/2023. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
ELIAS, Norbert. The civilizing process. Oxford: Basil Blackwell, 1978.
ELIAS, Norbert. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 1980.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
FÁVERO, Altair Alberto; PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati. Contribuições de Norbert Elias para a formação de professores nas sociedades complexas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1598-1611, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10998 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10998
FEITOSA, Raphael Alves; DIAS, Ana Maria Iório. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: Contribuições do programa de educação tutorial (PET) para a formação de graduandos em Biologia. Educação & Formação, v. 4, n. 12, p. 169-190, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.819 Acesso em: 15 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.819
GATTI, Bernadete A. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 191-204, jul. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000200010 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000200010
HUNGER, Dagmar; ROSSI, Fernanda; SOUZA NETO, Samuel de. A teoria de Norbert Elias: uma análise do ser professor. Educação e pesquisa, v. 37, p. 697-710, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400002 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400002
LEÃO, Andréa Borges; LANDINI, Tatiana Savoia. 10 lições sobre Norbert Elias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.
MOURA, Diego Luz. Pesquisa Qualitativa: um guia prático para pesquisadores iniciantes. Curitiba: CRV, 2021. DOI: https://doi.org/10.24824/978655868612.5
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; SOUZA NETO, Samuel. A configuração do campo da formação de professores na educação física: do paradigma artesanal ao profissional. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 65-89, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202118 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202118
SILVA, Patrícia da Rosa Louzada; MONTIEL, Fabiana Celente; PINHEIRO, Eraldo dos Santos. Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. v. 14, n. 31, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620
SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira; BOTH, Jorge; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Configurações e relações estabelecidas no estágio curricular supervisionado de Educação Física. Journal of Physical Education, v. 29, n. 1, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2937 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2937
SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: aproximações com a teoria de Norbert Elias. Actualidades Investigativas en Educación, v. 18, n. 3, p. 681-701, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15517/aie.v18i3.34433 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.15517/aie.v18i3.34433
SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira et al. As implicações da configuração interdependente entre estagiários e professores supervisores no estágio curricular supervisionado em Educação Física. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 01-23, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59612 Acesso em: 15 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59612
SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. As relações no estágio curricular supervisionado em educação física: Uma pesquisa a partir das relações estabelecidos-outsiders de Norbert Elias. Movimento, v. 27, 2021a. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.108936 Acesso em: 15 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.108936
SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Configuração do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física–licenciatura: incursões e apontamentos a partir de Norbert Elias. Práxis Educativa, v. 16, p. 17-17, 2021b. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.108936 Acesso em: 20 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17537.066
SILVA, Fabrício Oliveira da; SOUZA, Geruza Ferreira Ribeiro de. Formação permanente de professores no cotidiano escolar: o real e o possível. Educação & Formação, v. 7, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8002 Acesso em: 20 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8002
SOBRINHO, Reginaldo Celio; KAUTSKY, Giselle Lemos Schmidel; PANTALEÃO, Edson. A sociologia figuracional como aporte teórico-metodológico: trabalho e formação docente em educação especial. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 41, p. 288-315, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/2238-1279.20180078 Acesso em: 15 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180078
SOUZA NETO, Samuel; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Por uma pedagogia da formação no estágio supervisionado: elementos para a sua compreensão na Educação Física. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, Vol. 14, nº. 30, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.625 Acesso em: 20 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.625
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 George Almeida Lima, Luiz Gustavo Bonatto Rufino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.