Análise da produção acadêmica brasileira sobre o campo da formação docente: reflexões à luz da sociologia configuracional de Norbert Elias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11156

Palavras-chave:

Formação docente, Sociologia e educação, Produção científica, Estado da arte, Processo civilizador

Resumo

Este estudo teve objetivou analisar a produção acadêmica brasileira sobre a utilização das teorias de Norbert Elias no campo da formação docente, buscando compreender seus impactos e reverberações. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases: SciELO, Lilacs e Periódico Capes. Destaca-se que as produções que compuseram o estado da arte analisado são recentes, iniciando-se no ano de 2018 e incipientes, sendo encontrados oito estudos. Embora Norbert Elias não tenha analisado diretamente a formação docente, suas teorias imbricam-se às discussões educacionais, possibilitando reflexões sobre relações de interdependência entre futuros professores e docentes estabelecidos, compreendendo os tensionamentos inerentes ao campo da formação. Caso essa interdependência seja coercitiva, os futuros professores podem ter seu processo formativo impactado negativamente, como a inibição de sua autonomia e criatividade. Os mecanismos operacionais do campo educacional devem dirimir desequilíbrios coercitivos de poder, possibilitando ao futuro docente a vivência de diversas situações pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. É professor de Educação Física da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF), membro do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE\UECE) e membro do grupo de estudos em sociologia do esporte (GESOE/ULBRA). 

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Universidade Estadual de Campinas

Doutor (2018) em Ciências Motoras pela UNESP Rio Claro, com estação de pesquisa na Université de Montréal - UdeM - Canadá e Centro Interuniversitário de Pesquisa em Formação e Profissão Docente - CRIFPE (PDSE - CAPES). Bacharel (2010) e Graduado (2013) em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP Rio Claro e em Pedagogia (2020). Especialista em Docência do Ensino Superior (2013). Mestre do Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, área de concentração "Tecnologia nas Dinâmicas Corporais" (2012).

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 5ª ed. Lisboa: Edições 70, 2011.

BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220 Acesso em: 10/02/2023. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

ELIAS, Norbert. The civilizing process. Oxford: Basil Blackwell, 1978.

ELIAS, Norbert. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 1980.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

FÁVERO, Altair Alberto; PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati. Contribuições de Norbert Elias para a formação de professores nas sociedades complexas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1598-1611, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10998 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10998

FEITOSA, Raphael Alves; DIAS, Ana Maria Iório. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: Contribuições do programa de educação tutorial (PET) para a formação de graduandos em Biologia. Educação & Formação, v. 4, n. 12, p. 169-190, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.819 Acesso em: 15 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.819

GATTI, Bernadete A. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 191-204, jul. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000200010 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000200010

HUNGER, Dagmar; ROSSI, Fernanda; SOUZA NETO, Samuel de. A teoria de Norbert Elias: uma análise do ser professor. Educação e pesquisa, v. 37, p. 697-710, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400002 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400002

LEÃO, Andréa Borges; LANDINI, Tatiana Savoia. 10 lições sobre Norbert Elias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

MOURA, Diego Luz. Pesquisa Qualitativa: um guia prático para pesquisadores iniciantes. Curitiba: CRV, 2021. DOI: https://doi.org/10.24824/978655868612.5

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; SOUZA NETO, Samuel. A configuração do campo da formação de professores na educação física: do paradigma artesanal ao profissional. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 65-89, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202118 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202118

SILVA, Patrícia da Rosa Louzada; MONTIEL, Fabiana Celente; PINHEIRO, Eraldo dos Santos. Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. v. 14, n. 31, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620

SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira; BOTH, Jorge; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Configurações e relações estabelecidas no estágio curricular supervisionado de Educação Física. Journal of Physical Education, v. 29, n. 1, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2937 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2937

SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: aproximações com a teoria de Norbert Elias. Actualidades Investigativas en Educación, v. 18, n. 3, p. 681-701, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15517/aie.v18i3.34433 Acesso em: 10 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.15517/aie.v18i3.34433

SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira et al. As implicações da configuração interdependente entre estagiários e professores supervisores no estágio curricular supervisionado em Educação Física. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 01-23, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59612 Acesso em: 15 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59612

SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. As relações no estágio curricular supervisionado em educação física: Uma pesquisa a partir das relações estabelecidos-outsiders de Norbert Elias. Movimento, v. 27, 2021a. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.108936 Acesso em: 15 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.108936

SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Configuração do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física–licenciatura: incursões e apontamentos a partir de Norbert Elias. Práxis Educativa, v. 16, p. 17-17, 2021b. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.108936 Acesso em: 20 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17537.066

SILVA, Fabrício Oliveira da; SOUZA, Geruza Ferreira Ribeiro de. Formação permanente de professores no cotidiano escolar: o real e o possível. Educação & Formação, v. 7, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8002 Acesso em: 20 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8002

SOBRINHO, Reginaldo Celio; KAUTSKY, Giselle Lemos Schmidel; PANTALEÃO, Edson. A sociologia figuracional como aporte teórico-metodológico: trabalho e formação docente em educação especial. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 41, p. 288-315, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/2238-1279.20180078 Acesso em: 15 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180078

SOUZA NETO, Samuel; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Por uma pedagogia da formação no estágio supervisionado: elementos para a sua compreensão na Educação Física. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, Vol. 14, nº. 30, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.625 Acesso em: 20 de fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.625

Publicado

2023-12-28

Como Citar

LIMA, G. A.; RUFINO, L. G. B. Análise da produção acadêmica brasileira sobre o campo da formação docente: reflexões à luz da sociologia configuracional de Norbert Elias. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11156, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11156. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11156. Acesso em: 21 nov. 2024.