Decisões de uma universidade federal referente à formação na graduação durante a pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10828Palavras-chave:
Covid-19, Educação, Pandemia, Implicações na formaçãoResumo
O objetivo deste estudo é descrever as principais decisões que a universidade implementou para garantir a qualidade da formação no período de enfrentamento da Covid-19 a partir de um estudo documental em fontes de acesso público da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com corte temporal de março de 2020 a junho de 2022. A questão norteadora foi: quais as principais decisões que a universidade vem tendo para garantir qualidade da formação no período de enfrentamento da Covid-19? Foram analisados 75 documentos – resoluções, notas e comunicados; as principais medidas foram referentes às mudanças na modalidade de ensino: remoto, híbrido e aulas presenciais, além de medidas sanitárias para a proteção do corpo docente e discente, e liberação de auxílios para beneficiar estudantes em vulnerabilidade. Diante disso, entende-se que as decisões tomadas pela universidade durante a pandemia visaram reduzir os impactos nas áreas social, da saúde e da educação dos acadêmicos.
Downloads
Referências
ANTUNES, J.; PORTO, B. S.; QUEIROZ, Z. F. Análise do desenvolvimento temático de estudos relacionando educação e covid-19. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e253710, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248253710por
BRASIL. Como se proteger?, 8 abr. 2021a. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/como-se-proteger. Acesso em: 3 mar. 2022.
BRASIL. O que é a Covid-19?, 8 abr. 2021b. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus. Acesso em 3 mar. 2022.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008.
BRASIL. Portaria nº 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - Covid-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 mar. 2020a.
BRASIL. Portaria nº 1.038, de 7 de dezembro de 2021. Altera a Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meio digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e a Portaria MEC nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020, que dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 dez. 2020b.
CAMACHO, A. C. L. F.; SOUZA, V. M. F. Educational Technologies in hybrid Nursing education. Research, Society and Development, [S.l.], v. 10, n. 9, p. e40210918192, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i9.18192. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18192. Acesso em: 29 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18192
CENTRO de Operações de Emergência. Boletim epidemiológico Covid-19 2020-2022. Rio de Janeiro, mar. 2022.
GUSSO, H. L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, e238957, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/es.238957
LIMA, F. B. Ensino remoto em tempos de Covid-19: percepções de alunos do curso de Letras. Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 19, n. 34, p. 60-78, 2020. DOI: 10.12957/palimpsesto.2020.54136. DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54136
PAHO. Brasil confirma primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus. Paho, 26 fev. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/node/69303#:~:text=Trata%2Dse%20de%20um%20homem,21%20de%20fevereiro%20deste%20ano. Acesso em: 30 mar. 2022.
PASINI, C. G. D.; CARVALHO, E.; ALMEIDA, L. H. C. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Universidade Federal de Santa Maria. Observatório Socioeconômico da Covid-19, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 11 jun. 2022.
RIO DE JANEIRO. Decreto nº 46.970, 13 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (Covid-19), do regime de trabalho do servidor público e contratado, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 47, 13 mar. 2020.
SILVA, C. M. et al. Covid-19 pandemic, emergency remote teaching and Nursing Now: challenges for nursing education. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 42, n. spe, e20200248, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200248
SILVA, E. R. O ensino híbrido no contexto das escolas públicas brasileiras: contribuições e desafios. Porto das Letras, Porto Nacional, v. 3, n. 1, p. 151-164, 2018.
SILVA, M. Q.; FUMES, N. L. F. Precarização do ensino na pandemia da Covid-19: impactos na inclusão do universitário com deficiência visual. Educação Formação, Fortaleza, v. 8, e8658, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e8658. Acesso em: 23 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e8658
SOUZA, P. R.; ANDRADE, M. C. F. Modelos de rotação do ensino híbrido: estações de trabalho e sala de aula invertida. Revista e-TECH: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 3-16, 2016. DOI: 10.18624/e-tech.v9i1.773. DOI: https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i1.773
UFRJ. Coronavírus: UFRJ suspende aulas por período indeterminado. Conexão UFRJ, Rio de Janeiro, 2020a.
UFRJ. Diretrizes para o retorno presencial pleno da UFRJ, de março de 2022. Rio de Janeiro: UFRJ, 2022a.
UFRJ. Estratégia de testagem na retomada de atividades presenciais, de maio de 2022. Rio de Janeiro: UFRJ, 2022b.
UFRJ. Justiça Federal ratifica autonomia da UFRJ sobre retorno ao ensino presencial – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2021a.
UFRJ. Nota sobre ação civil pública do MPF acerca de retorno de aulas presenciais – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2021b. Disponível em: https://ufrj.br/2021/07/nota-sobre-acao-civil-publica-do-mpf-acerca-de-retorno-de-aulas-presenciais/. Acesso em: 5 de set. 2022.
UFRJ. Nota sobre retorno às aulas presenciais – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2021c. Disponível em: https://ufrj.br/2021/11/nota-sobre-retorno-as-aulas-presenciais/. Acesso em: 20 jun. 2022.
UFRJ. Nota Técnica sobre o retorno presencial de todas as atividades da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2022c. Disponível em: https://coronavirus.ufrj.br/wp-content/uploads/2022/02/Nota-Te%CC%81cnica-Retorno-Presencial-GT-Coronavirus.pdf. Acesso em: 23 jun. 2022.
UFRJ. Orientações para elaboração do plano de retorno gradual das atividades didáticas práticas na graduação. 1ª versão. Rio de Janeiro, jul. 2021d. Acesso em: 20 jun. 2022.
UFRJ. Orientações para elaboração do plano de retorno gradual das atividades didáticas práticas na graduação. 2ª versão. Rio de Janeiro, out. 2021e. Acesso em: 20 jun. 2022.
UFRJ. PR7 - Pró-Reitoria de Políticas Estudantis. Edital de Seleção nº 102/2021. Programa de Auxílio Inclusão Digital. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2021f.
UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 1/2020, de 15 de abril de 2020. Resolução emergencial sobre colação de grau durante período de pandemia da Covid-19. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2020b.
UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução nº 2/2019. Regulamenta a Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2019.
UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 2/2020, de 15 de abril de 2020. Resolução emergencial sobre defesa de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação durante período de duração da pandemia da COVID-19. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2020c.
UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 2/2021, de 24 de fevereiro de 2021. Resolução emergencial da atribuição das Unidades Acadêmicas em permitir o desenvolvimento de estágios de até 30 horas semanais durante o período de duração da pandemia da Covid-19. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2021g.
UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 3/2020, de 17 de junho de 2020. Dispõe sobre a adoção de períodos letivos excepcionais e autorização de ensino remoto, bem como de outras atividades pedagógicas não presenciais, como soluções transitórias para o Ensino de Graduação na UFRJ, em função dos efeitos da Pandemia da Covid-19, e dá outras providências. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2020d.
UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 4/2020, de 19 de junho de 2020. Resolução complementar, que estabelece Diretrizes e Normas complementares à Resolução 03/2020, que trata das atividades acadêmicas de Ensino de Graduação durante o período da pandemia da COVID-19. Rio de Janeiro, RJ: Conselho de Ensino de Graduação, 2020e.
UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 05/2021, de 7 de junho de 2021. Fixa as épocas para os atos da Administração Acadêmica no ano de 2021. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2021h.
UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 6/2020, de 22 de julho de 2020. Resolução complementar à Resolução CEG 3/2020, que estabelece Diretrizes e Normas complementares, dos Estágio Curriculares e extracurriculares para os cursos de graduação da UFRJ durante o período da pandemia da Covid-19. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2020f.
UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução nº 7/2021, de 28 de outubro de 2021. Dispõe sobre as regras de funcionamento do ano letivo de 2021 a ser realizado em modalidade remota. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2021i.
UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução nº 9/2020, de 7 de outubro de 2020. Dispõe sobre as regras de transição entre o Período Letivo Excepcional e reinício do ano letivo de 2020 na modalidade remota. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2020g.
UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 9/2021, de 21 de outubro de 2021. Altera a Resolução 07 de 2021 e dispõe sobre o funcionamento para o segundo período letivo de 2021 a ser realizado em modalidade híbrida. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2021j.
UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 10/2020, de 6 de novembro de 2020. Fixa as épocas para os atos da Administração Acadêmica no ano de 2020 após o Período Letivo Excepcional (PLE). Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2020h.
UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 13/2021. Altera a Resolução 7 de 2021 e dispõe sobre frequência e avaliação das atividades pedagógicas para o segundo período letivo de 2021, a ser realizado em modalidade híbrida. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2021k.
UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução nº 15/1971. Normas sobre disciplina, inscrição em disciplinas, avaliação do aproveitamento, desistência de inscrição e trancamento de matrícula. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 1971.
UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução nº 27/2022, de 30 de março de 2022. Dispõe sobre as regras de funcionamento do ano letivo de 2022 a ser realizado em modalidade presencial. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2022d.
UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho Universitário. Resolução nº 6/2021, de 13 de maio de 2021. Estabelece o calendário das atividades acadêmicas de ensino de graduação, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio para o ano letivo de 2021. Rio de Janeiro: Conselho Universitário, 2021l.
UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho Universitário. Resolução nº 14/2020, de 8 de outubro de 2020. Estabelece o calendário das atividades acadêmicas não presenciais de Ensino para o ano letivo de 2020 após o Período Letivo Excepcional (PLE). Rio de Janeiro: Conselho Universitário, 2020i.
UFRJ. Tutorial Período Letivo Excepcional. Rio de Janeiro: UFRJ, 2020j. Disponível em: https://graduação.ufrj.br/index.php/571-pro-reitoria-institucional/publicacoes/1583-tutorial-periodo-letivo-excepcional-2020. Acesso em: 18 jun. 2022.
UFRJ. UFRJ apresenta proposta de retorno às aulas presenciais – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2021m. Disponível em:https://ufrj.br/2021/09/ufrj-apresenta-proposta-de-retorno-as-aulas-presenciais/. Acesso em: 5 set. 2022.
UFRJ. UFRJ e outras dez instituições se manifestam a favor do retorno presencial – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: https://ufrj.br/2022/02/ufrj-e-outras-dez-instituicoes-se-manifestam-a-favor-do-retorno-presencial/#:~:text=Nesta%20quarta%2Dfeira%2C%209%2F. Acesso em: 5 set. 22.
UFRJ. UFRJ lança auxílios para estudantes durante a pandemia. Conexão UFRJ, Rio de Janeiro, 2020k. Disponível em: https://conexao.ufrj.br/2020/05/ufrj-lanca-auxilios-para-estudantes-durante-a-pandemia/. Acesso em: 21 jun. 2022.
UFRJ. UFRJ lança programa de inclusão digital para ensino remoto emergencial. Conexão UFRJ, Rio de Janeiro, 2020l. Disponível em:https://conexao.ufrj.br/2020/06/ufrj-lanca-programa-de-inclusao-digital-para-ensino-remoto-emergencial. Acesso em: 30 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rejane Eleuterio Ferreira, Daniella da Silva de Souza, Rafaela Liz de Castro dos Santos Santos, Ana Luisa Rodrigues Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.