Decisões de uma universidade federal referente à formação na graduação durante a pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10828

Palavras-chave:

Covid-19, Educação, Pandemia, Implicações na formação

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever as principais decisões que a universidade implementou para garantir a qualidade da formação no período de enfrentamento da Covid-19 a partir de um estudo documental em fontes de acesso público da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com corte temporal de março de 2020 a junho de 2022. A questão norteadora foi: quais as principais decisões que a universidade vem tendo para garantir qualidade da formação no período de enfrentamento da Covid-19? Foram analisados 75 documentos – resoluções, notas e comunicados; as principais medidas foram referentes às mudanças na modalidade de ensino: remoto, híbrido e aulas presenciais, além de medidas sanitárias para a proteção do corpo docente e discente, e liberação de auxílios para beneficiar estudantes em vulnerabilidade. Diante disso, entende-se que as decisões tomadas pela universidade durante a pandemia visaram reduzir os impactos nas áreas social, da saúde e da educação dos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Eleuterio Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência do cuidado a Saúde, Enfermeirea e docente da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ).

Daniella da Silva de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Acadêmica de enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ)

Rafaela Liz de Castro dos Santos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Acadêmica de enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ)

Ana Luisa Rodrigues Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Acadêmica de enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ)

Referências

ANTUNES, J.; PORTO, B. S.; QUEIROZ, Z. F. Análise do desenvolvimento temático de estudos relacionando educação e covid-19. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e253710, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248253710por

BRASIL. Como se proteger?, 8 abr. 2021a. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/como-se-proteger. Acesso em: 3 mar. 2022.

BRASIL. O que é a Covid-19?, 8 abr. 2021b. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus. Acesso em 3 mar. 2022.

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008.

BRASIL. Portaria nº 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - Covid-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 mar. 2020a.

BRASIL. Portaria nº 1.038, de 7 de dezembro de 2021. Altera a Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meio digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e a Portaria MEC nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020, que dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 dez. 2020b.

CAMACHO, A. C. L. F.; SOUZA, V. M. F. Educational Technologies in hybrid Nursing education. Research, Society and Development, [S.l.], v. 10, n. 9, p. e40210918192, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i9.18192. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18192. Acesso em: 29 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18192

CENTRO de Operações de Emergência. Boletim epidemiológico Covid-19 2020-2022. Rio de Janeiro, mar. 2022.

GUSSO, H. L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, e238957, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/es.238957

LIMA, F. B. Ensino remoto em tempos de Covid-19: percepções de alunos do curso de Letras. Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 19, n. 34, p. 60-78, 2020. DOI: 10.12957/palimpsesto.2020.54136. DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.54136

PAHO. Brasil confirma primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus. Paho, 26 fev. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/node/69303#:~:text=Trata%2Dse%20de%20um%20homem,21%20de%20fevereiro%20deste%20ano. Acesso em: 30 mar. 2022.

PASINI, C. G. D.; CARVALHO, E.; ALMEIDA, L. H. C. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Universidade Federal de Santa Maria. Observatório Socioeconômico da Covid-19, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 11 jun. 2022.

RIO DE JANEIRO. Decreto nº 46.970, 13 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (Covid-19), do regime de trabalho do servidor público e contratado, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 47, 13 mar. 2020.

SILVA, C. M. et al. Covid-19 pandemic, emergency remote teaching and Nursing Now: challenges for nursing education. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 42, n. spe, e20200248, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200248

SILVA, E. R. O ensino híbrido no contexto das escolas públicas brasileiras: contribuições e desafios. Porto das Letras, Porto Nacional, v. 3, n. 1, p. 151-164, 2018.

SILVA, M. Q.; FUMES, N. L. F. Precarização do ensino na pandemia da Covid-19: impactos na inclusão do universitário com deficiência visual. Educação Formação, Fortaleza, v. 8, e8658, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e8658. Acesso em: 23 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e8658

SOUZA, P. R.; ANDRADE, M. C. F. Modelos de rotação do ensino híbrido: estações de trabalho e sala de aula invertida. Revista e-TECH: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 3-16, 2016. DOI: 10.18624/e-tech.v9i1.773. DOI: https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i1.773

UFRJ. Coronavírus: UFRJ suspende aulas por período indeterminado. Conexão UFRJ, Rio de Janeiro, 2020a.

UFRJ. Diretrizes para o retorno presencial pleno da UFRJ, de março de 2022. Rio de Janeiro: UFRJ, 2022a.

UFRJ. Estratégia de testagem na retomada de atividades presenciais, de maio de 2022. Rio de Janeiro: UFRJ, 2022b.

UFRJ. Justiça Federal ratifica autonomia da UFRJ sobre retorno ao ensino presencial – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2021a.

UFRJ. Nota sobre ação civil pública do MPF acerca de retorno de aulas presenciais – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2021b. Disponível em: https://ufrj.br/2021/07/nota-sobre-acao-civil-publica-do-mpf-acerca-de-retorno-de-aulas-presenciais/. Acesso em: 5 de set. 2022.

UFRJ. Nota sobre retorno às aulas presenciais – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2021c. Disponível em: https://ufrj.br/2021/11/nota-sobre-retorno-as-aulas-presenciais/. Acesso em: 20 jun. 2022.

UFRJ. Nota Técnica sobre o retorno presencial de todas as atividades da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2022c. Disponível em: https://coronavirus.ufrj.br/wp-content/uploads/2022/02/Nota-Te%CC%81cnica-Retorno-Presencial-GT-Coronavirus.pdf. Acesso em: 23 jun. 2022.

UFRJ. Orientações para elaboração do plano de retorno gradual das atividades didáticas práticas na graduação. 1ª versão. Rio de Janeiro, jul. 2021d. Acesso em: 20 jun. 2022.

UFRJ. Orientações para elaboração do plano de retorno gradual das atividades didáticas práticas na graduação. 2ª versão. Rio de Janeiro, out. 2021e. Acesso em: 20 jun. 2022.

UFRJ. PR7 - Pró-Reitoria de Políticas Estudantis. Edital de Seleção nº 102/2021. Programa de Auxílio Inclusão Digital. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2021f.

UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 1/2020, de 15 de abril de 2020. Resolução emergencial sobre colação de grau durante período de pandemia da Covid-19. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2020b.

UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução nº 2/2019. Regulamenta a Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2019.

UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 2/2020, de 15 de abril de 2020. Resolução emergencial sobre defesa de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação durante período de duração da pandemia da COVID-19. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2020c.

UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 2/2021, de 24 de fevereiro de 2021. Resolução emergencial da atribuição das Unidades Acadêmicas em permitir o desenvolvimento de estágios de até 30 horas semanais durante o período de duração da pandemia da Covid-19. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2021g.

UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 3/2020, de 17 de junho de 2020. Dispõe sobre a adoção de períodos letivos excepcionais e autorização de ensino remoto, bem como de outras atividades pedagógicas não presenciais, como soluções transitórias para o Ensino de Graduação na UFRJ, em função dos efeitos da Pandemia da Covid-19, e dá outras providências. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2020d.

UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 4/2020, de 19 de junho de 2020. Resolução complementar, que estabelece Diretrizes e Normas complementares à Resolução 03/2020, que trata das atividades acadêmicas de Ensino de Graduação durante o período da pandemia da COVID-19. Rio de Janeiro, RJ: Conselho de Ensino de Graduação, 2020e.

UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 05/2021, de 7 de junho de 2021. Fixa as épocas para os atos da Administração Acadêmica no ano de 2021. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2021h.

UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 6/2020, de 22 de julho de 2020. Resolução complementar à Resolução CEG 3/2020, que estabelece Diretrizes e Normas complementares, dos Estágio Curriculares e extracurriculares para os cursos de graduação da UFRJ durante o período da pandemia da Covid-19. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2020f.

UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução nº 7/2021, de 28 de outubro de 2021. Dispõe sobre as regras de funcionamento do ano letivo de 2021 a ser realizado em modalidade remota. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2021i.

UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução nº 9/2020, de 7 de outubro de 2020. Dispõe sobre as regras de transição entre o Período Letivo Excepcional e reinício do ano letivo de 2020 na modalidade remota. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2020g.

UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 9/2021, de 21 de outubro de 2021. Altera a Resolução 07 de 2021 e dispõe sobre o funcionamento para o segundo período letivo de 2021 a ser realizado em modalidade híbrida. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2021j.

UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 10/2020, de 6 de novembro de 2020. Fixa as épocas para os atos da Administração Acadêmica no ano de 2020 após o Período Letivo Excepcional (PLE). Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2020h.

UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução CEG nº 13/2021. Altera a Resolução 7 de 2021 e dispõe sobre frequência e avaliação das atividades pedagógicas para o segundo período letivo de 2021, a ser realizado em modalidade híbrida. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2021k.

UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução nº 15/1971. Normas sobre disciplina, inscrição em disciplinas, avaliação do aproveitamento, desistência de inscrição e trancamento de matrícula. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 1971.

UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução nº 27/2022, de 30 de março de 2022. Dispõe sobre as regras de funcionamento do ano letivo de 2022 a ser realizado em modalidade presencial. Rio de Janeiro: Conselho de Ensino de Graduação, 2022d.

UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho Universitário. Resolução nº 6/2021, de 13 de maio de 2021. Estabelece o calendário das atividades acadêmicas de ensino de graduação, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio para o ano letivo de 2021. Rio de Janeiro: Conselho Universitário, 2021l.

UFRJ. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho Universitário. Resolução nº 14/2020, de 8 de outubro de 2020. Estabelece o calendário das atividades acadêmicas não presenciais de Ensino para o ano letivo de 2020 após o Período Letivo Excepcional (PLE). Rio de Janeiro: Conselho Universitário, 2020i.

UFRJ. Tutorial Período Letivo Excepcional. Rio de Janeiro: UFRJ, 2020j. Disponível em: https://graduação.ufrj.br/index.php/571-pro-reitoria-institucional/publicacoes/1583-tutorial-periodo-letivo-excepcional-2020. Acesso em: 18 jun. 2022.

UFRJ. UFRJ apresenta proposta de retorno às aulas presenciais – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2021m. Disponível em:https://ufrj.br/2021/09/ufrj-apresenta-proposta-de-retorno-as-aulas-presenciais/. Acesso em: 5 set. 2022.

UFRJ. UFRJ e outras dez instituições se manifestam a favor do retorno presencial – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: https://ufrj.br/2022/02/ufrj-e-outras-dez-instituicoes-se-manifestam-a-favor-do-retorno-presencial/#:~:text=Nesta%20quarta%2Dfeira%2C%209%2F. Acesso em: 5 set. 22.

UFRJ. UFRJ lança auxílios para estudantes durante a pandemia. Conexão UFRJ, Rio de Janeiro, 2020k. Disponível em: https://conexao.ufrj.br/2020/05/ufrj-lanca-auxilios-para-estudantes-durante-a-pandemia/. Acesso em: 21 jun. 2022.

UFRJ. UFRJ lança programa de inclusão digital para ensino remoto emergencial. Conexão UFRJ, Rio de Janeiro, 2020l. Disponível em:https://conexao.ufrj.br/2020/06/ufrj-lanca-programa-de-inclusao-digital-para-ensino-remoto-emergencial. Acesso em: 30 jun. 2022.

Publicado

2023-12-13

Como Citar

FERREIRA, R. E.; SOUZA, D. da S. de; SANTOS, R. L. de C. dos S.; SANTOS, A. L. R. Decisões de uma universidade federal referente à formação na graduação durante a pandemia da Covid-19. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e10828, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e10828. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10828. Acesso em: 21 nov. 2024.