METÁFORA E COGNIÇÃO: RESULTADO DE UM ESTUDO DE CASO
Mots-clés :
Poesia, Metáfora, Cognição, AdolescenteRésumé
O texto literário usa de todas as modalidades da língua e de toda a criatividade do falante, o que lhe assegura a condição de ser o mais metafórico, o mais plástico dentre todos os textos: utópico e ideológico; sincrônico e diacrônico; poético e referencial; erudito e popular; acadêmico e experimental. Esta refinadíssima variação nos faz compreendê-lo e interpretá-lo como um laboratório de infinitos ensaios cujos conteúdo/forma remetem-nos à origem da palavra poesia (poíesis): criação e ao conceito aristotélico de língua como energeia: força em ação, vigor. Este ensaio, cujo aporte se inscreve no contexto desta compreensão do texto literário, apresenta o resultado de um estudo de caso sobre a compreensão da metáfora literária por adolescentes de 13 a 15 anos.
Téléchargements
Références
DELAS, D., FILLIOLET, J. Linguística e poética. São Paulo: Cultrix, 1975.
FRIEDRICH, H. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1991.
MARCUSCHI, L.A. O processo inferencial na compreensão de textos. Recife, 1989. Relatório final do projeto. Xerox.
OLIVEIRA, M.K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sociohistórico. São Paulo: Scipione, 1993.
FLAVELL, J.H. A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1988.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Aldo de Lima 2019
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).