METÁFORA E COGNIÇÃO: RESULTADO DE UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Aldo de Lima

Palavras-chave:

Poesia, Metáfora, Cognição, Adolescente

Resumo

O texto literário usa de todas as modalidades da língua e de toda a criatividade do falante, o que lhe assegura a condição de ser o mais metafórico, o mais plástico dentre todos os textos: utópico e ideológico; sincrônico e diacrônico; poético e referencial; erudito e popular; acadêmico e experimental. Esta refinadíssima variação nos faz compreendê-lo e interpretá-lo como um laboratório de infinitos ensaios cujos conteúdo/forma remetem-nos à origem da palavra poesia (poíesis): criação e ao conceito aristotélico de língua como energeia: força em ação, vigor. Este ensaio, cujo aporte se inscreve no contexto desta compreensão do texto literário, apresenta o resultado de um estudo de caso sobre a compreensão da metáfora literária por adolescentes de 13 a 15 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. Arte retórica. Livro III. Tradução de Antônio Pinto de Carvalho. Estudo introdutório de Godofredo Telles Junior. Introdução e notas de Jean Voilquin e Jean Capelle. 14. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d.
DELAS, D., FILLIOLET, J. Linguística e poética. São Paulo: Cultrix, 1975.
FRIEDRICH, H. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1991.
MARCUSCHI, L.A. O processo inferencial na compreensão de textos. Recife, 1989. Relatório final do projeto. Xerox.
OLIVEIRA, M.K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sociohistórico. São Paulo: Scipione, 1993.
FLAVELL, J.H. A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1988.

Downloads

Publicado

2019-09-14

Como Citar

DE LIMA, A. METÁFORA E COGNIÇÃO: RESULTADO DE UM ESTUDO DE CASO. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 3, n. 4, p. 13–22, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1833. Acesso em: 28 mar. 2024.