METÁFORA E COGNIÇÃO: RESULTADO DE UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Aldo de Lima

Palavras-chave:

Poesia, Metáfora, Cognição, Adolescente

Resumo

O texto literário usa de todas as modalidades da língua e de toda a criatividade do falante, o que lhe assegura a condição de ser o mais metafórico, o mais plástico dentre todos os textos: utópico e ideológico; sincrônico e diacrônico; poético e referencial; erudito e popular; acadêmico e experimental. Esta refinadíssima variação nos faz compreendê-lo e interpretá-lo como um laboratório de infinitos ensaios cujos conteúdo/forma remetem-nos à origem da palavra poesia (poíesis): criação e ao conceito aristotélico de língua como energeia: força em ação, vigor. Este ensaio, cujo aporte se inscreve no contexto desta compreensão do texto literário, apresenta o resultado de um estudo de caso sobre a compreensão da metáfora literária por adolescentes de 13 a 15 anos.

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Referências

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Publicado

2019-09-14

Como Citar

DE LIMA, A. METÁFORA E COGNIÇÃO: RESULTADO DE UM ESTUDO DE CASO. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 3, n. 4, p. 13–22, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1833. Acesso em: 5 nov. 2024.