Formação docente continuada e multimodalidade sob a perspectiva de professores de línguas de uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4019Palabras clave:
Formação docente continuada, Multimodalidade, Letramento multimodal crítico, Prática docenteResumen
O objetivo deste artigo é diagnosticar conhecimentos e práticas docentes sobre multimodalidade antes e depois de uma formação continuada com professores de Linguagens e Códigos numa escola pública de Ensino Médio de Fortaleza-CE. O referencial teórico compreende os eixos temáticos: formação docente continuada (GIMENEZ, 2006; VIEIRA- ABRAHÃO, 2010), multimodalidade e letramento multimodal crítico (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; CALLOW, 2008). A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva com análise qualitativa ao aplicarmos questionários de sondagem aos professores sobre saberes e práticas acerca da multimodalidade, letramento multimodal crítico e livro didático. Os resultados sinalizam que os professores colaboradores 3 , após a formação continuada, passaram a planejar e desenvolver práticas de letramento com os livros didáticos para instigar as dimensões afetiva, composicional e crítica do Show me framework (CALLOW, 2008) com os estudantes em sala de aula, contemplando a interpretação de palavras e imagens. Essa constatação pode indicar uma sensibilização para uma reflexão dos professores sobre sua própria prática docente na escola.
Descargas
Citas
AMARAL, E. et al. Novas palavras. 3ed. São Paulo: FTD, 2016.
BAKHTIN, M. M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. 2.ed. São Paulo: Pedro & João Editores, 2010.
CALLOW, J. Show me: principles for assessing students visual literacy. The Reading Teacher, 6 (18), 2008, p. 616 - 626. Disponível em: <http://facstaff.unca.edu/nruppert/2009/Visual%20Literacy/DigitalLiteracy/Principlesforassessing.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2015.
CALLOW, J. Literacy and the visual: Broadening our vision. English Teaching: Practice and Critique. v. 4, n. 1, p. 6 - 19, 2005. Disponível em: http://education.waikato.ac.nz/research/files/etpc/2004v4n1art1.pdf . Acesso em: 04 mai. 2015.
COIMBRA, L.; CHAVES, L. S. Cercanía Joven. 2ed. São Paulo: Edições SM, 2016.
ENS, R. T.; DONATO, S. P. Ser professor e formar professores: tensões e incertezas contemporâneas. In: ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. (Orgs.). Ser professor: formação e os desafios na docência. Curitiba, PR: Champagnat, 2011, p. 79 - 100.
FRANCO, C. de P.; TAVARES, K. Way to go!: língua estrangeira moderna, inglês, ensino médio. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GIMENEZ, T. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da Linguística Aplicada. In: OLIVEIRA, S. E. de; SANTOS, J. F. dos (Orgs.). Mosaico de linguagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006, p. 79 - 89.
GIMENEZ, T. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da Lingüística Aplicada. In: FREIRE, M. M.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H.; BARCELOS, A. M. F. (Orgs.). Linguística Aplicada e contemporaneidade. São Paulo, SP: ALAB; Campinas, SP: Pontes Editores, 2005, p. 183 - 201.
GOMES, F. W. B. Introdução: letramento(s). In: GOMES, F. W. B.; BARBOSA, I. M. F.; LIMA, R. A.; GOMES, J. P. Texto, imagem e letramento visual. Teresina: EDUFPI, 2019, p. 07 - 25.
GOMES, J. P.; BARBOSA, I. M. F.; GOMES, F. W. B. Semiótica Social. In: GOMES, F. W. B.; BARBOSA, I. M. F.; LIMA, R. A.; GOMES, J. P. Texto, imagem e letramento visual. Teresina: EDUFPI, 2019, p. 169 - 184.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.
HODGE, R.; KRESS, G. Social semiotics. In: HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. Ithaca, New York: Cornell University Press, p. 1-12, 1988.
IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2016.
KLEIMAN, Â. B.; DOS SANTOS, C. B. Estudos de letramento do professor: percursos metodológicos. In: GONÇALVES, A. V.; SILVA, W. R.; GÓIS, M. L. de S. Visibilizar a Linguística Aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 183 - 204.
KRESS, G. Partnerships in research: multimodality and ethnography. Qualitative Research. London: June, p. 239 - 260, 2011.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, 2006.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnould publishers, 2001.
PINHEIRO, M. S. Investigando o letramento multimodal crítico de alunos de espanhol do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza-CE. 2016. 316 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.
PREDEBOM, N. R. C. Do entretenimento à crítica: letramento multimodal crítico no livro didático de inglês com base em gêneros dos quadrinhos. 2015. 241 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria- RS, 2015.
SILVA, S. P. Letramento digital e formação de professores na era da Web 2.0: o que, como e por que ensinar? Hipertextus revista Digital, n. 8, jun.2012. Disponível em: <http://www.hipertextus.net/volume8/01-Hipertextus-Vol8-Solimar-Patriota-Silva.pdf>. Acesso em: 26 maio 2019.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
VAN LEEUWEN, T. Multimodality. In: SIMPSON, J. The Routledge Handbook of Applied Linguistics. London and New York: Routledge, 2011. p. 668-682.
VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. A formação de professores de línguas de uma perspectiva sociocultural. SIGNUM: Est. Ling., n. 15/2, p. 457-480, dez. 2012.
VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. A formação de professores de línguas: passado, presente e futuro. In: SILVA, K. A. da (Org.). Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: linhas e entrelinhas. Campinas, SP, Pontes Editores, 2010, p. 01 - 12.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).