GÊNERO DA ATIVIDADE E ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE:
EM BUSCA DA ATIVIDADE REAL DO PROFESSOR
Keywords:
Gênero da atividade, Autoconfrontação, Trabalho docente, Real da atividadeAbstract
No presente estudo, buscamos situar nossas discussões no quadro do desenvolvimento conceitual e metodológico da ergonomia da atividade e de sua adoção no campo das investigações sobre o trabalho docente. Inicialmente, tratamos sucintamente das mudanças conceituais que permitiram chegar à noção de gênero da atividade, organizadora de uma nova abordagem do trabalho. Em seguida, ilustramos a abordagem da atividade docente apresentando quatro estudos que se apoiaram na autoconfrontação – um quadro metodológico fundamentado no dialogismo bakhtiniano e na noção de gênero, que impulsiona o sujeito a dialogar com sua atividade e “dar-se conta” do real do seu trabalho, questionando, reconstruindo ou validando suas próprias maneiras de fazer.
Downloads
References
______. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho:uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 35-53.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1979/2006.
BORGHI, C. I. L. B. A configuração do trabalho real do professor de língua inglesa em seu próprio dizer. Londrina, 2006, 138f. (Dissertação de Mestrado).
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999/ 2006.
______. Clinique de l’activité et pouvoir d’agir. Education Permanente. Gèneve, v.1, n. 164, 1 semestre, 2001.
______. Travail et pouvoir d’agir. Paris : Presses Universitaires de France, 2010.
______. Théorie en clinique de l’activité. In : MAGGI, Bruno. (Org.). Interpréter l’agir: un défi théorique. Paris : Presses Universitaires de France, 2011. p. 17-39.
CLOT, Y.; FAÏTA, D. Genres et styles en analyse du travail: concepts et méthodes. Travailler, 2000, p. 7-42.
DANIELLOU, F. Introduction. Questions épistémologiques de l’ergonomie. In : ______. (Org.) L’ergonomie en quête de ses principes. Toulouse : Octares édtions, 1996, p. 1-18.
______. L’image animée comme artefact dans le cadre méthodologique d’une analyse clinique de l’activité.
@ctivités, 2007, vol. 4, n. 2, p. 3-15.
______.; VIEIRA, M. Réflexions méthodologiques sur l’autoconfrontation croisée. Skholê, hors-série 1, 2003, p. 57-68.
FARIAS, A. L. G. Atividade docente de estagiários de francês: prescrições, gênero e estilo. Fortaleza, 2011, pp. 265. (Dissertação de Mestrado)
FÉLIX, C.; SAUJAT, F. Le développement de l’activité d’une enseignante débutante : les effets du processus d’autoconfrontation dans l’élaboration de ressources opérations. Colloque Restreint Organisé par l’équipe ERGAPE. Formation, apprentissages et développement professionnels des enseignants : outils et méthodes de l’alternance, 18 et 19 juin 2007, Marseille.
HUBAULT, François. De quoi l’ergonomie peut-elle faire l’analyse In : DANIELLOU, F. L’ergonomie en quête de ses principes. Toulouse: Octarès Editions, 1996.
LOUSADA, Eliane Gouvea. Entre trabalho prescrito e realizado: um espaço para a emergência do trabalho real do professor. São Paulo: 2006, pp. 333. (Tese de Doutorado)
MAGALHAES, E. M. Autoconfrontação simples (ACS): um instrumento a serviço da formação profissional de futuros professores de francês como língua estrangeira (FLE). Fortaleza: 2014, p. 233. (Dissertação de Mestrado)
OMBREDANE A.; FAVERGE, J. M. L’analyse du travail. Paris: PUF, 1955.
SAUJAT, F. Ergonomie de l’activité enseignante et développement de l’expérience professionnelle: une approche clinique du travail du professeur. Marselha, 2002, pp. 285. (Tese de Doutorado)
______. Spécifités de l’activité d’enseignants débutants et “genres de l’activité professorale”. Polifonia, n.
8, Cuiabá: EdUFMT, 2004a, p. 67-93.
______. O trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In: In : MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004b, p. 5-34. SOUZA-E-SILVA, M. C. P. O ensino como trabalho. In : MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 81-104.
TERSSAC, G. ; MAGGI, B. Le travail et l’approche ergonomique. In : DANIELLOU, F. (Org.) L’ergonomie en quête de ses principes. Toulouse : Octares édtions, 1996, p. 77-102.
VIEIRA, M. A atividade, o discurso e a clínica: uma análise dialógica do trabalho médico. São Paulo, 2002, 285f. (Tese de Doutorado)
VIEIRA, M.; FAÏTA, D. Quando os outros olham outros de si mesmo: reflexões metodológicas sobre a autoconfrontação cruzada. Polifonia, Cuiaba: EdUFMT, nº 07, 2003, p. 27-65.
WISNER, A. Questions épistémologiques en ergonomie et en analyse du travail. In : DANIELLOU, F. L’ergonomie en quête de ses principes. Toulouse: Octarès Editions, 1996, p. 29-55.
YVON, F.; CLOT, Y. Apprentissage et développement dans l’analyse du travail enseignant. Psic. da Educ., São Paulo, 2º sem. 2004, p. 11-38.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Elisandra Maria Magalhães, Aline Leontina Gonçalves Farias, Rozania Maria Alves de Moraes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).