Editorial v. 17, n. 3, 2025.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v17i3.16821

Abstract

Este dossiê reúne pesquisas que, cada uma à sua maneira, recusam a fantasia confortável de uma “inteligência” artificial neutra e asséptica. Em vez disso, tomam os algoritmos como textos, inscritos em histórias coloniais, atravessados por relações de poder, corporais e situados, para perguntar, em diferentes campos: quem é incluído, quem é silenciado, quem é deformado e quem é esquecido. Desse modo, pensamos o dossiê como uma cartografia insurgente do Sul Global, um mapa que se redesenha a partir das bordas, das travessias e das margens onde os algoritmos também operam controle e apagamento. São essas cartografias de exclusão e reexistência que orientam o percurso do dossiê, cujos textos estão categorizados em cinco blocos, como mostramos subsequentemente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Júlio, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, atuando no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Fortaleza-CE.

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília (UNB)

Doutor em Estudos Linguísticos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB).

Paulo Boa Sorte, Universidade Federal de Sergipe (UFES)

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Professor Associado do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFS.

Eduardo Moura, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Published

2025-12-10

How to Cite

JÚLIO; SILVA, K. A. da; SORTE, P. B.; MOURA, E. Editorial v. 17, n. 3, 2025. Linguagem em Foco Scientific Journal, Fortaleza, v. 17, n. 3, p. 4–11, 2025. DOI: 10.46230/lef.v17i3.16821. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/16821. Acesso em: 16 dec. 2025.

Most read articles by the same author(s)