Políticas linguísticas para a internacionalização da educação

Um olhar decolonial a partir dos institutos federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8529

Palavras-chave:

Internacionalização da Educação, Políticas Linguísticas, Decolonial

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar as políticas linguísticas para a internacionalização da educação dos/nos Institutos Federais (IFs). Apoiando-nos na Linguística Aplicada Sulear(LAS), discorremos sobre a relação entre políticas linguísticas e internacionalização da educação, atentando para o lugar e o papel das línguas nesse processo, e de possíveis traços (de)coloniais presentes nas políticas linguísticas voltadas para a internacionalização nos/dos IFs, entre 2008 a 2021. Para fins de problematização, a pesquisa lançou mão de documentos oficiais de políticas linguísticas e de políticas de internacionalização dos IFs, páginas institucionais, notícias, boletins informativos, webinários. Este estudo é, portanto, exploratório-descritivo, orientado por aspectos intrínsecos à abordagem qualitativa-interpretativista. Como resultado, verificamos que as políticas linguísticas para internacionalização da educação (PLI), no contexto dos IFs, apresentam-se de forma híbrida, com a coexistência de sentidos e práticas hegemônicas, não-hegemônicas e contra hegemônicas. Em outros termos, as PLI estão associadas à perspectiva crítica encapsulada no pensamento moderno/colonial/capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARNOUX, E. Prólogo. In: SILVA, C. A. M. América Latina e língua espanhola: Discussões decoloniais? Campinas: Pontes editores, 2020.

AZEVEDO, M. L. N. de; SILVA JÚNIOR, J. R.; CATANI, A. M. A internacionalização da educação superior em diálogos: circulação de ideias, bem público e imperialismo cultural. In: SILVA JÚNIOR, João dos Reis et al. (Orgs.). Educação superior: internacionalização, mercantilização e repercussões em um campo de disputas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015. p. 49-67.

BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

CALVET, Jean-Louis. Sociolinguística uma introdução crítica. São

Paulo: Parábola, 2002.

CALVET, L. J. As políticas linguísticas. Tradução: Isabel de Oliveira Duarte, Jonas Tenfen e Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial/IPOL, 2007.

CANAGARAJAH, S. 2018. Translingual practice as spatial repertoires: Expanding the paradigm beyond structuralist orientations. Applied Linguistics, n. 39, v.1. p. 31-54.

DUSSEL, H. Europa, modernidad y eurocentrismo. México: Editorial Trotta, 1993.

DE WIT, H.; HUNTER, F.; HOWARD, L.; EGRON-POLAK, E. Internationalisation of Higher Education. Brussels: European Parliament, Directorate General for Internal Policies, 2015.

DE WIT, H.; ALTBACH, P. G. Internationalization in higher education:

global trends and recommendations for its future. Policy Reviews in Higher Education, v. 5, n. 1, p. 28-46, 2021.

JOHNSON, D. C. Language policy. New York, NY: Palgrave Macmillan, 2013. 291p.

JORDÃO, C. M. A posição do professor de inglês no Brasil: hibridismo, identidade e agência

Revista Letras & Letras, v. 26, n. 2, p. 427-442. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2010.

FORNARI, L. T. Emancipação Humana e Educação: possibilidades e desafios para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Curitiba: Editora Appris, 2018.

GARCÉS, F. Las políticas del conocimiento y la colonialidad lingüística y epistémica. In: CASTRO-GOMEZ, Santiago; GOSFROGUEL, Ramón (Comp). El Giro Decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre, 2007.

GROSFOGUEL, R. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 80, p. 115-147, 2008.

HAMEL, R. E. El campo de las ciencias y la educación superior entre el monopolio del inglés y el plurilingüismo: Elementos para una política del lenguaje en América Latina. Cadernos de Lingüística Aplicada, v. 52, n. 2, p. 321-384, 2013.

HAMEL, R. E. Los flujos del imperio. La construcción del monopolio del inglés en el campo de las ciencias y la educación superior – Alternativas desde América Latina, México: Manuscrito, 2016.

HAMEL, R. H. La expansión del imperio del inglés: retos para las lenguas súper-centrales. In: BEIN, R. et al. (Org.). Homenaje a Elvira Arnoux: estudios de análisis del discurso, glotopolítica y pedagogía de la lectura y la escritura. Tomo II: Glotopolítica. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, 2017a. p. 41-66.

HAMEL, R. H. Enfrentando las estrategias del imperio: hacia políticas del lenguaje en las ciencias y la educación superior en América Latina. In: DINIZ, A. G.; PEREIRA, D. A.; ALVES, L. K. (Orgs.). Poéticas e políticas da linguagem em vias de descolonização. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017b. p. 229-261.

MALDONADO-TORRES, N. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROFOGUEL, Ramón. (Orgs.). El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007, p. 127-167.

MALDONADO-TORRES, N. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. 365p.

MIGNOLO, W. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2020.

MIGNOLO, W. Colonialidade: O lado mais escuro da modernidade. RBCS, v. 32. n. 94. 2017.

MIGNOLO, W. La Idea de América Latina: la herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa Editorial, 2007.

OLIVEIRA, G. M. O lugar das línguas: A América do Sul e os mercados linguísticos na Nova Economia. Synergies Brésil, Número Especial 1, p. 21-30, 2010.

OLIVEIRA, G. M. Política linguística e internacionalização: a língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI. Trab. linguist. apl., 2013, v. 52, n. 2, p. 409-433.

OREGIONI, M.S. La internacionalización universitaria desde una perspectiva situada: tensiones y desafíos para la región Latinoamericana. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 3, n. 1, p. 114-133, 2017.

PESSOA, R. R.; SILVA; K. A. da; FREITAS, C. C. de. (Orgs.). Praxiologias do Brasil Central sobre educação linguística crítica. São Paulo: Pá de Palavra, 2021.

PENNYCOOK, A. Critical Applied Linguistics: a critical introduction. Mahwah: Laurence Erlbaum Associates, 2001.

PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada (in)disciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

PENNYCOOK, A. Linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (Orgs.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. 2. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

PENNYCOOK, A.; MAKONI, S. Innovations and Challenges in Applied Linguistics

from the Global South. Routledge: London and New York, 2020.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Conselho Latino-americano de Ciências Sociais - CLACSO, 2005, p. 117-141.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2009. p. 73-117.

RAJAGOPALAN, K. Política linguística: do que é que se trata, afinal? In: NICOLAIDES, C.; SILVA, K. A. da; TILIO, R.; ROCHA, C. H. (Orgs.). Política e Políticas Linguísticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013, p. 19-42.

RAJAGOPALAN, K. Políticas públicas, línguas estrangeiras e globalização: a universidade brasileira em foco. In: ROCHA, C. H.; BRAGA, D.B.; CALDAS, R.R. (Orgs.). Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.

SHOHAMY, E. Language policy: hidden agendas and new approaches. London: Routledge, 2006.

SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (Orgs.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. 2. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

STALLIVIERI, L. Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perspectivas. Curitiba: Appris, 2017.

WALSH, C. Interculturalidad crítica y (de)colonialidad. Ensayos desde Abya Yala. Quito: Editorial Abya-Yala, Serie Pensamiento decolonial, 2012.

WEI, L. Translanguaging as a practical theory of language. Applied linguistics, v. 39, n.1, 9-30, 2018.

Downloads

Publicado

2022-08-19

Como Citar

MOURÃO GUIMARÃES, R.; SILVA, K. A. da. Políticas linguísticas para a internacionalização da educação: Um olhar decolonial a partir dos institutos federais. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 33–56, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-14-8529. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/8529. Acesso em: 29 mar. 2024.