ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA SEÇÃO METODOLOGIA DO GÊNERO PROJETO DE PESQUISA: UMA ANÁLISE DE PROJETOS NA ÁREA DE LINGUÍSTICA

Autores

  • Beatrice Nascimento Monteiro UFPI
  • Francisco Alves Filho UFPI

Palavras-chave:

Organização retórica, Projeto de pesquisa, Seção de metodologia

Resumo

O projeto de pesquisa é um gênero de grande legitimidade na comunidade acadêmica. Apesar dessa importância, trata-se de um gênero ainda pouco investigado. Diante dessa lacuna de pesquisa, tomamos como objeto de estudo o gênero projeto de pesquisa com foco na seção de metodologia. Para subsidiar nossa análise da organização retórica, tomamos como base Swales (1990; 2006), Bezerra (2001), Biasi-Rodrigues (2009), entre outros autores. Fundamentamo-nos também em pesquisas anteriores sobre o gênero projeto de pesquisa, como a de Connor e Mauranen (1999), e sobre a seção de metodologia no gênero artigo de pesquisa: Nwogu (1997), Kanoksilapatham (2005), Lim (2006), Oliveira (2002) e Costa (2015). O corpus da pesquisa é composto por 18 projetos de pesquisa da área de Linguística aprovados em seleções no Programa de Pós-Graduação em Letras na UFPI nos anos de 2012, 2013 e 2014. Como resultados,
constatamos a existência de quatro movimentos na organização retórica da seção de metodologia do gênero projeto de pesquisa: Apresentando a abordagem teórico-metodológica da pesquisa, descrevendo a etapa de revisão bibliográfica, descrevendo a etapa de coleta dos dados e descrevendo a etapa de análise dos dados. Além disso, observamos que os passos retóricos utilizados para materialização dos movimentos sofrem influência da subárea de pesquisa e da abordagem metodológica utilizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

MONTEIRO, B. N.; FILHO, F. A. ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA SEÇÃO METODOLOGIA DO GÊNERO PROJETO DE PESQUISA: UMA ANÁLISE DE PROJETOS NA ÁREA DE LINGUÍSTICA. Revista Linguagem em Foco, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 13, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1185. Acesso em: 20 abr. 2021.