IA e novas mediações
formação crítica de estudantes de jornalismo para produções multimodais
DOI :
https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13224Mots-clés :
inteligência artificial, multimodalidade, jornalismo, mediação, ensino superiorRésumé
A proposta deste artigo é refletir sobre a formação universitária contemporânea de jornalistas, a partir da produção multimodal de textos informativos em um cenário permeado pela presença de modelos e ferramentas de inteligência artificial (IA). Trabalhamos com o conceito de multimodalidade de Kress (2003) e somamos as reflexões de Ribeiro (2016) sobre produções multimodais, que já são muito presentes – com tendência de aumento no número desses produtos – no cotidiano dos conteúdos jornalísticos produzidos e consumidos. Para alcançar esse objetivo, analisamos os Planos Pedagógicos (PPCs) – documentos norteadores para o curso superior, elaborados a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Ministério da Educação – de cursos de jornalismo de duas universidades de Minas Gerais, sendo uma privada e uma pública. A partir desses documentos, ambos de 2023, são feitos apontamentos de desafios e oportunidades da inserção de temas relacionados à IA, de forma a oferecer uma formação técnica e ética que possibilite uma atuação dos egressos no mercado profissional que se (re)configura.
Téléchargements
Références
BARBOSA, V. S.; ARAÚJO, A. D.; ARAGAO, C. Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 16, p. 623-650, 2016. DOI https://doi.org/10.1590/1984-639820169909. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/pM68n9gfxmRZZzVVRzvdSBC/. Acesso em: 29 ago. 2024.
CARPES, G. O mínimo que um jornalista precisa saber sobre inteligência artificial para começar 2024. Farol Jornalismo. Disponível em: https://faroljornalismo.cc/arquivos/Guia%20IA%20Farol%20jornalismo.pdf. Acesso em 27 mai 2024.
COSTA VAL, M. da G. Repensando a textualidade. In: AZEREDO, J. C. de. Língua portuguesa em debate: conhecimento e ensino. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. p. 34-51.
CRUZ, L. T. de S. Plataformização do texto: reconfiguração de práticas de escrita e edição a partir de mediações algorítmicas do Google. 2023. 280f. Tese (Doutorado em Estudo de Linguagens) - Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023.
DALBEN, S. Uso de inteligência Artificial nas Redações Jornalísticas na Guerra Contra a Corrupção na América Latina. In: CANAVILHAS, J.; RODRIGUES, C.; MORAIS, R.; GIACOMELLI, F. (eds.). Mobilidade e inteligência Artificial. Os Novos Caminhos do jornalismo. Covilhã: Livros LabCom, 2022. p. 421-44.
KAUFMAN, D. A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2019.
KAUFMAN, D. Inteligência artificial: repensando a mediação. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 67621-67639, 2020. DOI https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-264. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1648. Acesso em 24 mai 2024.
KRESS, G. Literacy in the new media age. Londres: Routledge, 2003.
LEAL, B. S. Do texto à textualidade na comunicação: contornos de uma linha de investigação. In: LEAL, B. S.; CARVALHO, C. A.; ALZAMORA, G. Textualidades midiáticas. Belo Horizonte: PPGCom/UFMG, 2018. p. 17-34.
LEMOS, A. Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital. Galáxia (São Paulo), n. 43, p. 54-66, jan/abri 2020. DOI https://doi.org/10.1590/1982-25532020143970. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gal/a/DvNQBjKxf4hBZf3cQHBL5FL/. Acesso em: 29 ago. 2024.
PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista l@ el em (dis-) curso, v. 3, n. 1, p. 87-101, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/97469010/O_G%C3%AAnero_Textual_Infogr%C3%A1fico_leitura_de_um_g%C3%AAnero_textual_multimodal_por_alunos_da_1a_s%C3%A9rie_do_Ensino_M%C3%A9dio. Acesso em: 29 ago. 2024.
REPORTERS SANS FRONTIÈRES. Paris Charter on AI and Journalism. 2023. Disponível em: https://rsf.org/sites/default/files/medias/file/2023/11/Paris%20Charter%20on%20AI%20and%20Journalism.pdf. Acesso em 30 jul. 2024.
RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
SANTOS, M. F.; CERON, W. Inteligência Artificial na mídia: visões atuais e projeções futuras. In: CANAVILHAS, J.; RODRIGUES, C.; GIACOMELLI, F. Mobilidade e inteligência Artificial: os novos caminhos do jornalismo. Covilhã: Labcom, 2022. p. 445-474.
SANTAELLA, L. Pensar a inteligência artificial: cultura de plataforma e desafios à criatividade. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2023a.
SANTAELLA, L. Para não perder o bonde do ChatGPT. In: Transobjeto. 2023b. Disponível em: https://transobjeto.wordpress.com/2023/01/30/para-nao-perder-o-bonde-do-chatgpt/. Acesso em 21 mai 2024.
SAYAD, A. L. V. Inteligência artificial e pensamento crítico: caminhos para a educação midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2023. Disponível em: https://educamidia.org.br/api/wp-content/uploads/2023/06/01-Palavra-Aberta-A-inteligência-artificial-DIGITAL.pdf. Acesso em 24 mai 2024.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Luana Teixeira de Souza Cruz, Eliziane Cristina da Silva Oliveira 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).