Mudanças e permanências na organização retórica do gênero resenha acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v17i2.14182

Palavras-chave:

tradições discursivas, análise de gênero, resenha acadêmica

Resumo

O objetivo maior deste trabalho é analisar os movimentos retóricos presentes em resenhas publicadas em revistas acadêmicas entre 1953 e 2020. A análise diacrônica abrange um período de 67 anos, dividido em três fases geracionais: a) 1953-1970; b) 1971-2000; e c) 2001-2020. A divisão foi delineada com base nos parâmetros metodológicos propostos pelo paradigma das Tradições Discursivas. Cada fase consiste em 15 textos, totalizando 45 amostras coletadas de periódicos científicos brasileiros das áreas de Letras e Linguística. Os resultados identificaram quatro movimentos retóricos presentes nas resenhas: introdução ao livro, resumo do conteúdo, avaliação do livro e emissão de uma opinião final. Atreladas a esses movimentos, foram identificadas subunidades retóricas que revelaram distanciamento ao apontado por pesquisas anteriores. Os quatro movimentos, subdivididos em 16 subunidades retóricas, revelaram frequência e formas de atualização distintas, o que demonstrou variações em cada fase geracional, flagrando, assim, a constante tensão entre mudança e permanência do gênero.

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Biografia do Autor

Jorge Luis Queiroz Carvalho, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Letras/Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor Assistente II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central - Mossoró. Membro do Grupo de Pesquisa Tradições Discursivas do Ceará (TRADICE/UFC) e do Grupo de Pesquisa em Linguística e Literatura (GPELL/UERN). Desenvolve estudos na área de Linguística de Texto, interessando-se pelos seguintes temas: ensino de inglês para fins específicos, tradições discursivas, gêneros textuais, escrita acadêmica, discurso citado e responsabilidade enunciativa.

Aurea Zavam, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Letras (Licenciatura Português-Espanhol) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979), especialista em Leitura e Escrita (1994), Mestre (1998), Doutora (2009) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-doutora em Estudos Linguísticos (2016) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Ciências da Educação (2023) pela Université de Genève (Unige). Professora da Unidade de Prática de Ensino do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFC. Coordena o grupo de pesquisa Tradice (UFC) e participa dos grupos de pesquisa Protexto (UFC) e Praetece (Uece). Coordenadora regional, no Ceará, do Projeto Nacional para a História do Português Brasileiro (PHPB).

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

CARVALHO, J. L. Q.; ZAVAM, A. Mudanças e permanências na organização retórica do gênero resenha acadêmica. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 170–203, 2025. DOI: 10.46230/lef.v17i2.14182. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/14182. Acesso em: 5 dez. 2025.