Avaliação da cultura popular como conteúdo de ensino/aprendizagem na educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e024007Palavras-chave:
Cultura popular, Educação Física, Prática docenteResumo
Este texto traz um relato de experiência sobre como a cultura popular pode ser inserida no processo de ensino/aprendizagem das aulas de Educação Física escolar. Seu objetivo foi avaliar a possibilidade de o Maracatu ser utilizado dentro dos conteúdos estruturantes dessa disciplina. Para isso, em um primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando elencar conceitos que tratem da cultura popular e suas diferentes vertentes. Em seguida, foi feita a associação dessa temática com os conteúdos estruturantes da Educação Física, propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. E, por fim, foram relatadas experiências ocorridas na EEEP Paulo VI e no programa PIBID/UECE, relacionando a cultura popular com as práticas docentes do ensino de Educação Física. Concluiu-se que cabe aos docentes ministrarem os conteúdos que já são propostos nos documentos oficiais, proporcionando aos alunos saberes das culturas dos povos tradicionais que participaram da formação da sociedade brasileira.
Métricas
Referências
BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2008.
BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação / Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.
CEARÁ. Lei 18.641/23 de 20 de dezembro de 2023. Diário Oficial do Governo do Estado do Ceará, Poder Executivo, Fortaleza, 2023.
DAÓLIO, J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
FORTALEZA. Decreto 13.769/16 de 14 de março de 2016. Diário Oficial da Prefeitura de Fortaleza, Poder Executivo, Fortaleza, 2016.
FURTADO, Catherine; FORTALEZA, Pingo de. No Solar dos ritmos: Maracatu Cearense. Fortaleza, CE: Expressão Gráfica e Editora / Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR, 2023.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). Patrimônio imaterial. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/iphan/pt-br/superintendencias/espirito-santo/patrimonio-imaterial. Acesso em: 18 ago. 2023.
JÚNIOR, Jorge Luiz de Oliveira; NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da Educação Física: entre as teorias críticas e pós-críticas. In: JUNIOR, José Airton de Freitas Pontes (org.). Conhecimentos do professor de educação física escolar [livro eletrônico]. Fortaleza, CE: EdUECE, 2017. p. 13-63. Disponível em: https://unigra.com.br/ler/24_CONHECIMENTOS-DO-PROFESSOR-DE-EDUCACAO-FISICA-ESCOLAR#:~:text=Jos%C3%A9%20Airton%20de%20Freitas%20Pontes,professor%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica%20escolar. Acesso em: 18 mar. 2024.
SOUZA, Adenildo Vieira de; ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. Jogos e brincadeiras indígenas: tecendo a interculturalidade na Educação Física escolar. In: JUNIOR, José Airton de Freitas Pontes (org.). Conhecimentos do professor de educação física escolar [livro eletrônico]. Fortaleza, CE: EdUECE, 2017. p. 446-488. Disponível em: https://unigra.com.br/ler/24_CONHECIMENTOS-DO-PROFESSOR-DE-EDUCACAO-FISICA-ESCOLAR#:~:text=Jos%C3%A9%20Airton%20de%20Freitas%20Pontes,professor%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica%20escolar. Acesso em: 18 mar. 2024.
ZANDOMÍNEGUE, Bethânia Alves Costa. A cultura popular nas aulas de Educação Física: usos e apropriações em uma escola pública na Serra-ES. 2012. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.