Democracia Escolar: onde você se coloca na Avaliação em Larga Escala?
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e022016Palavras-chave:
Medir, Proficiência, Fluxo EscolarResumo
O SAEB aponta a proficiência e o fluxo escolar como mecanismo que possibilita o índice do IDEB, sendo este criado no ano de 2007. Sob este cenário, concluímos o papel crucificador dos docentes diante as metas impostas pelo Plano Nacional de Educação (2014 – 2024), os quais são submetidos a excessivos treinamentos dos objetos de conhecimento reforçado pela BNCC (2017), listados nas provas de Língua Portuguesa e Matemática. Ao lançarmos a possibilidade do debate de um tema tão polêmico que são as avaliações educacionais no Brasil, em especial a Avaliação em Larga Escala, o presente estudo documental e bibliográfico versa no propósito de fomentar a reflexão ampla do conceito qualidade, ponto essencial a qual sustenta e justifica a criação da avaliação supracitada. Cabe ainda destacar que a Avaliação em Larga Escala rompe qualquer abertura para os espaços democráticos dentro do espaço escolar.
Métricas
Referências
ARROYO, Miguel Gonzáles Arroyo. Currículo, Território em disputa. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Plano Nacional de Educação: 2014-2024: Lei nº. 13.005 Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências: atualizada em 1/12/2014. Brasília, DF, 2014. (Legislação, n. 125). Disponível em: http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2016/creditacao/PNE%202014-2024.pdf. Acesso em: 29 ago. 2022
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 10 set. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_ CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acesso em: 30 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais gerais da Educação básica. Brasília, DF, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677- diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 30 ago. 2022.
BRASIL. Portaria n.º 250, de 05 de junho de 2021. Estabelece as diretrizes de realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no ano de 2021. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Ed. 125. Seção 1. p. 39. 06 jul. 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-250-de-5-de-julho-de-2021-330276260. Acesso em: 11 set. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREITAS, Luiz Carlos de; SORDI, Mara Regina Lemes de; MALAVASI, Maria Marcia Sigrist; FREITAS, Helena Costa Lopes de. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
GATTI, Bernadete Angelina. Avaliação: contexto, história e perspectivas. Olh@ res: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, v.2, n.1, p.8-26. 2014. DOI: https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.202 DOI: https://doi.org/10.34024/olhares.2014.v2.202
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Educação Básica. IDEB. 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ideb. Acesso em: 28 ago. 2022.
NUNES NETO, Antonio Gonçalves.; ARCEGA, Fabíola Soares.; FONSECA, Maria Mikaella dos Santos. A Educação do Campo interrogando a Educação Rural e o sistema apostilado de ensino. Revista de Educação Popular, Uberlândia/MG, v. 21, n. 2, p. 78–96, maio-ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/REP-2022-64122 DOI: https://doi.org/10.14393/REP-2022-64122
NUNES NETO, Antonio Gonçalves, REIS, Elisete Silva dos. O IDEB 2017/2019 nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá - PR: Aprovação e Proficiência. Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina/PR, v.22, n.4, p. 537-546, dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n4p537-546 DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n4p537-546
PARO, Vitor Henrique. Gestão Escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007.
SAWICKI, Simone Salete. Avaliação em Larga Escala: percepções, impactos e variáveis em duas escolas estaduais da 15ª CRE – RS. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim/RS, 2019. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/3836/1/SAWICKI.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
WELTER, Cristiane Backes. WERLE, Flávia Obino Corrêa. Processos de invisibilização na avaliação em larga escala. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. Rio de Janeiro, v.29, n.111, p. 441-460, abr./jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802542. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802542