Democracia Escolar: onde você se coloca na Avaliação em Larga Escala?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022016

Palavras-chave:

Medir, Proficiência, Fluxo Escolar

Resumo

O SAEB aponta a proficiência e o fluxo escolar como mecanismo que possibilita o índice do IDEB, sendo este criado no ano de 2007. Sob este cenário, concluímos o papel crucificador dos docentes diante as metas impostas pelo Plano Nacional de Educação (2014 – 2024), os quais são submetidos a excessivos treinamentos dos objetos de conhecimento reforçado pela BNCC (2017), listados nas provas de Língua Portuguesa e Matemática. Ao lançarmos a possibilidade do debate de um tema tão polêmico que são as avaliações educacionais no Brasil, em especial a Avaliação em Larga Escala, o presente estudo documental e bibliográfico versa no propósito de fomentar a reflexão ampla do conceito qualidade, ponto essencial a qual sustenta e justifica a criação da avaliação supracitada. Cabe ainda destacar que a Avaliação em Larga Escala rompe qualquer abertura para os espaços democráticos dentro do espaço escolar.

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Biografia do Autor

Antonio Gonçalves Nunes Neto, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutorando em Educação na Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil; bolsista CAPES PROSUP; Brasil; membro do Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP/UTP).

Poliana Zacarias Verdiano, Universidade Estadual do Paraná

Mestranda em Educação na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR - Programa de Pós-Graduação Educação Inclusiva – PROFEI; Professora dos Anos Iniciais na Rede Pública Municipal de Educação em Paranaguá, PR.

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

NUNES NETO, A. G.; VERDIANO, P. Z. Democracia Escolar: onde você se coloca na Avaliação em Larga Escala?. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e022016, 2023. DOI: 10.51281/impa.e022016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/9195. Acesso em: 26 abr. 2024.