Formação e prática no contexto da Residência Pedagógica: relato de regência em aulas de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025006

Palavras-chave:

ensino de ciências, formação docente, prática pedagógica

Resumo

Em vista da necessidade de aprimorar o ensino de Ciências e das potencialidades do uso de metodologias diferenciadas, o presente trabalho descreve uma experiência de regência em aulas de Ciências no Colégio Estadual Câmara Filho, em Rialma-GO, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A ausência de um laboratório de Ciências e a predominância do ensino expositivo na escola foram desafios identificados durante a fase de observação. Diante disso, buscaram-se metodologias dinâmicas para tornar o ensino mais interativo e significativo. As aulas foram planejadas com base no Documento Curricular para Goiás (DCGO) e adaptadas às necessidades dos alunos, visando maior engajamento e aprendizagem efetiva. Durante a regência, foram realizadas 20 aulas, distribuídas entre outubro e dezembro de 2023. A introdução de estratégias participativas permitiu maior envolvimento dos estudantes, contribuindo para sua motivação e compreensão dos conteúdos. A experiência reforça a importância do PRP na formação docente, ao proporcionar vivências que integram conhecimentos acadêmicos à realidade escolar e promovem uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Rafael Ferreira dos Santos, Universidade de Brasília

Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Goiano e atualmente mestrando em Botânica pela Universidade de Brasília.

Gustavo Lopes Ferreira, Instituto Federal Goiano

Graduado em Ciências Biológicas e mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, doutor em Educação em Ciências pela Universidade de Brasília. Professor efetivo no Instituto Federal Goiano – Campus Ceres.

Daniela Inácio Junqueira, Instituto Federal Goiano

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás, mestra e doutora em Botânica pela Universidade de Brasília. Professora efetiva no Instituto Federal Goiano – Campus Ipameri.

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

SANTOS, R. F. dos; FERREIRA, G. L.; JUNQUEIRA, D. I. Formação e prática no contexto da Residência Pedagógica: relato de regência em aulas de Ciências. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025006, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025006. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15282. Acesso em: 21 jun. 2025.

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