Formação e prática no contexto da Residência Pedagógica: relato de regência em aulas de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e025006Palavras-chave:
ensino de ciências, formação docente, prática pedagógicaResumo
Em vista da necessidade de aprimorar o ensino de Ciências e das potencialidades do uso de metodologias diferenciadas, o presente trabalho descreve uma experiência de regência em aulas de Ciências no Colégio Estadual Câmara Filho, em Rialma-GO, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A ausência de um laboratório de Ciências e a predominância do ensino expositivo na escola foram desafios identificados durante a fase de observação. Diante disso, buscaram-se metodologias dinâmicas para tornar o ensino mais interativo e significativo. As aulas foram planejadas com base no Documento Curricular para Goiás (DCGO) e adaptadas às necessidades dos alunos, visando maior engajamento e aprendizagem efetiva. Durante a regência, foram realizadas 20 aulas, distribuídas entre outubro e dezembro de 2023. A introdução de estratégias participativas permitiu maior envolvimento dos estudantes, contribuindo para sua motivação e compreensão dos conteúdos. A experiência reforça a importância do PRP na formação docente, ao proporcionar vivências que integram conhecimentos acadêmicos à realidade escolar e promovem uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica.
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