Liga académica de salud mental
Relato de una experiencia de educación interprofesional
DOI:
https://doi.org/10.59487/2965-1956-2-8680Palabras clave:
Salud Mental, Educación interprofesional, Educación para la saludResumen
Objetivo: Presentar la experiencia de construcción de la Liga Académica de Salud Mental (LASM) en una universidad pública del interior del estado de São Paulo, a la luz de la interprofesionalidad, la comprensión biopsicosocial de la salud y la integración entre enseñanza, investigación y extensión. Informe de experencia: A partir de 2019, en LASM se prioriza la interprofesionalidad, lo que ha marcado la formación de la mesa de estudiantes, los docentes orientadores y los participantes involucrados. Cuenta con estudiantes de pregrado y profesores en Enfermería, Medicina, Psicología y Terapia Ocupacional. Este proceso fue importante para posibilitar una mayor cobertura y acceso al conocimiento en cuanto al aprendizaje de estrategias de promoción de la salud y la realización de actividades de extensión en estos centros de conocimiento. Conclusión: Este nuevo formato ha asegurado la formación de profesionales capaces de trabajar interprofesionalmente, de acuerdo con las acciones prácticas propuestas por el Unificado de Salud. Sistema. Por tanto, este carácter interprofesional resultó ser fundamental para la nueva composición de LASM.
Descargas
Citas
Silva JVS, Santo Júnior CJS, Santos LDL, et al. Liga acadêmica interdisciplinar de saúde mental: ampliando a formação e as práticas no campo da atenção psicossocial. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2021;54(2). Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.174130>.
Silva DP, Raimundo ACL, Santos IMR, et al. Proposição, fundação, implantação e consolidação de uma liga acadêmica. Rev enferm UFPE. 2018;12(5):1486-92. Disponível em: <https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i5a234589p1486-1490-2018>.
Câmara AMCS, Cyrino AP, Cyrino EG, et al. Educação interprofissional no Brasil: construindo redes formativas de educação e trabalho em saúde. Interface. 2016;.20(56):5-8. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0700>.
Peduzzi M. O SUS é interprofissional. Interface. 2016;20(56):199-201. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0383>.
Dias IV, Batista SHSS, Uchôa-Figueiredo LR, et al. Educação interprofissional e formação em saúde: pontes e diálogos. In: Uchôa-Figueiredo LR, Rodrigues TF, Dias IMAV, editors. Percursos interprofissionais: formação em serviços no programa de residência multiprofissional em atenção à saúde. Porto Alegre (RS): Editora Rede Unida, 2016. p. 107-23. Disponível em: <https://portolivre.fiocruz.br/percursos-interprofissionais-forma%C3%A7%C3%A3o-em-servi%C3%A7os-no-programa-resid%C3%AAncia-multiprofissional-em>.
World Health Organization [Organização Mundial de Saúde]. Mental health: strengthening our response [Saúde mental: fortalecendo nossa resposta] [Internet]. 2022. Disponível em: <https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-strengthening-our-response>.
Brasil. Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da União 9 abr 2001. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm>.
Vieira Filho NG, Nóbrega SM. A atenção psicossocial em saúde mental: contribuição teórica para o trabalho terapêutico em rede social. Estudos de Psicologia. 2004;9(2):373-7. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-294X2004000200020>.
Rios DRS, Sousa DAB, Caputo MC. Diálogos interprofissionais e interdisciplinares na prática extensionista: o caminho para a inserção do conceito ampliado de saúde na formação acadêmica. Interface-Comunicação, Saúde, Educação [Internet]. 2019;23. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/Interface.180080>.
Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG, Silva JAM, et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2013;47(4):977-83. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0080-623420130000400029>.
Casarin ST, Porto AR. Relato de Experiência e Estudo de Caso: algumas considerações. Journal of nursing and health. 2021;11(2):1-3. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/21998>.
Campos GWS. Saúde Pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciência Saúde Coletiva. 2000;5(2):219-30. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-81232000000200002>.
Lima VV. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface. 2017;21(61):421-34. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0316>.
Venturini E, Brandão Goulart MS. Universidade, solidão e saúde mental. Interfaces - Rev. de Ext. UFMG [Internet]. 2016;4(2):94–136. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18985>.
Barbosa EF, Moura DG. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac [Internet]. 2013;39(2):48-67. Disponível em: <https://www.bts.senac.br/bts/article/view/349>.
Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização da Saúde [Internet]. Documento Base, 1ª ed. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2013. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/humanizasus>.
Gundim VA, Encarnação JP, Santos FC, et al. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de Covid-19. Rev. baiana eferm. [Internet]. 2020;35. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/ 37293>.
Cavalcante ASP, Vasconcelos MIO, Lira GV, et al. As ligas acadêmicas na área da saúde: lacunas do conhecimento na produção científica brasileira. Rev. Bras. Educ. Med. 2018;42(1):199-206.
Freire JR, Silva CBG, Costa MV, et al. Educação interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil. Saúde em Debate. 2019;43(spe.1):86-96.
Silva SA, Flores O. Ligas acadêmicas no processo de formação dos estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica. 2015;39(3):410-25.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Carolina Serrati Moreno, Raiane Silva Sousa, Tauana Ferreira Ruteski, Israel Roberto de Rienzo, Amanda Barbosa Ferrador, Jair Borges Barbosa Neto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.