Teatro como Educação Não Formal

Sensibilidade Pedagógica, inclusão 60+ e pensamento crítico em contextos digitais

Autores

  • Gabriel Fontoura Motta Universidade Estadual de Campinas / Programa de Pós Graduação em Artes da Cena

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14610

Palavras-chave:

Audiodrama, Capitalismo Cognitivo, Educação Não Formal, Ensino de Idiomas, Teatro Online

Resumo

Este estudo investiga como o Teatro, enquanto prática de Educação Não Formal, contribui para a transformação humana através da Sensibilidade Pedagógica em processos criativos. A pesquisa, realizada no contexto do curso autoral de teatro com ensino de idiomas online ¿Hablas Español?, incluiu a produção do audiodrama Los Ciegos e contou com participantes 60+ do programa de extensão “universIDADE” da Unicamp. Utilizando o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e os Jogos Teatrais de Viola Spolin em videochamadas, o projeto propõe uma abordagem horizontal entre educador e participantes, rompendo com as máscaras sociais, vistas nos “Jogos da Verdade” de Foucault (1990). O teatro é explorado como Metodologia Ativa para enfrentar os impactos do “Capitalismo Cognitivo” (Rolnik, 2006), estimulando criatividade e expressão crítica. Alinhado ao 4º ODS da ONU, os resultados indicam redução de isolamento, desbloqueio criativo e conscientização sobre fake news, promovendo uma formação integral e crítica em um mundo conectado.

Biografia do Autor

Gabriel Fontoura Motta, Universidade Estadual de Campinas / Programa de Pós Graduação em Artes da Cena

ORCID https://orcid.org/0000-0001-7150-0393
Ator, educador e pesquisador. Mestre em Artes da Cena (Unicamp, Capes), graduado em Teatro Licenciatura (UFRGS), mobilidade acadêmica em Humanidades (Espanha, UC3M) e habilitado como apresentador de Rádio e TV. Professor de Espanhol e Teatro, investiga o uso de Não Atores na cena. Possui interesse na interdisciplinaridade entre Dramaturgia e o Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) no Brasil, com ênfase em processos online. Iniciou na série gaúcha Parada 90 (Ulbra TV), dirigida por Maurício Gyboski, e foi selecionado em 2011 para o concurso "Casal Malhação" no Caldeirão do Huck.No teatro, circulou com espetáculos pelo Sul do Brasil de autores como Anne Frank, Machado de Assis e Simões Lopes Neto. Além do trabalho como ator, produziu a Copa América Conmebol (2019) na Arena do Grêmio liderando a equipe de atendimento trilíngue. Também produziu shows como Ira!, Maiara & Maraisa e Moacyr Franco (Opus) e festivais como Palco Giratório, Poa em Cena e Feira Internacional do Livro de Porto Alegre. Residiu em Porto Alegre, Campinas, Madrid e São Paulo; atualmente mora no Rio de Janeiro (RJ). Embaixador do Desafio Led da Rede Globo, atua em publicidade, incluindo a campanha mundial do Google em 2023, filmada no Uruguai com direção de Ben Whitehouse e coprodução Oriental Films (UY) e Stink Films (UK). Em 2023, participou da série documentária do programa Fantástico, Show da Vida, recriando Sangue Latino de Ney Matogrosso e Secos e Molhados. Possui experiência com produção e atualmente apresenta o curso de teatro O Feed da Nossa Vida e ministra aulas de Espanhol através do site SuperProf. Visita instituições proporcionando os Jogos Teatrais com o uso dos Teatros do Real como mediação entre o convívio e a documentação como linguagem. Também possui experiência como Preparador de Elenco com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, com produção e publicações relacionadas ao campo da dramaturgia expandida e a cena digital. Autor da série de audiodrama realizada com imigrantes e refugiados venezuelanos Voz para Cumaná, trabalha o teatro para todos os públicos. Ao longo de sua trajetória acadêmica, Gabriel tem buscado a interdisciplinaridade como uma forma de integrar diferentes comunidades e aproximar o teatro da vida daqueles que não têm acesso a ele, independentemente de sua esfera social, idade, país de origem ou idioma falado. Seja por meio de encontros presenciais ou virtuais, em grupos ou individualmente, Gabriel tem trabalhado com teatro junto a imigrantes, explorando a relação entre médicos e pacientes com foco na humanização do atendimento, envolvendo pessoas acima dos 60 anos e também atuando com jovens em situação de vulnerabilidade social. Gabriel tem se dedicado a aprofundar seu conhecimento na área teatral e no ensino e aprendizagem da língua espanhola (ELE), especialmente quando se trata da pedagogia teatral baseada na Sensibilidade Pedagógica com não atores. Mais do que simplesmente ensinar idiomas ou promover produções culturais, seu objetivo é integrar pessoas e criar caminhos de transformação únicos para cada participante nos processos criativos.

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Publicado

18-03-2025

Como Citar

Fontoura Motta, G. (2025). Teatro como Educação Não Formal: Sensibilidade Pedagógica, inclusão 60+ e pensamento crítico em contextos digitais. Conexão ComCiência, 2(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14610

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal