Quando o Mario Sobe ao Palco:
Oficinas Teatrais que Saem do Desenho para a Cena!
DOI:
https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14767Palavras-chave:
Oficina teatral; Imagens gráficas; Ensino não formal; Artes cênicas; Jogos teatrais.Resumo
A oficina teatral explorada neste estudo utiliza imagens gráficas de animações e videogames para envolver participantes em uma experiência educativa não formal, focada no desenvolvimento de expressividade corporal e criatividade. Ao transformar personagens e cenários virtuais em exercícios cênicos, a prática proporciona um ambiente dinâmico para o aprendizado de artes cênicas fora da sala de aula tradicional. A abordagem promove a interação e apropriação cultural desses elementos visuais, estimulando a formação artística através de jogos teatrais. Este artigo discute a metodologia, execução e impactos da oficina, ressaltando sua relevância para a educação contemporânea.
Referências
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade . São Paulo: Annablume, 2012.
GEBAUER, G. Mimese na cultura: agir social, rituais e jogos, produções estéticas. São Paulo: Annablume, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diego Brito Bezerra, Fernando Lira Ximenes, Amidete Melo de Aguiar, Hermenegildo Feitosa Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.