Quando o Mario Sobe ao Palco:

Oficinas Teatrais que Saem do Desenho para a Cena!

Autores

  • Diego Brito Bezerra IFCE
  • Fernando Lira Ximenes Instituto Federal do Ceará
  • Amidete Melo de Aguiar Instituto Federal do Ceará
  • Hermenegildo Feitosa Gomes Instituto Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14767

Palavras-chave:

Oficina teatral; Imagens gráficas; Ensino não formal; Artes cênicas; Jogos teatrais.

Resumo

A oficina teatral explorada neste estudo utiliza imagens gráficas de animações e videogames para envolver participantes em uma experiência educativa não formal, focada no desenvolvimento de expressividade corporal e criatividade. Ao transformar personagens e cenários virtuais em exercícios cênicos, a prática proporciona um ambiente dinâmico para o aprendizado de artes cênicas fora da sala de aula tradicional. A abordagem promove a interação e apropriação cultural desses elementos visuais, estimulando a formação artística através de jogos teatrais. Este artigo discute a metodologia, execução e impactos da oficina, ressaltando sua relevância para a educação contemporânea.

Referências

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade . São Paulo: Annablume, 2012.

GEBAUER, G. Mimese na cultura: agir social, rituais e jogos, produções estéticas. São Paulo: Annablume, 2004.

Downloads

Publicado

18-03-2025

Como Citar

Brito Bezerra, D., Lira Ximenes, F., Melo de Aguiar, A., & Feitosa Gomes, H. (2025). Quando o Mario Sobe ao Palco: : Oficinas Teatrais que Saem do Desenho para a Cena! . Conexão ComCiência, 2(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14767

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal