Relato de experiência do Grupo Tubo de Ensaio na perspectiva da educação não formal do ensino de Química

Autores

  • Francisco Furtado Líns UECE / FACEDI
  • Anne Gabriella Dias Santos Caldeira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Antônio Márcio Alves dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Francisco Bernardo Rodrigues Braga UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14747

Palavras-chave:

Teatro científico, Educação não formal, Ensino de Química

Resumo

Este relato de experiência objetivou explorar o impacto do Tubo de Ensaio na formação acadêmica de seus membros, destacando as contribuições do grupo para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, comunicativas, críticas e despertar o interesse dos alunos das escolas de ensino fundamental e médio para o estudo da Química, através da educação não formal, empregando a metodologia do teatro científico. O estudo é descritivo e segue o formato de relato de experiência, baseado nas vivências adquiridas. O grupo visa integrar arte e ciência, popularizando o conhecimento científico por meio de apresentações teatrais em escolas, principalmente na região de Itapipoca, Ceará. A experiência preparou os participantes para os desafios futuros, tornando-os profissionais mais completos e versáteis, com habilidades e conhecimentos aplicáveis em diversas áreas da educação e ciência, como também contribuiu para o ensino da Química de forma lúdica e acessível.

Referências

ASSIS, Davison Marcio Silva de; SILVA, Aline Lohana Silva; LIMA, Aldaiane Brasil de; SERRA, Mauricio Ferreira; SILVA, Wellitom Silva da. Teatro de temática científica: uma proposta pedagógica lúdica possível na educação não formal de alunos do ensino fundamental. Scientia Plena, São Cristóvão, SE, v. 12 n. 6 June/Junho 2016.

CAMPANINI, Barbara Doukay; ROCHA, Marcelo Borges. O teatro científico como estratégia didática para o ensino de ciências nas instituições de pesquisa pelo Brasil. Revista Ciências & Ideias, Rio de Janeiro, RJ, Vol. 9, N.3, p. 140- 152, set./dez. 2018.

FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto; SILVA, Dionatan Menezes da; NASCIMENTO, Renatha Cristhina Fraga do; YAMASHITA, Miyuki. O teatro científico como ferramenta para a formação docente: uma pesquisa no âmbito do PIBID. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, MG, v. 14, n. 3, p. 79-100, maio 2014.

GASPAR, Alberto. A educação formal e a educação informal em ciências. Ciência e público. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002. p.172-173. Disponível em: <http://www.casadaciencia.ufrj.br/Publicacoes/terraincognita/cienciaepublico/artigos/art14_aeducacaoformal.pdf>.. Acesso em: 25 dez. 2024.

GUIMARÃES, Cleidson Carneiro. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, SãoPaulo, SP, v.31, n.3, p.198-202, Ago. 2009.

MONTENEGRO, Betânia; FREITAS, Ana Lúcia Ponte; MAGALHÃES, Pedro Jorge Caldas; SANTOS, Armênio Aguiar dos; VALE, Marcus Raimundo. O papel do teatro na divulgação científica: a experiência da Seara da Ciência. Cienc. Cult., São Paulo, SP, v. 57, n. 4, Oct./Dec. 2005.

MOREIRA, L. M.; MARANDINO, M. Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro. Ciência & Educação, v. 21, n. 2, 2015, p. 511-523.

Downloads

Publicado

18-03-2025

Como Citar

Líns, F. F., Dias Santos Caldeira, A. G., Alves dos Santos, A. M., & Rodrigues Braga, F. B. (2025). Relato de experiência do Grupo Tubo de Ensaio na perspectiva da educação não formal do ensino de Química. Conexão ComCiência, 2(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14747

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal