Emoções e Afetividade no Ensino-Aprendizagem de Inglês por Idosos
DOI:
https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14688Palavras-chave:
Fatores afetivos e emocionais; Ensino-aprendizagem de inglês; Idosos, Curso de Extensão; UTFPR-Campus Pato Branco.Resumo
O estudo apresentado neste artigo teve como objetivo compreender as percepções dos participantes adultos e idosos, que participaram do “Curso de Extensão Inglês para Idosos”, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco em 2023, sobre as influências emocionais e afetivas na aprendizagem de inglês, como língua adicional. Os dados foram gerados por meio da aplicação de um questionário composto por 16 perguntas objetivas de múltipla escolha, concernentes ao perfil e conhecimento prévio dos aprendizes, bem como a fatores emocionais e afetivos que pudessem interferir na participação e aprendizagem destes aprendizes nas aulas de inglês. As respostas do questionário foram analisadas, com base nos estudos de Lima e Soares (2019), Adão (2013), Pereira (2005), dentre outros. Os resultados obtidos evidenciam que os aprendizes idosos sentiram-se bem, acolhidos em suas subjetividades e engajados no contexto de ensino de língua inglesa, como língua adicional, podendo desenvolver-se linguística, social e culturalmente.
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