A Inclusão de crianças surdas no Clube do Pesquisador Mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi
DOI:
https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14762Palavras-chave:
alfabetização científica, espaço de educação não formal, Inclusão, Deficiencia auditivaResumo
Trata-se de um artigo sobre a inclusão de crianças deficientes auditivas em um espaço de educação não formal, o Clube do Pesquisador Mirim (CPM) no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Objetivou-se investigar os desafios da inclusão em uma turma do CPM, as adaptações necessárias nas atividades e os impactos dessa inclusão ao ambiente do MPEG. Adotou-se uma abordagem qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso. A investigação foi conduzida com dois grupos de crianças da mesma faixa etária e nível escolar, sendo um grupo controle e um experimental. Os dados foram coletados pela observação participante e analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Como resultados, identificou-se as potencialidades de ambos os grupos, além do nível de entrosamento, participação e interesse nas atividades. A vivência demonstra que com o auxílio de intérprete, estratégias pedagógicas adaptadas e profissionais qualificados, é possível realizarmos a inclusão de surdos na educação não formal.
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