A Inclusão de crianças surdas no Clube do Pesquisador Mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi

Autores

  • Tâmara do Carmo Rego Pereira Universidade do Estado do Pará/ Programa de Pós Graduação em Educação e ensino de Ciências
  • Jéssica Silva da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Willian Silva Barbosa Universidade do Estado do Pará
  • Jacirene Vasconcelos de Albuquerque Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14762

Palavras-chave:

alfabetização científica, espaço de educação não formal, Inclusão, Deficiencia auditiva

Resumo

Trata-se de um artigo sobre a inclusão de crianças deficientes auditivas em um espaço de educação não formal, o Clube do Pesquisador Mirim (CPM) no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Objetivou-se investigar os desafios da inclusão em uma turma do CPM, as adaptações necessárias nas atividades e os impactos dessa inclusão ao ambiente do MPEG. Adotou-se uma abordagem qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso. A investigação foi conduzida com dois grupos de crianças da mesma faixa etária e nível escolar, sendo um grupo controle e um experimental. Os dados foram coletados pela observação participante e analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Como resultados, identificou-se as potencialidades de ambos os grupos, além do nível de entrosamento, participação e interesse nas atividades. A vivência demonstra que com o auxílio de intérprete, estratégias pedagógicas adaptadas e profissionais qualificados, é possível realizarmos a inclusão de surdos na educação não formal.

Referências

ALVES, Robson Rocha. Clube de Ciências: contribuições para a alfabetização científica. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2020.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro, 2005.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BASTOS, Maria da Penha Farias. et al. O processo de inclusão em espaços não formais: uma experiência no Centro de Ciências e Planetário do Pará. In: VASCONCELOS, S; PATRÍCIO, R. (Org.) Ciência que encanta: Pesquisas e práticas em educação científica não-formal. Belém- PA, Marques Editora, 2019, p.41-60.

BASTOS, Amélia Rota Borges de; LINDEMANN, Renata; REYES, Vitória. Educação inclusiva e o ensino de Ciências: Um estudo sobre as proposições da área. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 426-429, 2016.

BRASIL. Lei nº. 13.146 de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, 2015.

CASTANHO, Denise Molon; FREITAS, Soraia Napoleão. Inclusão e prática docente no ensino superior. Revista Educação Especial, n. 27, p. 1-4, 201

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 6. ed. Ijuí: Unijuí, 2014.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Cortez, 1988.

GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal. Sion: Institut Internacional des Droits de 1º Enfant, p. 1-11, 2005

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GIL-PÉREZ, D.; et al. Superação das visões deformadas da ciência e da tecnologia: um requisito essencial para a renovação da educação científica. In: CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal na pedagogia social. In: Proceedings of the 1. I Congresso Internacional de Pedagogia Social. 2006.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal: direitos e aprendizagens dos cidadãos (ãs) em tempos do coronavírus. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 7, p. 9-20, 2020.

JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Revista em extensão, v. 7, n. 1, 2008.

MARANDINO, Marta. Educação em museus: a mediação em foco/ Organização Martha Marandino — São Paulo, SP: Geenf / FEUSP, 2008.

MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes; MARANDINO, Martha. Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Educação e Pesquisa, v. 44, 2018.

MENEZES, Celso; SCHROEDER, Edson; SILVA, Vera Lucia de Sousa. Clubes de Ciências como Espaço de Alfabetização Científica e Ecoformação. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 811–833, 2012.

MOTA, Joelma Regine da; CANDIDO, Joicy de Souza; VIEIRA, Nayanne Carolina de Carvalho; FERRAZ, Pâmella Patrícia de Sousa; ABREU, Sandra Elaine Aires de. Inclusão do deficiente auditivo na escola regular. Uni: Goiás, 2022.

MUSEU GOELDI. Apresentação dos Resultados do Projeto Clube do Pesquisador Mirim. Belém, PA: [S. n.], 2018.

OLIVEIRA, Lessa. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Travessias (UNIOESTE online), 2009.

RODRÍGUEZ, Iván Borroto; SILVA, Ana Claudia dos Santos; BRITTO, Zeneida Mello. A atividade expositiva no Museu Paraense Emílio Goeldi: o que pensam aqueles que a realizam?. Revista Cadernos do Ceom, v. 36, n. 59, p. 226-240, 2023.

SABBATINI, Marcelo. Museus e centros de ciência virtuais: uma nova fronteira para a cultura científica. Com Ciência, 2003. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/cultura/cultura14.shtml.Acesso em: 22 set. 2024.

SANTOS, Sylvana Karla da Silva de Lemos; MENDES, Núbia Flávia Oliveira; KODAMA, Queila Pahim. Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva e na Educação de Surdos: um estudo sobre o incentivo das potencialidades. Revista Educação Especial Santa Maria, v. 36, 2023.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v. 16, n.1, p. 59-77, 2011.

SILVA, Vanessa Monteiro da. Divulgação Científica e Acessibilidade no Museu Paraense Emílio Goeldi. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Especialização em Comunicação Científica na Amazônia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3169.

SOUZA, U. O. Educação Especial Na Perspectiva Inclusiva: Marcos Históricos e Normativos. Minas Gerais: Ituiutaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31520/5/Educa%C3%A7%C3%A3oEspecialPerspectiva.pdf. Acesso em: 10 de dez 2024.

TAVARES, Fernando. Rodrigues; SANTIAGO, Zélia Maria. Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos como potencializadora das aprendizagens: Visual pedagogy in science education classes with deaf people as a learning enhancer. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6461. Acesso em: 22 dez. 2024.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas nas Áreas das Necessidades Educativos Especiais, 1994.

VASCONCELOS, Sinaida. et al. Espaços de educação não formal e o ensino de ciências na escola: prospectando possibilidades de diálogos. In: VASCONCELOS, S; SILVA, D; SOUZA, R.(Org.) Ciência na escola: diálogos e estudos no ensino de ciências. Belém: EDUEPA, 2022.

VIDEIRA, Luiz Fernando Fagury. et al. O Clube do Pesquisador Mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi. In: IBRAM. Educação museal: experiências e narrativas, 2009.

VIDEIRA, Luiz Fernando Fagury; GUEDES, Hilma Cristina Maia; AIRES, Alcemir de Souza; SILVA, Edileusa Maria da. O Clube do Pesquisador Mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Brasília: Ibram, 2012.

Downloads

Publicado

18-03-2025

Como Citar

Rego Pereira, T. do C., Silva da Silva, J., Silva Barbosa, W., & Vasconcelos de Albuquerque, J. (2025). A Inclusão de crianças surdas no Clube do Pesquisador Mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Conexão ComCiência, 2(5). https://doi.org/10.52521/revccc.v2i5.14762

Edição

Seção

Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal