A centralidade educacional de Sobral no Noroeste do Ceará: (re)construção de uma rede de Educação Básica

reconstruction of a Basic Education network

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v11.n21.e202207

Palavras-chave:

Centralidade Educacional, Sobral, Rede de Ensino

Resumo

Este artigo analisa a centralidade educacional exercida pelo Município de Sobral no Noroeste cearense ao constituir uma rede de Ensino Básico capaz de obter resultados de excelência na aprendizagem ao Município. Sobral, desde o século XX, desempenha um papel educacional com o apoio de distintos atores na construção de instituições de ensino que induziu o crescimento horizontal da Urbe. Além disso, em 1997, na primeira gestão do prefeito Cid Ferreira Gomes, foi implantada uma reforma educacional que impulsionou a criação de uma rede educacional e a execução de programas de aprendizagens com intuito de erradicar o analfabetismo e a evasão escolar. Portanto, Sobral, historicamente, exerce uma influência e centralidade educacional nos municípios circunvizinhos, isto ensejou as gestões municipais vindouras a trilhar os mesmos passos e a executar um pacote de ações que modernizasse a cidade e o seu Ensino Básico, com a missão de promover resultados de aprendizagem significativos na qual qualificou o Município de Sobral como a “capital da educação brasileira”.

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Biografia do Autor

Francisco Ariel dos Santos Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Geografia - MAG da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2022). Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Candido Mendes (2020). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2019). Atualmente participa do Grupo de Estudo - Ensino de Geografia: Questões Metodológicas Contemporâneas vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia - LAPEGEO da UVA. Foi Residente pelo Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2018-2019). Foi Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (2017-2018) e Bolsista de Iniciação Científica da Bolsa de Grupo de Pesquisa do Programa Bolsa Universidade (BGPq/PBU) no Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Cidades - GEPECCE (2016). Participou do Grupo de Estudo: Crítica à Economia Política do Espaço (2017) vinculado ao Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais - NEURB da UVA

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2961409942380588.

E-mail: ariel_santos_s@hotmail.com

Glauciana Alves Teles, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora adjunta do curso da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8384644066218099.

E-mail: glauciana@hotmail.com.

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

SILVA, F. A. dos S.; TELES, G. A. A centralidade educacional de Sobral no Noroeste do Ceará: (re)construção de uma rede de Educação Básica: reconstruction of a Basic Education network. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 11, n. 21, p. e202207, 2022. DOI: 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v11.n21.e202207. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/9697. Acesso em: 9 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos