ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E ENSINO DE GEOGRAFIA EM FORTALEZA/CE: VIVÊNCIAS PRÁTICAS E DESAFIOS COTIDIANOS

Autores

  • Thiago Cavalcante
  • Glauciana Alves Teles

Palavras-chave:

Escola de Tempo Integral, Geografia, Ensino, Escola Filgueiras Lima

Resumo

Este artigo reporta-se à expansão da Escola de Tempo Integral no Brasil e no Ceará, tendo como recorte espacial para a compreensão do tema a Escola Filgueiras Lima localizada em Fortaleza (CE), analisando também a importância do ensino de Geografia na Educação Básica nesta instituição e seu papel na
formação crítica dos alunos no contexto desta modalidade de ensino. Como procedimentos metodológicos realizaram-se pesquisas em referências
bibliográficas e documentais que trabalham nos conceitos chave da pesquisa, pesquisa de campo, utilizando como instrumental entrevistas semiestruturadas aos professores e gestores da Instituição, bem como vivências práticas em momentos de realização das aulas e eventos escolares. A educação em tempo integral, em expansão no Ceará revela-se como uma modalidade de ensino que, mesmo em pouco tempo de implantação, alcança resultados diferentes das escolas de tempo regular, no que se refere, dentre outros, à integração do aluno com a escola e o aproveitamento nas atividades extras sala. A Escola de Tempo Integral Filgueiras Lima nos revelou que a Educação em tempo integral possibilita maior envolvimento do aluno nas atividades extraclasse, que se realizam no contraturno. Essa modalidade de ensino, no entanto, no caso específico, ainda necessita de um planejamento mais integrado entre os conteúdos e as atividades extraclasse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia: Ciência da sociedade. Recife, PE: Universitária, 2008.

ANDRADE, Manoel Correia de. Trajetória e compromissos da geografia brasileira. In CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org). A Geografia na sala de aula. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2001. p. 09-13.

ANTUNES, Ângela; PADILHA, Paulo Roberto. Educação Cidadã, Educação Integral: fundamentos e práticas. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394 de dezembro de 1996. Brasília, DF: 1996.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

Canal da Educação, Escolas Municipais de Tempo Integral. Disponível em:< http://educacao.fortaleza.ce.gov.br/index. php/educacao-integral/etis>. Acesso em: 23 de agosto de 2016.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na Escola. Campinas, SP: Papirus, 2012a.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia Escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012b.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

CAVALCANTE, T. .; TELES, G. A. . ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E ENSINO DE GEOGRAFIA EM FORTALEZA/CE: VIVÊNCIAS PRÁTICAS E DESAFIOS COTIDIANOS. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 57–82, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6863. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)